Para Que Serve o Ministério do Turismo?

Criado em janeiro de 2003, o Ministério do Turismo, tem como principal função estimular e desenvolver atividades relacionadas ao fomento do turismo no Brasil. O Ministério Público, por sua vez fiscaliza essas ações para identificar se os cidadãos e as cidades estão se beneficiando realmente do turismo.

É da alçada desse ministério o desenvolvimento de atividades que não somente atraiam o turismo como contribuam para melhorias nos contextos urbanos das cidades e políticas públicas. As cidades devem se sentir realmente beneficiadas pelo aumento do turismo em seu território, essa deve ser uma atividade que ajude a alavancar os ganhos locais.

Principais Desafios do Ministério do Turismo

Quando foi criado esse Ministério recebeu a incumbência de resolver uma série de questões dentre as quais estão a geração de mais de 1 milhão de empregos nessa área e o aumento da movimentação financeira do turismo em nosso país, considerando tanto os turistas domésticos quanto aqueles vindos de outros países.

Estratégias do Ministério do Turismo

Dentre as principais estratégias adotadas pelo Ministério do Turismo para alavancar o número de turistas em território nacional estão à criação de um plano de marketing a nível internacional e um plano interno para divulgar as maravilhas do país para os brasileiros.

O ministério tem atuado ainda em prol do desenvolvimento de relações mais estreitas entre as operadoras de viagem e os agentes dos países de onde vêm os turistas. Outras prioridades desse ministério são estimular o aumento da qualificação dos profissionais de turismo e iniciar uma forte campanha para combater o turismo sexual.

Desenvolvimento do Turismo Como Atividade Econômica

Cabe ao Ministério do Turismo desenvolver essa atividade como um meio de ganho financeiro sustentável e relevante para diferentes municípios brasileiros estimulando a criação de novos postos de trabalho e aumentando a inclusão social. Para melhorar a comunicação entre os Estados da nação e a iniciativa privada foi criado o Conselho Nacional de Turismo.

Conselho Nacional de Turismo

Conselho Nacional de Turismo

O ministério ainda conta com uma Consultoria Jurídica que tem como principal função assessorar as atividades ministeriais no tocante ao universo jurídico. O Gabinete do Ministro atua na assistência do Ministro de Estado realizando a sua representação política e social. Também para prestar auxílio a esse ministério há a Secretaria Executiva que determina diretrizes e políticas em âmbito nacional.

EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo)

EMBRATUR

EMBRATUR

O Ministério do Turismo possui uma autarquia especial denominada EMBRATUR cujas atividades se relacionam a ações de marketing e promoção de destinos e serviços turísticos do Brasil para o exterior. Cabe a esse braço do ministério ajudar no desenvolvimento social e econômico do Brasil através do aumento do fluxo de turismo em território nacional. Em 2003 foi determinado que o EMBRATUR tem atuação exclusiva para o mercado internacional.

Turismo: Atividade de Impacto Econômico

O turismo é uma atividade econômica de grande impacto que pode transformar a realidade de municípios de todos os portes. O incentivo do turismo ajuda a desenvolver o comércio local e a fazer com que o fluxo de dinheiro aumente consideravelmente. Pode ser uma maneira bastante prática de melhorar as condições de vida de populações de diferentes localizações.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *