Quais São Os Estados Brasileiros Mais Desenvolvidos?

Essa pergunta é altamente capciosa, uma vez que são diversas as áreas que podemos indicar de desenvolvimento, por exemplo, essa pergunta se refere à desenvolvimento urbano, desenvolvimento social, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, desenvolvimento cultural, desenvolvimento artístico, desenvolvimento do turismo ou ainda algum outro tipo de desenvolvimento?

Para cada uma dessas perguntas podemos indicar uma diferente resposta, não entanto, toda resposta indicada será altamente carregada de opinião pessoal e vivencia individual, é difícil se basear completamente nos dados e usar apenas a racionalidade em uma resposta para uma pergunta como essa, no entanto, vamos tentar responder essa questão em alguns aspectos diferentes, com menos parcialidade quanto for possível.

Todo o Brasil, de Norte a Sul e de Leste à Oeste é um país muito rico, não tanto de riqueza financeira, mas de riqueza cultural e no quesito beleza, é bem difícil escolher uma localidade para exaltar, sendo que todo o nosso país merece uma igual exaltação, são tantas misturas, cores, sabores, que fica bem, mais bem difícil escolher.

Desenvolvimento Econômico

No quesito de desenvolvimento econômico talvez a grande maioria esmagadora de pessoas escolha dizer que São Paulo com certeza merece um destaque, isso porque apesar de não ser a capital do país, tem muitos dos principais centros empresariais do nosso Brasil, tal como a própria região da grande São Paulo, que conta com a cidade de Guarulhos, o grande ABC paulista, que corresponde às cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano, assim como outras cidades satélites da região metropolitana.

Em seguida temos a grande região de Campinas e todas as cidades que a cercam, onde estão as sedes de muitas empresas do estado, assim como também as filiais de muitas industrias multinacionais. Há também a região de São José dos Campos, no Vale do Paraíba Paulista, que é uma região altamente desenvolvida e industrializada, a qual conta com as cidades de Jacareí, Taubaté, entre outras, onde estão presentes também muitas industrias e escritórios multinacionais.

Diante de tudo isso é muito válido dizer que o estado de São Paulo talvez seja o estado de maior circulação econômica e financeira de todo o Brasil, uma vez que citamos apenas algumas cidades e regiões, mas há muitas mais distribuídas ao longo de todo o estado, assim como há muito mais industrias, empresas e negócios acontecendo em todo o território do estado de São Paulo.

Vale também dizer que o desenvolvimento econômico não se restringe à São Paulo, há outras grandes e desenvolvidas cidades no nosso país, muitas delas inclusive, tal como Rio de Janeiro, Recife, Manaus, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Cuiabá, etc. Cada uma tem o seu espaço e sua participação na economia desse nosso grande e lindo país.

Desenvolvimento Cultural

No quesito desenvolvimento cultural, já é um pouco mais difícil citar apenas uma localidade, isso porque são tantas, mas tantas expressões de arte e expressões do povo no nosso país, como escolher a região mais desenvolvida em relação a isso? Temos Minas Gerais e seu costume caipira, sua comida maravilhosa, Minas Gerais e suas cidades antigas, a hospitalidade de seu povo e acima de tudo a sua cultura fortíssima.

Temos a Bahia e o seu famoso gingado, as suas comidas deliciosas com sabores bem fortes, a sua comida colorida, a tradição das baianas, a tradição do Olodum, os seus grandes poetas e escritores, o seu axé, o seu carnaval de rua, a sua beleza colonial e natural que formam um extraordinário contraste.

Temos a Amazônia e tudo que ela representa para nós e para o mundo inteiro, o famoso pulmão do mundo moderno, a sua exuberância natural, a sua diversidade de fauna e flora, a sua cultural secular indígena, os seus segredos, os seus gigantes rios, o seu povo, a sua cultura popular extremamente diferente da cultura do resto do país e exatamente por isso, extremamente única e especial.

Temos também o mato grosso e seu pantanal, sua fauna riquíssima, a sua flora peculiar e única no mundo, temos os costumes de um povo rico de histórias, temos as suas estonteantes belezas naturais tantas vezes sufocadas pelas intermináveis fazendas, acima de tudo isso temos uma cultura do pantanal mato grossense muito forte.

Temos o Sul do país, onde as culturas se misturam, onde o Brasil recebeu tantos imigrantes, tanta gente, tanta esperança de uma vida nova, todas essas multiculturas que se misturaram e se fundiram em uma, a cultura sulina, a cultura catarinense, a cultura rio-grandense, a cultura paranaense, como escolher uma? Impossível, elas se expandiram e hoje são a própria cultura brasileira e misturada.

Desenvolvimento Turístico

O turismo no Brasil tem crescido exponencialmente nas últimas décadas, principalmente nos últimos anos, por esse motivo é possível afirmar que todos os estados brasileiros evoluíram muito neste quesito, hoje qualquer cidade que se vai tem toda uma estrutura dedicada ao turista, seja ele brasileiro ou de outros países. A grande maioria das acomodações e estabelecimentos voltados para a alimentação já são altamente preparados para receber as pessoas falando em muitas línguas diferentes e esse é apenas um entre tantos exemplos do desenvolvimento do turismo nacional.

No entanto, para o caso de termos de citar algumas localidades especificamente vamos colocar em questão alguns lugares muito procurados e que tenham uma boa recepção ao turista, assim como também lhe ofereça segurança e proteção. O Brasil não é exatamente conhecido por ser um país seguro infelizmente, no entanto há alguns lugares melhores e outros piores.

Os estados do Sul do país normalmente são conhecidos pela sua maior segurança, tal como Paraná, Santa Catarina e o maravilhoso Rio Grande do Sul, além de toda a beleza natural e estrutura que oferecem aos seus visitantes, temos também o Piauí que é visto como um estado considerado mais seguro do que os seus vizinhos, além do Distrito Federal e também o estado de Minas Gerais.

Agora pensando somente no quesito estrutura, deixando a violência de lado, podemos colocar nesta lista o maravilhoso Rio de Janeiro, a nossa estonteante Bahia, o lindo estado do Maranhão, entre outros. Um destaque de beleza no nosso país, vai para Fernando de Noronha, ilha que pertence à Pernambuco, uma ilha limpa, com sistema de plástico zero e de beleza extraordinária.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *