Calma e com um jeitão de interior, Salta tem um visual que deixa qualquer um impressionado. La linda como também é chamada, a cidade possui um tamanho médio, e com uma quantidade de habitantes que se aproxima de 600.000. Abaixo, nós citamos alguns pontos turísticos e um roteiro para quem quer passar o réveillon na cidade.
1º: Praça Nove de Julho – em Salta
Essa praça se localiza no coração da cidade e é uma característica marcante do local. A praça é um local ótimo para fazer um passeio e tirar várias fotos. Á sua volta, estão a Catedral de Salta e o Cabildo, dois locais importantíssimos que o turista não pode deixar de visitar.
O Cabildo que, durante a colonização, era onde se localizava a prefeitura municipal, sem sombra de dúvidas é um local maravilhoso, famoso por sua arquitetura fantástica. Tendo sido construído no século XVIX, a Catedral de Salta é responsável por manter guardados os restos mortais cremados do General San Martin Miguel de Guemes, figura heroica na independência daquele país. Em função disso, é uma igreja das mais importantes da América latina.
Museu de Arqueologia Alta Montaña
Que também se localiza na praça, esse museu é outro ponto que o visitante não pode deixar de visitar, visto que tem uma enorme importância em termos de cultura. Sem contar que um passeio muito interessante. Nesse museu, estão guardados vários tesouros provenientes da colonização Inca como, por exemplo, as crianças incas mumificadas depois de serem sacrificadas. A entrada no museu custa em torno de $80.
Parque San Martin
Este parque está na parte central da cidade, fica distante da Praça 9 de Julho cerca de 300 metros. Dono de uma enorme área verde, conta com um belo lago com pedalinhos, nos quais a pessoa pode se divertir; tem também vários bancos onde o visitante pode aproveitar para descansar. E, caso seja um dia de domingo, é possível encontrar maravilhosas lembranças da cidade de Salta e artesanato do local, que são vendidos na feira de artesanato que acontece todos os domingos.
Teleférico
O teleférico de Salta fica perto da Praça San Martin, que é seu ponto de partida. Ele vai até o morro mais elevado da cidade, conhecido como Cerro San Martin, do qual se tem uma visão extraordinária da região. Fora isso, lá no alto também tem lanchonetes, jardins, monumentos e lojas de lembranças. Se o visitante quiser, pode fazer a subida até o morro de carro ou até mesmo a pé. Mas, com certeza, a maneira mais emocionante e proveitosa é de teleférico. Somando a subida com a descida, o passeio fica em torno de $110.
Tren a Las Nubes
O Tren a Las Nubes é um passeio obrigatório para o turista. Traduzindo, esse Trem das Nuvens, é ideal para o turismo, pois ele faz um percurso de 200 km, passando pelas Cordilheiras dos Andes, em meio a belíssimas paisagens, que vão de morros cobertos de verdes a desertos. A trajetória do trem começa na cidade de Salta, e termina no Viaduto La Polvorilla.
Esse trem está entre os três com maior altitude em todo o mundo, o que permite aos passageiros, em determinados trechos, a possibilidade de visualizar nuvens sob o trem. Com a velocidade de, no máximo, 35 km/h, o trem é ideal para apreciar e fotografar a paisagem.
No decorrer do percurso, o turista poderá usufruir de filmes, restaurantes, música ambiente e comissários. E ainda entre duas opções para fazer esse passeio: uma é fazer o trajeto todo de trem, que custa $ 1.590. Porém, o visitante terá que ir até San Antonio de Los Cobres por sua conta e risco. A outra opção é combinar um pacote de excursão, com saída da cidade de Salta.
E, quando chegar à outra etapa do passeio, pegar um ônibus. Essa opção vai custar $ 2.570. É a alternativa mais vantajosa, pois o percurso é maior e a pessoa pode parar em uma vila charmosíssima para conhecer, e também ir em uma feira onde são vendidos artesanatos, para comprar lembrancinhas.
Cidade de Cafayate
Cafayate fica a 180 km da cidade de Salta, pequena e tranquila, possui somente doze mil habitantes. É produtora de vinhos, e ela é a 2ª melhor na atividade, perdendo apenas para Mendoza. Destaca-se pela produção do vinho branco, proveniente da Torrontés, tipo de uva apreciado no mundo todo. Cafayate é dona de um ambiente acolhedor e aconchegante, sua parte central é farta de restaurantes maravilhosos, vinotecas e artesanato local.
Quebradas das Conchas
Quebrada das conchas é uma reserva natural, com várias formações rochosas com aspecto de uma paisagem de cor avermelhada. Fica em torno de uns 90 km distante do centro da cidade de Salta e para visitar o local, a pessoa terá que fazer uso da rota 68, que faz parte do ranking das mais lindas estradas existentes no mundo. Essa reserva é um capricho da natureza que fez um paredão de pedra imenso, que possui uma forma teatral e uma acústica fantástica com várias figuras formadas na parede. Como é caminho para Cafayate, as pessoas que estão de visita na Quebrada, costumeiramente seguem para a vila de Cafayate. Esse passeio custa em torno de $ 210.
Peñas na Cidade de Salta
Embora seja pequena, a cidade de Salta tem um ambiente noturno bem frenético. Aos finais de semana, é costume as pessoas se deslocarem em direção ao centro, com um destino em comum, as Peñas, que são bares onde acontecem apresentações de bandas e cantores locais. As pessoas frequentam diversos lugares, uns mais tranquilos, outros mais badalados, onde há shows de Tango.
Dicas
Se você ainda não se decidiu, saiba que vale sim a pena passar o réveillon em Salta Argentina. Use o celular para procurar um endereço, pesquisar horário de funcionamento dos locais de visita, saber da previsão do tempo para fazer planejamento dos seus passeios. E, é claro, tirar e mandar para os parentes aquelas fotos maravilhosas do passeio. No mais, aproveite e boa viagem!