Alimentos E Viagens: Quais São Os Alimentos Que Pode Se Trazer Do Exterior E Quais Não Se Pode Trazer
Antes de fazer uma viagem bate sempre algumas dúvidas sobre questões básicas de logística e isso é muito normal, tudo pode ser resolvido e planejado com muita, basta procurar a informação nos lugares certos, se planejar e se prevenir com antecedência, dessa forma não haverá problemas ou imprevistos em suas viagens internacionais e tudo acontecerá na mais perfeita paz.
Uma das questões onde surgem mais dúvidas é em relação a parte de transporte de alimentos, o que pode ser levado para outros países e outros continentes e o que por sua vez não pode ser levado, é proibido com perigo inclusive do produto ser confiscado e você inclusive ser questionado, talvez até interrogado do porque está tentando quebrar leis de internacionais para o transporte de alimentos, é a situação pode ser realmente problemática, para evitar isso é melhor ter sempre com você uma lista dos produtos permitidos e proibidos, hoje em dia isso é muito mais fácil, uma vez que você pode levar essas listas na forma digital.
É claro que sempre temos vontade tanto de levar como de trazer produtos diferentes em viagens, mas atente-se as regras, ainda que quebrá-las seja tentador, eu sei que é difícil quando você está lá em outro país, vendo aquele alimento que só vende lá e está doido para trazer para o Brasil, com o intuito de dividir com a mãe, a tia, a avó, mas seja atento, não caia em situações que podem te por em risco e por em risco a sua própria bagagem.
O Que Você Não Pode Levar Ou Trazer Nas Malas De Viagens Internacionais
Começando com aquilo que você não pode fazer, já eliminamos de uma vez tudo aquilo que é proibido, assim você já acaba com as expectativas antes mesmo delas começarem, melhor que sofrer sem ser correspondido, não é mesmo? Pois vamos ao assunto, inicialmente é importante dizer que todos os produtos de origem vegetal e animal que são considerados produtos frescos, são estritamente proibidos de serem transportados entre países, nos casos em que você saindo do Brasil para algum país de primeiro mundo, essa fiscalização se torna ainda maior, muitas vezes até de maneira paranoica, uma vez que para eles produtos produzidos nos países de terceiro mundo são de alto risco.
Essa situação acontece e é um consenso adotado por todas as nações a fim de evitar a propagação de doenças, pragas, vírus, bactérias que possam ter nesses alimentos, dessa forma se diminui a possibilidade de transferência de doenças de um país para o outro e evitasse que grandes epidemias aconteçam, aliás é uma medida bem sensata, uma vez que ninguém quer levar e nem trazer nenhuma doença para o seu destino, certo? A seguir vamos dar uma lista com mais detalhes e com nomes especificados dos alimentos que são PROIBIDOS de serem transportados entres as nações.
- Carnes de qualquer tipo, seja ela in natura, congelada, sim seria um pouco improvável fazer isso, mas vale lembrar e ressaltar que os alimentos e carnes do tipo embutidos também são proibidos de serem transportados, tal como o presunto, os pescados, etc.
- Leites e todos os seus derivados, de todos os tipos também são proibidos, isso inclui os queijos infelizmente, os doces de leite, os iogurtes, as manteigas, geralmente eles precisam de uma autorização de algum órgão como o Ministério da Agricultura.
- Ovos e alimentos que não tenham passado por nenhum processamento também são proibidos.
- Vegetais e frutas de todos os tipos também são proibidas, uma vez que podem causar riscos as plantações do pais e aos seus habitantes.
- Mel, ceras em geral e também a própolis é proibido.
- Mudas, sementes, plantas em geral, seja de qual categoria ela for.
- Madeira e terra (solo) também é proibido.
- Animais, insetos, moluscos, tudo isso é proibido, a menos que seja concedida uma autorização de entrada por um órgão superior.
- Comidas e produtos servidos dentro dos aviões também não podem passar da imigração, uma vez que podem se deteriorar se não comidos no Brasil, podendo a vir ocasionar problemas para as companhias aéreas.
- Produtos como agrotóxicos e produtos animais, como vitaminas, remédio, soros e vacinas não podem entrar.
- Sêmen humano ou de animal também são proibidos.
O Que Você Pode Levar Ou Trazer Nas Malas De Viagens Internacionais
Agora vamos a parte que mais nos interessa, a parte que mais nos agrada, que é de fato o que podemos sim trazer de uma viagem internacional e então finalmente dividir com a mãe, a tia, a vó, os cachorros, com todo mundo. A seguir vamos citar cada um dos itens permitidos e as suas especificações.
- O famoso café pode sim ser levado na mala, mas atente-se não se pode levar o grão de café, ou a muda de café, mas sim ele próprio embalado, seja solúvel, seja torrado, ou seja, o café moído.
- Os deliciosos azeites também estão liberados.
- Os chocolates estão liberados também, ainda que sua produção utilize o leite, esse é um produto que não há proibição, ainda bem não é mesmo?
- Produtos de origem vegetal podem entrar sim no nosso país, mas desde que eles sejam industrializados, embalados a vácuo, embalados com conservantes, em método de salmoura ou ainda enlatados.
- Erva mate industrializada ou embalada também é permitido.
- Féculas podem entrar no Brasil, desde que sejam embaladas.
- Glicose ou açúcar embalado e lacrado também pode.
- Pasta de cacau é permitido.
- Vinhos, os famosos vinhos, sim eles podem ser trazidos ao país de uma viagem internacional, mas há limites, são permitidos no máximo 12 embalagens da mesma marca, mas se você quiser diversificar nas marcas dos vinhos, você pode trazer ao Brasil até 18 garrafas.
- Bebidas alcoólicas em geral, o limite para outras bebidas é de 12 litros, atente-se aqui a fiscalização é feita por litro e não por unidade de garrafa.
Bom agora que você já sabe um pouco mais sobre o que pode ou o que não pode, você pode planejar a sua viagem com muito mais propriedade e separar a sua grana para gastar com as coisas que você realmente irá poder trazer para casa.