A cadeia de montanhas Serranía de Hornocal também chamada de Cerro de los Catorce Colores é uma das principais atrações turísticas da Quebrada de Humahuaca, um vale que se estende de Purmamarca até o povoado de Humahuaca. Aliás, essas montanhas que apresentam variações de cores estão localizadas em Humahuaca, na província de Jujuy, um pedaço do norte da Argentina.
Jujuy assim como a sua vizinha Salta (que também merece uma visita) é formada por pueblos que podem ser definidos como pitorescos. Algumas pessoas têm a impressão de que saíram da Argentina e estão na Bolívia quando percebem o contraste com Buenos Aires, por exemplo. Que tal conhecer mais sobre a Serranía de Hornocal inclusive como fazer para chegar lá?
Serranía de Hornocal: A Cadeia Montanhosa das 14 Cores
A formação montanhosa está localizada há 25 km do povoado de Humahuaca, na província de Jujuy. No ano de 2003 a Serranía de Hornocal foi declarada como sendo Patrimônio da Humanidade tanto por suas características coloridas como pela história que possui tendo sido o ponto de travessia de caravanas incas.
As famosas 14 cores são distribuídas horizontalmente pelas montanhas ao longo do cerro. Uma curiosidade é que essas cores tem sua origem datada em mais de 115 milhões de anos, embora uma parte seja mais recente datando de uns 40 milhões de anos. Suas montanhas chegam a uma altitude de 4.761 metros acima do nível do mar.
Humahuaca
Esse pequeno ‘pueblo’ no norte argentino está situado na província de Jujuy, uma área que mantêm características de povoado indígena e cujas tradições parecem com aquelas do país vizinho, a Bolívia, com mulheres usando roupas coloridas, longas tranças e chapéus amplos.
O povoado fica ao norte de Pumamarca e Tilcara e se destaca pela sua torre de igreja que pode ser vista da praça principal com um relógio que ao tocar às 12 horas abre uma porta pela qual sai a figura de São Francisco Solano fazendo o sinal da cruz (vale a pena conferir e tirar fotos).
Como Chegar a Serranía de Hornocal
Há vários ônibus que partem de Jujuy (capital), Tilcara e Pumamarca para o povoado de Humahuaca. O valor médio de uma passagem entre Tilcara (o ponto preferido pelos turistas para estabelecer sua base de viagem pelo norte argentino) até o pequeno povoado é de cerca de R$ 7,50. Também têm ônibus partindo de La Quiaca e Abra Pampa, Bolívia, para Humahuaca.
Estando no povoado é interessante ter um veículo para se deslocar até o mirante de Serranía de Hornocal que está há 25 km do pueblo. Se você estiver sem carro próprio pode pegar um remiss compartilhado que nada mais é do que um tipo de táxi. Para isso vá até a Asociación de Transportes al Hornocal e diga que deseja ir até a Serranía, os próprios motoristas reúnem os passageiros para dividir os carros.
O preço médio para um remiss compartilhado entre 4 pessoas é de R$ 41,00 por pessoa, ida e volta, mas é claro que pode variar. Geralmente os turistas podem permanecer no local por um período entre 40 minutos e 1 hora. Uma dica é que se desejar você pode se hospedar em Tilcara que fica no meio do Vale do Rio Grande e tirar um dia para conhecer a Serranía de Hornocal.