O Que É Certificado Cadastur? Para Que Serve?

Primeiramente vamos esclarecer do que se trata a sigla Cadastur, por extenso essa sigla significa Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, mas muitas pessoas abreviam mais ainda esse termo, falando apenas Mtur, portanto, se ouvir apenas esse termo curtinho saiba que significa a mesma coisa, é só uma outra maneira de falar.

O Cadastur foi criado há alguns anos trás, mais especificamente no ano de 2008 e ele tem a finalidade principal de orientar os turistas e viajantes, quanto à qualidade dos serviços prestados, independente do estabelecimento que os esteja prestando, seja ele no ramo da hotelaria, seja no ramo de agencia de turismo ou ainda outros prestadores de serviço.

Uma empresa para ganhar o certificado Cadastur tem que atender a alguns critérios especificados pelo governo, ou seja, pelo Ministério do Turismo, não é qualquer pessoa que pode receber essa certificação, os prestadores de serviço têm que provar e mostrar que atendem a um requisito mínimo de qualidade, estabelecido por lei.

Há alguns ramos do trabalho com o turismo, que hoje tem obrigatoriedade de ter esse certificado em questão, os empreendimentos que tem que ter são os famosos acampamentos turísticos, as agencias turísticas em geral, as empresas que organizam eventos, os locais de hospedagens, os parques temáticos de todos os tipos, as transportadoras de turismo sejam as grandes ou as pequenas e os guias de turismo sejam eles vinculados a alguma empresa ou guias independentes. A lei que determina isso é a lei de número 11771, que foi oficializada no dia 17 de setembro do ano de 2008.

Para Que Serve Esse Certificado?

Diante dessas especificações fica claro que para conseguir um certificado, a empresa tem que ter um serviço de qualidade, portanto, a partir da obtenção do Cadastur ela se torna uma empresa confiável para o consumidor. Esse modelo ajuda principalmente turistas que vem de lugares distantes e que não conhecem determinada região, através do Cadastur é possível que eles tenham certeza da idoneidade do serviço o qual estão contratando.

Isso facilita a vida do turista, que por sua vez sabe aonde está colocando o seu dinheiro, assim como também facilita a vida das empresas, pois elas receberam mais pessoas, já que podem demonstrar que são empreendimentos de qualidade e confiáveis, mesmo a distância.

Exemplo de um Certificado Cadastur

Exemplo de um Certificado Cadastur

O Cadastur inclui tanto pessoas físicas, quanto pessoas jurídicas, uma vez que alguém recebe o certificado, essa pessoa ou estabelecimento passa a ser constantemente fiscalizado, isso para que ocorra a verificação de que não diminuiu ou perdeu pontos em relação a qualidade dos seus serviços, essa fiscalização acontece devido a parcerias que o Ministério do Turismo faz com alguns órgãos locais das cidades e estados.

Consultas

Consultas Cadastur

Consultas Cadastur

Uma pergunta que pode surgir no meio desta questão é como consultar quais prestadores de serviço tem certificados Cadastur válidos ou não, a resposta por sua vez é bem simples, pelo próprio site do Ministério do Turismo você pode fazer essa consulta. Para chegar até a página certa, basta fazer uma consulta rápida em um buscador de internet, como o google e colocar as palavras Certificado Cadastur Ministério do Turismo.

Para chegar até o local da consulta mais rapidamente deixaremos também o link direto aqui para vocês, ele é https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/sou-turista/inicio, quando abrir a página, basta você preencher os campos necessários, tal como cidade que deseja, etc., e pronto poderá ser realizada a sua consulta.

Lembre-se que não vale ter o certificado, ele tem de ser válido, afinal o Cadastur não é válido para sempre, se a empresa não manter a sua qualidade de atendimento ou de serviços, ela consequentemente perderá o seu certificado.

Uma dica também para quem vai viajar para alguma região do Brasil, a qual nunca esteve e onde não conhece ninguém é ver na internet, em alguns sites de hospedagens ou alguns sites sobre viagens, procure principalmente comentários específicos sobre os estabelecimentos em que você está pensando em fechar negócio, para saber como foram recebidos os outros clientes, se eles gostaram, entre outros pontos importantes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *