Passaporte Diplomático Usado para Fazer Turismo

Fazer uso indevido dos benefícios e das mordomias que os cargos públicos proporcionam não é mais novidade quando se trata de políticos brasileiros. Agora é a vez dos deputados que estão fazendo uso da regra para emissão de passaportes diplomáticos não para viagens relacionadas ao cargo que ocupa, mas para fazer turismo. O pior em tudo isso é que não se trata apenas do uso desses passaportes por parte dos deputados, mas especialmente por parentes desses que literalmente estão fazendo uso destes passaportes pára fazer turismo e conhecer o mundo.

Vistos Tem Motivação Turística

Os passaportes diplomáticos são solicitados pela Câmara dos Deputados ao Itamaraty e de acordo com a secretaria da Câmara que é responsável por esta tarefa, entre o mês de fevereiro de 2009 e o dia 7 de janeiro deste ano, pelo menos dois terços dos passaportes especiais solicitados não foram para os deputados, mas sim para esposas, maridos e filhos de parlamentares e com motivação turística foram em torno de 87% do total de passaportes especiais emitidos.

vistos tem motivação turística

vistos tem motivação turística

Agora o estado teve conhecimento dos ofícios que tratam da emissão destes passaportes e de vistos que durante os dois últimos anos passaram pelo órgão. A verdade é que mesmo neste momento de recesso parlamentar os destinos são dos mais variados possíveis como: Lãs Vegas, Miami, Nova York, Dubai, Vancouver, Atlanta, Buenos Aires, Japão e Austrália entre muitos outros destinos.

Documento Trás Privilégios

Também aproveitam viajando com passaporte especial os filhos de deputados que vão passar períodos de estudos no exterior. Quem porta este documento recebe privilégios no atendimento em aeroportos como dispensa da fila com atendimento especial, prioridade com as bagagens e em alguns países é inclusive dispensado do visto.

documento tras privilegios

documento tras privilegios

Nestes dois últimos anos a Segunda Secretaria solicitou 662 vistos para viagens de deputados e parentes destes que possuem o passaporte especial sendo que desse total, 577 tiveram motivação turística e apenas 69 cumpriram missão oficial e de trabalho. Esses números são na verdade uma dura realidade que mais uma vez denota o abuso por parte desses parlamentares que abusam dos direitos que o cargo lhe proporciona.

Balanço da Câmara

O balanço é parcial uma vez que se refere apenas aos dois últimos anos e de acordo com os dados desse foram emitidos 360 passaportes diplomáticos nos dois últimos anos sem do que destes, pelo menos 110 passaportes foram para conjugues e 125 para filhos de parlamentares.

balanço da camara

balanço da camara

Já no final do ano passado foram muitos os pedidos de passaportes especiais por parte dos parlamentares, em geral para eles, as esposas e filhos sendo que a maioria destes foi solicitada para o período de recesso parlamentar deste ano e para cidades como Miami ou Las Vegas, famosa por seus cassinos. No Ministério das Relações Exteriores existem setores que defendem a extinção desse documento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *