Produção Associada ao Turismo Brasileiro

O Valor do Turismo Brasileiro

Todo o produto que de alguma maneira possa agregar valor a um destino turístico chamamos de produção associada ao turismo. Temos como exemplo desse tipo de produção, os artigos artesanais de cada região, produtos agropecuários ou industriais desde que contenham atributos de determinada região que podem ser naturais ou culturais.

Produtos Agregadores de Valor ao Turismo

Em nosso país temos muito produtos que ao longo dos anos vem cada vez mais agregando valor ao turismo em diversas regiões.

Produtos Agregadores de Valor ao Turismo

Produtos Agregadores de Valor ao Turismo

Temos as garrafinhas de areia do Ceará, as rendas de Florianópolis, em Salvador têm as delicias que somente as baianas são capazes de produzir. No dia 27 de outubro aconteceu em Brasília, no Centro de Convenções, o Seminário da Produção Associada ao Turismo das regiões Norte e Centro-Oeste sendo este evento organizado pelo Ministério do Turismo (MTur) e pelo SEBRAE-DF sendo que o objetivo desse seminário foi discutir a estratégia dos produtos que agregam valor ao turismo.

A Importância das Parcerias

Delfim Costa que é o secretário de turismo do Distrito Federal, presente na abertura do evento deu destaque para a importância dessa iniciativa afirmando que é fundamental ao fortalecimento da cadeia turística os investimentos na produção associada.

A Importância das Parcerias

A Importância das Parcerias

Na realidade é de grande importância as parcerias público privadas para as atividades turísticas. Iniciativas do tipo da produção associada são de grande ajuda como um incremento a mais para o fluxo de turistas como também o é para a valorização dos costumes e da cultura regional.

Objetivos da Iniciativa

O objetivo principal dessa iniciativa é a consolidação da produção associada como estratégia para diversificar a oferta turística e aumentar a competitividade dos destinos para turismo e com isso ir preparando as regiões para os mega eventos que acontecerão no Brasil em 2014 e 2016, ou seja, Copa do Mundo de Futebol e Olimpíadas.

Guia de Produtos Associados ao Turismo

Por ocasião do Seminário houve apresentação referente a atuação do Ministério do Turismo na construção de políticas publicas destinada as valorizar a produção associada.

Guia de Produtos Associados ao Turismo

Guia de Produtos Associados ao Turismo

O Guia de Produtos Associados ao turismo foi destaque na apresentação sendo que foi desenvolvido pelo Ministério do Turismo junto com SEBRAE e Instituto Cultural e Educacional de Paraguaçu. O Guia foi idealizado como forma de dar apoio a promoção e a comercialização de destinos turísticos o que é feito com a identificação e registro dos produtos que tem representação regional e cultural.

Palestras

Muitos foram os palestrantes que se revezaram cada um narrando fatos de sucesso com produtos associados como o caso de um convento em Extrema em Minas Gerais que ao abrir as portas para turistas encontrou no turismo uma alternativa de renda que necessitava. A produção associada tem ainda a possibilidade de melhorar a qualidade de vida dos moradores da região.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *