Cruzeiros Marítimos Terão Roteiros Avaliados

A Lei do Turismo prevê que seja feita previamente uma analise das escalas que devem ser feitas pelos navios quando dos cruzeiros marítimos.

cruzeiros maritimos-1

Cruzeiros Marítimos Terão Roteiros Avaliados

No processo de definição dos roteiros que deverão ser feitos por ocasião dos cruzeiros marítimos que percorrem a costa brasileira, a capacidade de carga dos navios para estes percursos serão avaliadas.

Aumento da Demanda

Essa foi uma medida anunciada pelo Ministério do Turismo (MTur) e tem por objetivo evitar os transtornos no dia a dia para os municípios que durante as temporadas de cruzeiros recém transatlânticos. Como é natural uma grande pressão vem sendo feita sobre estes municípios que recebem os navios, especialmente em termos de infra-estrutura.

Na verdade grande numero destes municípios sempre recebeu navios de turismo, entretanto não havia nenhum tipo de pressão porque a demanda era muito pequena e não valia a pena os investimentos que teriam de ser feitos.

cruzeiros maritimos-2

Aumento da Demanda

Hoje, entretanto a procura por cruzeiros marítimos vem cada vez aumentando mais e só para se ter uma idéia desse crescimento basta saber que nos últimos dez anos o mercado de cruzeiros teve um crescimento de mais de 2.000 % e aí então começou a pressão aos municípios que costumam receber os navios e cuja infra-estrutura está muito aquém do que seria desejável.

MTur Adota Medidas

Esse crescimento na demanda que fez com que essas viagens de navios de turismo se intensificassem fez com que o Ministério do Turismo viesse a tomar certas medidas como é o caso do ordenamento das escalas desses navios e também obriga a desenhar projetos de qualificação dos receptivos das cidades portuárias que recebem navios de turismo ao longo da costa brasileira.

cruzeiros maritimos-3

MTur Adota Medidas

Reforço na Economia

Ao mesmo tempo em que se deseja incentivar os cruzeiros marítimos em território nacional por saber o quanto eles tem importância no contexto da economia destas cidades litorâneas, não se pode deixar de constatar o quanto certos serviços e estruturas são inadequadas para receber esse tipo de turista.

Segundo Ricardo Moesch que é diretor de estruturação, Articulação e ordenamento Turístico do MTur é preciso discutir os ajustes que devem ser feitos nas escalas, observando a capacidade da localidade para que estes possam receber os turistas da melhor forma possível.

Ainda de acordo com Moesch o Ministério de Turismo e Associação Brasileira de Cruzeiros marítimos (ABREMAR) deverão discutir a adequação destas escalas já para a temporada de 2011/2012 que tem inicio no mês de outubro. Os órgãos de turismo estarão dando todo o apoio para os projetos de qualificação de pessoal que trata com o turista quando em terra.

Previsões Para Final de Temporada

De acordo com previsões feitas pela ABREMAR, a temporada em curso que termina em maio, deverá transportar ainda 884 mil pessoas. Serão 20 navios que irão percorrer 20 cidades do litoral. Somente Búzios vai receber 401,4 mil turistas nesse período.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *