Quais São as Características do Turismo?

No post de hoje, vamos falar sobre as principais características do turismo. Para você que gosta de viajar, fique atento e veja como essa atividade pode ser ainda mais interessante, e envolver mais aspectos do que a gente imagina.

  • Principais características do turismo: impossibilidade de estocagem, bem intangível, sazonalidade/inconsistência, produção/consumo simultaneamente, imprevisibilidade, e que não tem a possibilidade de garantir a total satisfação do consumidor. O turismo é uma atividade criada, e se torna algo que vai além de um produto. É a própria experiência do cliente. A atividade de turismo é criada no exato momento em que o turista a consome.
  • De acordo com a OMT (Organização Mundial do Turismo), o turismo consiste em uma atividade que envolve o deslocamento das pessoas para áreas afastadas daquelas que lhes são habituais, como do trabalho e da residência. E essas atividades não devem configurar um deslocamento em prazo superior a 365 dias, e nem inferior a 1 dia. Também não deve consistir na realização de uma atividade econômica, além de também não poder configurar um deslocamento permanente.
  • Conforme a OMT, o turismo pode ser dividido em 3 categorias: receptivo, doméstico e emissivo.

1 – Turismo receptivo: por exemplo, quando brasileiros viajam para a França.

2 – Turismo doméstico: quando os brasileiros viajam dentro do seu país. Por exemplo: quando um brasileiro resolve conhecer outras localidades do Brasil.

3 – Turismo emissivo: quando franceses visitam o Brasil, por exemplo.

  • Quanto aos segmentos do mercado de turismo, esses classificam-se de acordo com alguns fatores, como hospedagem, meios de transporte, classe social, crenças religiosas, faixa etária, termos geográficos e motivação para a viagem. E podem ser divididos em turismo de lazer, de negócios, de eventos, desportivo, religioso, de aventura, pedagógico, de saúde (tanto para a prevenção de doenças, quanto para a cura), ecológico, dentre outros.
  • Considera-se como turista toda pessoa que viaja de forma voluntária, por um tempo igual ou maior do que 24 horas, e menor que 365 dias (1 ano), para um local que seja diferente do que lhe é habitual, sem que haja motivação econômica, ou seja, de obter lucro.
  • O guia turístico é todo livro, folheto, revista, meio digital ou impresso onde hajam informações a respeito de destinos turísticos que se pretende conhecer. Já o guia de turismo é o profissional da área, que tem como objetivo apresentar os locais, orientar e conduzir os visitantes até os pontos turísticos.
  • O excursionista é caracterizado como todos os viajantes que ficam menos de 24 horas ausentes do seu local de trabalho ou residência, que tenha como objetivo a recreação, assuntos familiares, a prática de esportes, uma peregrinação religiosa e etc., desde que não haja uma pernoite.

• Hoje em dia, alguns dos maiores prejuízos que o turismo tem causado são: depredação de monumentos e de áreas históricas; desmatamento; características naturais desaparecendo em virtude do excesso de exploração, excesso de lixo e de barulho, levando também à redução das características naturais dos ambientes; muitos prejuízos a sítios arqueológicos e históricos; bastante poluição em rios e cachoeiras; deterioração de ecossistemas frágeis; o crescimento de forma desordenada, dentre outros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *