O Que Fazer Em Salta Na Argentina? Dicas De Passeios Imperdíveis

Argentina

A Argentina é um dos países da América do Sul que faz fronteira com o Brasil, a fronteira abrange os estados brasileiros de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e o Paraná. É uma das principais economias da região, mesmo com a crise que vem sofrendo nos últimos anos, o que levou a sua moeda ser altamente desvalorizado perante outras moedas importantes do mundo e até mesmo em relação às moedas dos países vizinhos.

A crise argentina levou o desemprego a atingir níveis altíssimos, mas a população ultimamente coloca as suas esperanças em partes em uma nova opção de governo, que parece ser mais favorável a tomar as medidas necessárias para melhorar a vida do povo, é o governo da ex presidente Cristina Kirchner.

No entanto, como o povo argentino sempre valorizou o trabalho duro, antes de qualquer governante, eles acreditam que o que tem mais poder de tirar um país do buraco é a produção do próprio povo, através de muito trabalho, dedicação e estudo. Por aqui torcemos para a recuperação do país vizinho, afinal um país que prospera, é toda uma América do Sul que prospera também. Aqui no Brasil onde o desemprego também atinge níveis grandiosos só podemos torcer pelo melhor para toda a região.

A moeda argentina atualmente equivale a bem menos que um real brasileiro, portanto a crise para os Hermanos, no âmbito dos custos até pode ser vista com bons olhos pelos brasileiros, uma vez que as atrações por lá e os custos de uma possível viagem se tornam bem menores, o que leva aos turistas viajarem mais e com um pouco mais de conforto.

As estradas argentinas costumam ser em geral, muito boas, com ótimas condições e pouquíssimas rotas apresentam o asfalto com buracos, portanto, se seu desejo é ir passear por lá de carro, vá tranquilo. Você pode tanto viajar a partir do Brasil, quanto viajar até uma das cidades argentinas de avião ou ônibus e lá alugar um carro para ir até os pontos que deseja.

A Argentina é um país muito diverso, tanto em paisagens, quanto em tradições, até mesmo nas línguas faladas. O espanhol é a língua oficial do país, mas muitas regiões têm seus próprios dialetos e línguas inclusive já registradas e reconhecidas. Isso acontece de Norte a Sul da Argentina, no Sul há dialetos em que o espanhol é misturado levemente à língua italiana, isso se deu devido a colonização por muitos imigrantes europeus. Já no Norte as principais línguas faladas fluentemente em muitas localidades são as línguas indígenas, isso devido às raízes da região serem de povos indígenas e povos andinos, além disso ali também há muita cultura e descendência inca.

Bandeira da Argentina

Bandeira da Argentina

Há inúmeros pontos turísticos em alta na Argentina atual, desde a cosmopolita Buenos Aires, até a fria região sul, que abrange a Terra do Fogo, as geleiras, a cidade de Ushuaia (famoso fim do mundo), entre outros pontos, até o Norte já mais desértico, árido, quente, de dias muito ensolarados, cujas suas paisagens são repletas de cactos e que conta até com lagoas de sal e um salar que é menor do que o da Bolívia, mas é tão belo quanto. A seguir conheça os principais pontos de uma região ao Norte desse lindo país.

Salta

A cidade de Salta, a famosa cidade que tem nas suas raízes uma história que caminha junto ao grandioso povo Inca, que viveu em uma grande região da América do Sul que se estende até a Argentina, isso há centenas de anos atrás. Os Incas são muito importantes para a história da nossa região, assim como é uma das grandes civilizações que já viveram nesse mundo. Infelizmente foram dizimados de maneira muito bruta pelos europeus, mas principalmente pelos espanhóis quando estes chegaram à nossa querida América.

Teríamos muito mais do que se tem de informação e conhecimento hoje, se tivéssemos preservado à cultura Inca e também outras grandes culturas que viveram nesse mundo e que eram ricas em conhecimento. No entanto, graças ao povo da região, a alguns nativos que conseguiram fugir, à pessoas que moravam nas rotas de peregrinação Inca, algumas das tradições e costumes ainda vivem, de maneira levemente adaptada a cada povo, mas vive, principalmente as suas memórias.

Esse é o caso que acontece na maioria das cidades do Norte da Argentina, principalmente nas cidades menores e na região que rodeia a cidade de Salta. A riqueza cultural dessa cidade é muito grande, mesmo que hoje ela já seja considerada uma cidade grande ela ainda respira cultura e tradição, mesmo que agora também tenha um ar de modernidade e tecnologia. Atualmente a cidade tem por volta de 600 mil habitantes, um pouco mais que isso.

A cidade é mais próxima à fronteira com o vizinho Chile e sua capital Santiago do que com a própria capital do seu país, Buenos Aires e por esse motivo, muitos dos visitantes da região resolvem esticar sua viagem até um pouco mais acima na América do Sul, no entanto fique atento, pois há alguns cuidados fundamentais para quem vai cruzar a fronteira.

Chile e Argentina

Chile e Argentina

Você deve estar com todos os documentos em dia e principalmente se estiver de carro, você deve ter toda a documentação em mãos, se o carro não for seu provavelmente ainda terá que portar uma autorização fornecida pelo dono ou pela agencia de locação, para maiores informações consultar no estabelecimento em que você fizer o aluguel do carro.

É muitíssimo importante também guardar o documento que você recebe quando cruza a fronteira, esse documento é uma espécie de autorização para estar com um carro dentro do Chile, se você perder essa autorização você vai embora, mas seu carro fica retido no país, você só sai quando entregar de volta esse papel. Seja muito cauteloso com esses pormenores, pois eles são muito importantes.

A cidade foi muito influenciada também pelos europeus, principalmente pelos espanhóis que fundaram o local oficialmente no século XVI, por volta de 1580, portanto, a sua arquitetura tem muita influência da arquitetura espanhola e colonial.

Não somente da sua rica história vive Salta, o local conta também com muita beleza natural. Para começar a falar devemos citar que está muito próxima à lindíssima e imponente Cordilheira dos Andes, a segunda maior cadeia de montanhas do mundo, perdendo apenas para o belo Himalaia. As paisagens proporcionadas pelas montanhas dos Andes são incríveis e muito lindas, vocês vão amar.

Atrações Turísticas Da Cidade

A grande, linda e histórica cidade de Salta nos proporciona muitos pontos turísticos, alguns naturais, alguns construídos pelo homem, mas a verdade é que todos valem muito a pena de serem visitados e por esse motivo listamos alguns deles para que vocês possam fazer a sua própria lista de lugares imperdíveis. A seguir estão os pontos imperdíveis:

Reserva Natural Quebrada das Conchas: Essa reserva, esse local de beleza exuberante natural no Norte argentino é realmente de tirar o folego. Essa reserva trata-se de um conjunto de montanhas que fica nos arredores da cidade, cuja aparência lembra em muito a famoso Gran Canyon americano que é mundialmente conhecido.

As montanhas que se vê por lá, tem um formato parecido com grandes paredes rochosas de cor avermelhada, que por milhares de anos foram esculpidas pelos ventos e pelas condições naturais e acabaram por ter o visual que vemos hoje. O lugar é muito conhecido também pela sua acústica quase impecável, que se assemelha à acústica de grandes teatros do mundo. A distância do centro da cidade de Salta até lá é de aproximadamente 90 quilômetros, que podem ser percorridos através de uma via que normalmente apresenta ótimas condições para tráfego, a estrada argentina chamada de rota 68, mas se você não quiser ou não puder ir de carro até lá, há a opção de ir com agências de turismo que organizam e fazem o passeio.

Peñas: O que são essas tais de Peñas, muitos perguntam, eu lhes digo que são apresentações dançantes e quase teatrais que são muito tradicionais da região de Salta, elas acontecem principalmente nos finais de semana nos restaurantes e bares da cidade, mas algumas vezes e em alguns lugares acontecem também durante a semana. Vale muito a pena assistir uma dessas apresentações para se conhecer um pouco mais das tradições locais. Além disso, vale ressaltar que a vida noturna de Salta lhe oferece muitas opções e é quase imperdível conhece-la ao menos um pouco.

Peñas

Peñas

Tren a las Nubens: Ou em português, trem das nuvens. Esse passeio é dentro de um trem, mas não qualquer trem, é um trem para passageiro nenhum colocar defeito. Ele faz uma viagem espetacular que vai até um lugar chamado de Viaduto La Polvorilla que está a nada menos do que 4200 metros de altitude em relação ao nível do mar. Considerando que a cidade de Salta não é das mais altas da região andina e possui cerca de 1200 metros de altitude, pense na altura e na diversidade de paisagens, as quais esse trem percorre.

A todo momento você vai se deslumbrar com a beleza exuberante e diferenciada que o percurso lhe oferece. Literalmente há visuais para todos os gostos, desde paisagens e montanhas cobertas por verde, muito verde mesmo, até paisagens desérticas, tudo isso passando em grande parte em meio à Cordilheira dos Andes. Como já dito antes, sua altitude final ultrapassa os 4 mil metros, portanto, esse trem entra no top 3 de trens mais altos de todo o planeta, não é para qualquer um não é mesmo?

Outra curiosidade é que em alguns dias inclusive esse trem anda acima das nuvens, isso mesmo, acima delas, devido à grande altitude de seu percurso, em alguns momentos parece que você está andando literalmente nas nuvens.

Tren a las Nubens

Tren a las Nubens

Uma vantagem é que a velocidade com que o trem anda é muito pequena, são apenas 35 quilômetros por hora e por esse motivo é possível aos passageiros tirar quantas fotos quiserem, já que ele anda bem devagar para um trem dos dias de hoje. Vale muito a experiência de vivenciar um tempo neste magnifico trem, que ainda por cima conta com muitas atrações aos turistas, quase sempre há apresentações músicas, ele conta com um restaurante, você também pode ver filmes e durante o passeio é sempre muito bem atendido por todos os funcionários e comissários de bordo.

Há duas opções de passeios, os que você faz todo o trajeto a bordo deste charmoso trem, mas ao fim da viagem você deverá dar um jeito de ir sem trem até uma cidade próxima, que é San Antonio de Los Cobres, ou então você pode fechar o passeio com uma agencia, isso sai por volta do dobro do preço, mas você não terá que fazer nada por conta própria. Para nós no Brasil, com a cotação atual da moeda argentina, ambas as opções saem por menos de 200 reais cada uma delas. Vale ressaltar que na viagem com o auxílio da agencia você ainda faz outras paradas e ele se torna mais longo.

Praça 9 de Julho: Essa praça tem consigo um grande valor histórico para a região, para a cidade e para a Argentina como um todo, pois tem importantes monumentos históricos e também de muita beleza arquitetônica, os principais são o tal do Cabildo e também a catedral da cidade de Salta.

A grande importância e mistério ao redor da catedral que está localizada ali é que as cinzas de um dos mais importantes generais que já viveram na Argentina está ali, é o general San Martin Miguel, que lutou arduamente pela independência do seu país e do seu povo em relação aos espanhóis, foi construída já no século XIX e é de uma incrível beleza.

Quanto ao Cabildo, esse lugar se trata de uma das sedes do poder público e do poder como um todo da cidade, foi de grande importância principalmente na época em que a Argentina ainda era uma colônia, além disso é um antigo prédio muitíssimo bonito.

Outro ponto que merece destaque nesta mesma praça, é o museu conhecido por Museo de Arqueologia Alta Montaña, ele é uma bela construção e além disso, tem peças dentro deste espaço cultural que tem uma inestimável importância histórica, como peças de importância chave para a civilização Inca, inclusive múmias preservadas, é um lugar imperdível, que pode agregar em muito na sua carga cultural.

Cafayate: A cidade de Salta não é somente a cidade em si, ela tem várias atrações nos seus arredores e nas suas cidades vizinhas, tem muitas montanhas de beleza surreal, tem a cordilheira dos Andes, tem cidades famosas como Cafayate e suas deliciosas uvas e maravilhosos vinhos de produção local, Cafayate além de tudo possui paisagens belíssimas também. Neste caso o púnico problema são os quase 200 quilômetros para chegar até lá, mais especificamente 180 quilômetros, mas se estiver disposto vale a pena, mas uma vez lhes digo que há muitas agencias que realizam esse passeio, mas ele sai mais caro é claro.

Purmamarca: Esta linda cidade também está localizada muito próxima a Salta, é uma cidade que transborda cultura e história, e isso inclusive pode ser visto a partir do primeiro momento, do primeiro olhar, quando vemos suas construções peculiares e típicas. No entanto, essa cidadezinha, que está mais para um charmosíssimo vilarejo, é um pouco longe de Salta e pode demorar quase 4 horas para chegar até lá, mas há a opção de dormir na linda Tilcara e viajar até Purmamarca que é bem próxima e está no caminho.

Salinas Grandes: Assim são chamadas as salinas argentinas, que ainda são pouquíssimos conhecidas, mas que tem tanta beleza quanto às salinas do Chile ou da Bolívia. São lindos locais, cobertos por sal. Para se chegar até lá aconselha-se fazer da cidade de Tilcara seu ponto de parada, pois é bem próxima e voltar até ela é mais fácil do que voltar ao mesmo dia até Salta.

Espero que tenham gostado, esses não são todos os pontos turísticos, que ainda incluem pontos como as famosas montanhas coloridas que são relativamente próximo à cidade, mas estes com certeza são os principais dentro da cidade e da região próxima. Espero que tenham gostado e que nossas informações e dicas sejam muito úteis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *