O Que Acontece Se o Passaporte For Perdido na Viagem?

Uma das piores coisas que pode acontecer numa viagem internacional é perder ou ter o seu passaporte roubado. É o tipo de situação que sempre pensamos que pode acontecer com qualquer um menos com a gente, não é mesmo?

Saiba que ninguém está livre de perder o seu passaporte e se isso acontecer é importante saber como proceder. A seguir vamos te ensinar a como agir numa situação crítica como essa.

Como Agir Se o Seu Passaporte For Roubado ou Perdido?

A primeira coisa a se fazer quando o passaporte é perdido ou roubado no exterior é comparecer pessoalmente ao consulado ou a embaixada do Brasil para solicitar um substituto do documento. No caso de você estar numa cidade que não tem representação brasileira é necessário estar pronto para fazer uma viagem dentro da viagem.

Pode ser um pouco complicado chegar ao consulado ou embaixada principalmente se for um feriado ou um fim de semana. Sendo assim prepare-se para passar alguns dias e horas de viagem, o mais importante é não perder a calma. Se você estiver numa cidade que tem uma embaixada e um consulado é interessante procurar o serviço consular, pois eles podem te ajudar a resolver a questão com mais facilidade.

O Novo Passaporte

O turista que precisar solicitar um novo passaporte deverá estar preparado para abrir a carteira, custa em média cerca de U$S 160 que é o valor relativo ao passaporte novo. Também será necessário pagar algumas taxas.

Outro ponto que pode complicar a situação é que no exterior não existe o serviço de urgência para documentos perdidos. O tempo de validade do passaporte poderá ser reduzido, tudo depende do critério da autoridade consular.

Em meses como os de férias (janeiro, julho e dezembro) a espera pela emissão do passaporte pode durar ainda mais tempo uma vez que esse setor fica muito movimentado.

Seguro Viagem

Ter um seguro viagem pode ser uma boa maneira de reduzir os inconvenientes, embora a ajuda seja limitada ela existe e pode sim fazer diferença. Existem dois tipos de seguro viagem, tudo depende do contrato que foi assinado.

Pode ser que ele ofereça apenas orientação pelo telefone ou se a cobertura for maior pode oferece uma assistência mais ampla podendo até mesmo fazer um empréstimo para custear as despesas com o novo documento.

Quando existe a possibilidade de fazer um empréstimo um valor pré-combinado é disponibilizado para que o turista possa pagar a taxa de solicitação do documento e também o valor das diárias a mais que podem ser necessárias no hotel.

Sem o seu passaporte você acabará tendo que ficar no local. Fique atento, pois o empréstimo feito pela seguradora precisará ser pago quando o turista retornar ao Brasil com juros de envio do dinheiro.

Voo – Remarcação

Também é importante prestar atenção ao voo, pode ser necessário remarcar as suas passagens. O custo que isso terá irá depender da empresa e do tipo de passagem que você comprou. O fato de você ter perdido ou ter tido roubado o seu passaporte não te isenta de ter que pagar um valor de multa para remarcar o bilhete.

O que determina se é ou não necessário pagar essa remarcação é a “regra tarifária” que incide sobre o bilhete e não o motivo que está levando o turista a pedir a remarcação. Por exemplo, quem comprou um bilhete do tipo “full fare” precisará pagar tarifas mais altas porque é a característica desse tipo de bilhete. Em geral esse bilhete é comum para quem adquiriu passagens de primeira classe ou classe executiva.

Perguntas e Respostas Sobre Perda/Roubo do Passaporte – Resumo

Perdi meu passaporte, o que faço? A primeira atitude a se tomar é ir até a polícia local para fazer um boletim de ocorrência. Se isso não for possível é importante fazer uma declaração de perda ou roubo no consulado assim que for solicitar o novo documento.

Como solicito meu novo passaporte? O boletim de ocorrência feito na polícia local deverá ser apresentado no consulado, então você poderá pedir um novo passaporte. Esteja preparado, pois será necessário desembolsar o dobro do que você pagaria normalmente.

Quanto tempo terei que esperar pelo passaporte novo? O tempo de espera irá depender do mês do ano em que você está fazendo a solicitação, como já dissemos nas férias pode demorar mais. É importante ter um plano B em relação a hospedagem se for necessário permanecer mais tempo.

O seguro viagem pode ser útil? Pode sim tanto para te ensinar o passo a passo de como proceder por meio de atendimento telefônico como para prestar uma assistência mais completa. O cliente do seguro viagem pode fazer a solicitação de um empréstimo para que possa custear as despesas extras e com o novo passaporte. É importante se informar bem com a seguradora quando for assinar o contrato para saber qual é a abrangência da cobertura e de quanto serão as taxas cobradas.

Terei que pagar multa para a companhia aérea? O fato de ter perdido ou ter tido roubado o seu passaporte não obriga a companhia aérea a não cobrar multa pela remarcação da passagem.

O valor do documento será cobrado em dólar? Na verdade não, a cobrança do valor do documento será feita em “real Ouro” que é um indicador monetário utilizada pelos consulados e embaixadas para formar o seu preço. Consulte no local para saber qual o valor a ser pago.

Fique Calmo

A situação pode realmente parecer bem ruim logo de cara, mas ficar desesperado por estar sem o passaporte não irá resolver nada. Assim a dica essencial é manter a sua calma sempre para resolver o problema da melhor forma possível. Quanto mais tranquilo você estiver mais fácil será sair dessa.

Siga as orientações acima e lembre-se que de alguma forma você irá conseguir ir embora. Seja educado com as pessoas que forem te atender e tente sempre explicar calmamente o que aconteceu. Não perca o controle, pois isso não irá ajudar em nada a resolver o seu problema. Pode acontecer com qualquer pessoa, basta saber como manter o jogo de cintura.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Legislação do Turismo

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *