O que Precisa para Viajar de um País para o Outro?

Fazer uma viagem, para qualquer lugar, exige uma preparação. Você sempre vai precisar fazer listas, preparar documentos, roupas, etc. Deve pensar em tudo, em hospedagem, transporte, alimentação. Esses são os básicos, mas você deverá também penar em tudo relacionando com o dinheiro que você tem disponível para a viagem, como também o tempo e, principalmente, seu objetivo – está viajando a trabalho ou a passeio? Fazer uma viagem para outro país exige uma preparação mais detalhada ainda.

Neste artigo iremos falar sobre todo o planejamento para uma viagem para outro país. Desde a preparação da bagagem, como também os documentos e tudo que precisa para não ter problemas com o embarque e o desembarque. A documentação é variável de país para país, por isso de qualquer forma você deve pesquisar especificamente o que o país exige que você leve para que possa viajar para ele.

Passaporte, Visto, Vacinas e Seguro Saúde

Apenas para alguns países, aqui na América do Sul, o passaporte é um documento exigido para viagens internacionais. Ele comprova a identidade da pessoa e também sua nacionalidade, por isso é preciso que a solicitação seja feita com antecedência à data da viagem, para não ter problemas.

O visto não é sinônimo do passaporte. Ter o passaporte não significa que você poderá entrar em qualquer país. É preciso conseguir uma autorização. Essa autorização é o visto. Ele varia de acordo com o tipo de viagem que você irá fazer e para qual país você vai. O visto tem data de validade. Pesquise antes e tente-o com antecedência.

Passaporte

Passaporte

Já o cartão de vacinas, ele varia muito de país para país. Algumas vacinas são obrigatórias para entrar em alguns países e em outros não. O cartão de vacinas, em caso de dúvida, deverá estar atualizado e completo. Procure um posto de saúde e atualiza o cartão logo antes da viagem.

O seguro saúde é obrigatório em alguns países. Sendo assim, muitas agências de viagem já o incluem no pacote. Mas se você vai viajar por conta própria, veja isso com antecedência. Mesmo ele não sendo obrigatório para o país no qual você irá, ele é de extrema importância. Imagine só, você não quer perder dias de viagem e dinheiro extra, correndo atrás de serviços médicos em um país desconhecido, não é?

Tipos de Voos

Tipos de Voos

Tipos de Voos

Você poderá optar, em muitos casos, em comprar voos diretos ou realizar conexões. Para muitos países, a conexão é obrigatória, pois são muito longes. Nos casos em que você tem escolha, normalmente os voos com conexões saem mais baratos. Entretanto você deverá ter cuidado com dois pontos: primeiro, no momento de espera pelo segundo voo é possível que você gaste bastante dinheiro nos aeroportos; segundo, cuidado para não perder a hora do segundo voo.

Pesquise muito bem também em qual companhia aérea você vai viajar. Se ela atende aos seus objetivos. Muitas empresas de viagem dispõem de televisão, netflix, wi-fi, etc. Se sua viagem é longa, você já pode começar a se divertir durante ela..

Bagagem

Primeiramente você deverá se preocupar em reduzir volume de bagagem. Para sua comodidade e também para economizar, já que excesso de bagagem é pago. Defina quantos dias irá passar, leve em conta as atividades planejadas e o clima do local. Defina sua bagagem de acordo com isso. Pense em guardar espaço se pretende fazer compras na viagem. Se for possível, utilize embalagens a vácuo.

Identifique sua bagagem com seus dados para que, ao recolher na esteira, verificar se é mesma a sua bagagem. Acontece muito de confundirem as malas e para trocar pode demorar muitos dias.

Moeda / Cartão de Crédito Internacional

Essa é uma preocupação que deve existir. Vá trocando sua moeda aos poucos, observando a taxa de variação. Troque sua moeda sempre que ela estiver em baixa. Assim, ao chegar no aeroporto você não irá precisar pagar taxas absurdas e caras no câmbio. Estar preparado para os imprevistos envolve um planejamento.

Outra coisa que você deverá ter, para não passar aperto, é um cartão de crédito internacional. Se você já tem um, peça para a operadora liberar um limite que seja compatível com sua viagem. E, avise-os sobre a viagem, caso contrário ele pode ser bloqueado.

Hospedagem

Hospedagem Internacional

Hospedagem Internacional

A hospedagem, claro, também deve ser planejada com antecedência. Preços de diárias de hotéis normalmente vão aumentando de acordo com a aproximação da data. Verifique se o hotel oferece alimentação, como café da manhã, e se vale a pena para você. Normalmente vale muito a pena pagar a taxa de café da manhã, mesmo se ela não estiver no preço da diária. Lembre-se que sair todas as manhãs para tomar café fora vai tomar tempo e dinheiro. Comer no hotel é Buffet livre, na rua não.

Transporte         

O transporte é uma das principais coisas em que se deve planejar antecipadamente à viagem. Você pensa em tudo, mas se esquece do preço que irá gastar para seu deslocamento. Economizar na diária do hotel, nas passagens, em alimentação… e não economizar com transporte, isso acontece muito. Por isso é muito importante que você tenha um roteiro de atividades na viagem. Assim você consegue pesquisar e ver qual é a opção que sai mais barato: pagar ônibus, metrô/trem, usar bicicletas, alugar um carro, usar taxi ou uber, etc.

Transporte Internacional

Transporte Internacional

A opção de andar de transporte público sempre é bem vinda, até porque normalmente ela é a mais barata. Mas normalmente também ela não nos leva a todos os locais turísticos, dependendo de qual país seja. O problema do transporte público também é depender de horário, você não pode escolher a que horas quer ir para os lugares, se esta hora não está no itinerário do transporte público.

Uma boa opção, normalmente é alugar um carro. Para isso, anteriormente, verifique se sua carteira de motorista serve para o país para o qual você vai viajar, se não, terá que conseguir a carteira internacional de habilitação. Para o aluguel do carro, não deixe para a última hora. Você pode reservar pelos sites anteriormente, para não ficar sem carro, além de conseguir o melhor preço.

Alimentação

Além da alimentação no hotel, você deverá pensar também na alimentação na rua. Os restaurantes, principalmente de cidades turísticas, normalmente deixam os menus disponíveis na porta, com os preços. Isso ajuda muito. Mas se isso não está disponível, não há problema algum em solicitar que o garçom explique sobre o cardápio e os preços antes de se sentarem à mesa. De qualquer forma, na internet é possível encontrar os restaurantes para que você já saiba onde ir e o quanto irá gastar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *