O Que Fazer se Perder o Voo

Perder o vôo hoje em dia é bastante comum. Com um trânsito caótico mutante de uma hora para outra é comum as pessoas (mesmo saindo com uma hora de antecipação como é pedido) perderem a hora do avião. O problema é que em muitos casos perde-se também o investimento. O importante é você saber que pode viajar da mesma forma e não vai precisar perder o dinheiro, pois o passageiro mesmo atrasado, possui alguns direitos. Antes de sair desesperado pensando que perdeu totalmente o valor da passagem investido, recomendamos uma boa lida no site das companhias e na hora de comprar uma passagem aérea. Cada uma possui suas próprias regras e multas, mas estar informado vai te ajudar tanto na argumentação como saber seus direitos para negociação.

O Passageiro Que Perder o Voo Pode ir no Próximo Avião

Algumas companhias aéreas deixam o passageiro perder mesmo o valor pago da passagem, mas outras oferecem a recolocação em um voo seguinte, o próximo com poltronas ainda vazias. A este serviço é chamado de remarcação e tem alguns custos. Deve-se pagar a diferença entre a passagem paga originalmente e a nova passagem e a taxa de remarcação, mais o check in que é padrão. Nem todas as companhias aéreas nacionais e nem internacionais oferecem o serviço de remarcação. Este é considerado um luxo, pois o passageiro deixou uma poltrona vaga que poderia ter sido ocupada por uma pessoa com desejo de viajar naquele voo  Por isso a taxa cobrada é uma forma de garantir a organização da empresa. Caso contrário, muitas pessoas não iriam ser pontuais, pois poderiam embarcar no próximo voo com poltronas vazias e seria um caos no aeroporto.

Remarcação do Voo é Padrão

A remarcação de voo existe independente do passageiro perder o vôo ou não. Caso ele deseje viajar em outro dia e horário do marcado anteriormente, poderá pedir a remarcação. Há uma taxa a ser paga que varia bastante. Em caso de passagens promocionais, a taxa de remarcação pode ser mais da metade das passagens pagas, deixando um prejuízo inviável para algumas pessoas. Este serviço é uma forma de garantir não perder o investimento total da viagem e ainda conseguir uma data de volta. Em alguns casos, vale mesmo a pena abrir mão do valor pago porque a taxa fica tão cara que seria melhor comprar uma outra passagem promocional.

Remarcação do Voo é Padrão

Remarcação do Voo é Padrão

Se Você já Sabe Que Pode Perder o Voo, Compre Passagens com Reembolso

O passageiro pode não perder o voo  mas desistir da viagem. Para a companhia aérea isso é mesmo que perder o embarque, pois você não vai estar na hora e local combinados. Se há esta possibilidade, você pode pagar um pouco a mais em sua passagem para ter o reembolso total e não perder o valor investido. Na maior parte dos casos, a companhia reembolsa cerca de 80% do valor da passagem em caso de desistência. É uma boa pedida para passagens aéreas em primeira classe ou para quem desistiu totalmente da viagem, principalmente em passagens internacionais quando o custo é bem alto. Nestes casos você não precisa fazer qualquer esforço: basta telefonar para a companhia aérea e receberá o estorno via conta bancária ou cartão de crédito caso a compra tenha sido feita desta forma.

Se Você já Sabe Que Pode Perder o Voo, Compre Passagens com Reembolso

Se Você já Sabe Que Pode Perder o Voo, Compre Passagens com Reembolso

Para quem deseja comprar o seguro de reembolso, a passagem pode ficar 10% mais cara, mas vai ter o retorno integral. Desistiu de viajar naquele dia e quer o valor  de volta na íntegra, pagando apenas uma multa por quebra de contrato. Por mais que pareça absurdo tal multa, é perfeitamente normal e de acordo com a lei a sua cobrança e por isso não é contestável. A compra de uma passagem aérea é um acordo firmando por ambas as partes e, mesmo sendo um produto, a empresa está no direito de cobrar uma multa pelo “não consumo”. Entenda o lado da empresa: ela deixou um espaço vago para uma pessoa viajar e não foi ocupado. Ela perdeu lucro com a sua passagem que poderia sair pelo dobro do preço no caso de passagens de última hora, compradas no aeroporto. Para evitar tais problemas, ela cobra uma multa para os desistentes, uma forma de manter o compromisso.

Dicas de Como Economizar com Passagens Aéreas

Caso você seja uma pessoa que viaja bastante de avião, sempre é bom ter boas dicas de como comprar passagens aéreas mais baratas e perder o menor valor possível em caso de desistência. Confira algumas:

– Compre sempre antecipadamente. Quanto mais cedo você comprar suas passagens mais baratas elas vão ficar. Com mais de 12 meses de antecipação a passagem pode ficar por menos de 50% se comparado ao valor dos que deixaram a compra para a última hora. É uma boa dica para comprar passagens aéreas internacionais.

– Tenha um cartão de fidelidade da empresa. Se você viaja bastante, tenha um cartão fidelidade que vai te ajudar em muitas horas. Os clientes fieis de empresas áreas como TAM e Gol possuem promoções exclusivas, maior parcelamento e melhor encaixe em vôos em caso de perda. Não se paga nada para ter um cartão fidelidade e você ainda pode economizar uns bons trocados.

– Compre com operadoras de viagens. As operadoras compram mais baratos e possuem muitos descontos porque compra em grande quantidade e podem oferecer um valor mais em conta do que você comprando sozinho, direto com a empresa. Busque agências de viagem e você pode ganhar diversos parcelamentos bem em conta também, as vezes mais vantajosos que comprar com seu cartão fidelidade da empresa.

– Tente não cancelar passagens promocionais. As multas são bem maiores porque esta é uma forma de garantir um voo cheio. Não há remarcação de última hora na maioria das passagens aéreas e há uma série de regras. Leia com bastante atenção e não compre pensando em cancelar depois: a passagem pode ficar mais cara do que você ir de fato na sua viagem.

– Tente chegar uma hora antes do embarque. Algumas empresas tendem a não ser muito bacanas quando se fala em atraso de voo e o passageiro pode ter algumas surpresas. Mesmo estando na fila do check in, é possível ter sua passagem como atraso e você não embarcar. Chegando uma hora antes do programado você evita qualquer argumentação falsa ou dar o direito de sua passagem ser cancelada.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *