Foz do Iguaçu, uma região inigualável que abriga na tríplice fronteira um contingente de pessoas de 80 nacionalidades diferentes que ali vivem em perfeita harmonia com as belezas incomparáveis da mata Atlântica. Foz do Iguaçu no Paraná é o lado brasileiro do encontro de três países, Brasil, Argentina e Paraguai e cuja representação brasileira são as mais de 270 quedas d’água que medem entre 40 e 90 metros, das Cataratas do Iguaçu.
Movimento de Turistas em Foz do Iguaçu
O principal ponto de atração de turistas na região é sem duvida alguma as Cataratas, entretanto existem outros pontos como a Usina Binacional de Itaipu, a Ponte da Amizade e o Parque das Aves que movimentam um grande número de visitantes, número este que no decorrer do ano de 2010 chegou a mais de 3 milhões.
Além das belezas de toda esta região os turistas ainda podem aproveitar outros atrativos usufruindo de opções de ecoturismo, com direito a pratica de vários esportes radicais como rapel, tirolesa e Rafting no rio Iguaçu podendo ainda usufruir de uma ótima rede hoteleira. Outro atrativo se encontra nos serviços qualificados que contam com profissionais altamente gabaritados e que falam de dois a três idiomas.
Município Investe em Qualificação
Esse atendimento qualificado começou a se aprimorar em 1990 e vinte anos depois Foz do Iguaçu recebe premiação do MTur, Melhores Praticas na categoria Capacidade Empresarial. A verdade é que o município investe muito em qualificação em todos os setores ligados as atividades de turismo e agora conta com importante apoio do Ministério do Turismo para preparar mais profissionais do segmento para o atendimento aos turistas por ocasião da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016 como o programa “Bem Receber Copa” que já vem se desenvolvendo há bastante tempo.
De acordo com Rosa Maria Corbari Maccali que é a Diretora de Desenvolvimento do turismo de Foz do Iguaçu, a cidade conta com um levantamento feito a respeito das maiores carências profissional no segmento do turismo e é esse levantamento que vai servir como ponto base para a Secretaria Municipal para orientar a oferta de novos cursos de qualificação.
Premio para Melhores Práticas
O Ministério do Turismo premiou 27 experiências que foram consideradas modelos para o desenvolvimento do turismo em nosso país e isso se deu por meio da 1ª Chamada para a Premiação das Melhores Práticas, de 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional.
Segundo Ana Clévia Guerreiro a premiação tem como objetivo estimular todos os destinos a trabalharem firme no sentido de realmente estimular o desenvolvimento das atividades de turismo em suas regiões. Guerreiro ressaltou ainda que o foco está na multiplicação destas praticas bem sucedidas para outras regiões que ainda não se tornaram viáveis como destino turístico.