Parque Hopi Hari

O Parque Hopi Hari é um parque temático que há anos representa um sinônimo de diversão. Está localizado no quilômetro 72 da Rodovia dos Bandeirantes, no município de Vinhedo que fica no interior do estado de São Paulo. Fica a 72 km da capital paulista e a 30 km de Campinas.

Trata-se de um parque com uma grande estrutura, conta com 760 mil metros quadrados. O Hopi Hari é considerado como um dos maiores parques de diversão da América Latina. Uma curiosidade interessante é que esse parque foi desenvolvido com um projeto de ser um país fictício, ou seja, a sua capital, um idioma, um presidente e outros elementos como os habitantes que são chamados de hópius.

Vida Completa SerrAzul

O Parque Hopi Hari é integrante de um empreendimento chamado de Vida Completa SerrAzul que conta com outros parques e afins espalhados pelo mundo como, por exemplo, o parque aquático Wet’n Wild. A inauguração desse parque se deu no ano de 1999 e acredita-se que já passaram por ele mais de 20 milhões de pessoas. No ano de 2009 o parque foi vendido por um preço simbólico para o grupo HH II PT S/A uma vez que a empresa estava com muitas dívidas.

O Projeto do Hopi Hari

O projeto do parque é de responsabilidade da International Theme Park Services Inc. que é uma empresa norte-americana. A ideia inicial teve como base o parque Paramount King’s Island que é um parque temático do estado de Ohio, EUA. No começo o projeto se chamaria Playcenter Great Adventure e era um projeto do Grupo Playcenter.

Contudo, durante a construção do parque o Playcenter se viu obrigado a vender o projeto. Quando a GP Investimentos se tornou a dona do projeto mudou muitas coisas no parque incluindo o seu nome que passou a ser então Hopi Hari. Nessa alteração de projeto que surgiu a ideia de tornar o parque temático um país fictício.

Escolha do Local

A equipe do Playcenter, donos iniciais do projeto do parque, escolheram a localização visando que ficasse a poucos minutos da capital paulista, que tivesse um clima agradável e que tivesse espaço para ser um parque realmente de grandes proporções. A média de temperatura anual do Hopi Hari é de 24°C. Está a apenas 15 minutos de Campinas e 40 minutos de São Paulo capital.

Houve certa dificuldade durante a construção desse empreendimento pelo fato de estar localizado numa área de mata nativa. No ano de 1997 a obra foi embargada pela pressão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). No ano de 1998 houve a regularização dos documentos sobre impactos ambientais e as obras foram então retomadas.

Resultados Inesperados

Quando a GP Investimentos assumiu o projeto do parque tinha em mente conseguir o mesmo sucesso que parques internacionais como o Magic Kingdom possuem. Mesmo com um relativo sucesso a verdade é que o Hopi Hari nunca chegou a esse patamar. Os investidores acreditavam que poderiam conquistar parte dos 300.000 brasileiros que viajavam todos os anos para os parques da Disney, mas na realidade não foi bem assim.

Inicialmente os investidores esperavam faturar um total de 200 milhões de reais por ano, contudo, no ano de 2008 – quando o Hopi Hari chegou ao seu melhor desempenho – faturou somente 70 milhões de reais. Os donos do parque se encontravam numa situação complicada uma vez que não poderiam voltar atrás no negócio, mas também tinham uma dívida de 500 milhões de reais para administrar.

Novos Tempos Para o Hopi Hari

A melhor maneira de resolver essa situação foi a administradora do parque transferir os negócios para uma consultoria que fez a compra do Hopi Hari por um valor de 1 centavo de real a cada lote de 100 mil ações. A consultoria assumiu uma dívida de cerca de 180 milhões de reais. Para atrair novos visitantes e reerguer o parque a nova dona fez um investimento alto e ainda fechou um acordo com a Warner Bros.

Novidades

Seguindo essa onda de renovação o Hopi Hari fez a reinauguração da Infantasia que é uma das áreas temáticas do empreendimento. Com o acordo fechado com a Warner Bros se tornou possível trazer para dentro do Hopi Hari algumas franquias mundiais bem como personagens famosos como os Looney Tunes entre outros.

Aribabiba

Essa é outra área temática do Hopi Hari que conta com atrações de peso como os personagens da Liga da Justiça. Tem adornos temáticos de personagens como Batman, Superman, Lanterna Verde, Flash e Mulher Maravilha. A empresa ainda investiu pesado no licenciamento da personagem Penélope Charmosa.

Coca-Cola – Patrocinadora

Até o ano de 2013 o patrocínio do Hopi Hari era feito pela Pepsi, contudo, com término do contrato foi a vez da Coca-Cola retornar a esse posto. Com essa parceria o parque passou a contar com um portfólio ainda maior de produtos não alcoólicos como refrigerantes, sucos, águas e isotônicos. Assim que foi feita essa transição de patrocínio toda a identidade visual da Pepsi junto com os seus produtos foram retirados do parque.

Áreas Temáticas

O parque tem a sua divisão feita em áreas temáticas que contam com brinquedos e atrações pensadas para um determinado público. O Aribabiba é o espaço central que conta com os brinquedos mais procurados do parque. A Mistieri é a parte em que ficam as atrações relacionadas com civilizações antigas e possui atrações com um perfil mais radical.

O Infantasia é o espaço infantil em que estão os brinquedos destinados para crianças menores. O espaço Wild West (Velho Oeste) tem atrações temáticas e o espaço Kaminda Mundi é o espaço tido como internacional desse parque no qual ficam as atrações mais calmas do parque.

Montezum – Maior Montanha Russa de Madeira da América Latina

A Montezum é a maior montanha russa de madeira da América Latina e tem uma velocidade impressionante de 103 km/h de maneira que os seus 1.030 metros podem ser percorridos em apenas 2 minutos. Quem gosta de fortes emoções não pode deixar de visitar o Hopi Hari nos meses de agosto e setembro quando acontece a chamada “Hora do Horror” que é um evento em que a montanha russa gira de costas.

Para as pessoas que cresceram, assim como eu, visitando pequenos parques que vinham até a cidade, brincando apenas em brinquedos normais e na melhor das hipóteses, com muita sorte, poder andar em um Barco Viking fica totalmente surpreendido com a quantidade de brinquedos existentes nos grandes parques, como no caso do Hopi Hari. Além de tudo o lugar é absurdamente grande e se localiza em Vinheiro, no Estado de São Paulo, considerado o maior parque temático de diversão da America Latina.

Algumas das grandes curiosidades do parque são: O “Rio Bravo” comporta mais de 2 milhões de litros de água; A velocidade de uma de suas maiores atrações, “O Elevador” cujo nome verdadeiro é La Tour Eiffel é de 94 quilômetros; Sua montanha russa “Montezum” é toda feita em madeira e pesa mais de 690 toneladas contando com 6 quilômetros de trilhos de ferro. O parque é dividido em várias áreas, como se fossem bairros, sendo eles: Kaminda Mundi a sudoeste, Mistieri a noroeste, Infantasia no centro, Aribabiba que fica próximo a Mistieri e é considerada a capital do parque e Wild West no extremo norte. Eles falam um idioma desenvolvido para o próprio parque, chamado de “Hopês” e trata-se de uma mistura de várias línguas. Vamos ver a seguir fotos do grande parque Hopi Hari:


Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *