São Luis do Maranhão

São Luís do Maranhão é um daqueles paraísos brasileiro que merecem uma visita. Algumas pessoas costumam fazer comparações com Portugal e até mesmo França. Dizem que é um lugar que mistura um pouco desses dois países europeus e com um forte toque de Amazônia e o resultado é uma cidade única.

Mas, essa identificação de traços franceses em São Luís do Maranhão não é uma mera coincidência, são traços deixados pelo povo que fundou a cidade, eles mesmos. Assim como as semelhanças com Portugal, pois os portugueses conseguiram reconquistar a região. Marcas dessa história podem ser vistas principalmente no centro, nas construções de antigos casarões com a fachada coberta de azulejo.

Já a mistura afro-brasileiro, que também está presente em São Luís do Maranhão, se vê um pouco menos do que pode ser visto em outras regiões, como Bahia.

Falando um pouco da cultura local, vale ressaltar que o reggae é um ritmo que os maranhenses gostam muito, mas na versão “embromation”, como eles chamam esse modo de dançar bem coladinho como acontece no forró.

Quem vai a São Luís do Maranhão não pode deixar de experimentar o guaraná local, que tem um fortíssimo sabor de canela e é chamado de “Jesus”. E claro, a atração principal do lugar são os Lençóis Maranhenses, uma mistura de dunas que parecem não acabar com pequenas lagoas de águas límpidas, próximo a mangues.

Melhor Momento Para Conhecer São Luís do Maranhão

Esqueça tudo o que você aprendeu sobre as 4 estações. Em São Luís do Maranhão você encontra basicamente duas estações diferentes: no primeiro semestre do ano, quando as chuvas são constantes e a partir do mês de julho é sol todos os dias. Por isso, o melhor momento para visitar a cidade.

Porém, se você quer ver a tradição do bumba-meu-boi precisa chegar um pouco antes, em junho, quando é o auge da festa que começa em maio, com ensaios. Bom também porque a época ideal para visitar os Lençóis Maranhenses é começando em junho e no máximo até meados de setembro. Entre setembro e outubro as chuvas atrapalham a visita e depois de outubro, pior ainda, pois as lagoas estarão secas.

Como Chegar a São Luís do Maranhão

Você pode partir de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Fortaleza, Belém, Teresina, Brasília ou São Paulo em voo direto.

De São Luís para visitar os Lençóis Maranhenses, que fica em Barreirinhas, basta pegar um ônibus. São 260 quilômetros que separam a capital da beleza dos Lençóis Maranhenses. O ônibus da viação Cisne Branco leva 5 horas para chegar até lá, mas se quiser ganhar um pouco de tempo, pegue uma van, cujo o trajeto durará 4 horas.

Tem a opção de pegar van mais Toyota de linha com a Santa Amaro, uma pousada que oferece o serviço. Neste caso, o carro passa no hotel onde você está hospedado.

Outra opção é pegar uma lancha partindo do terminal hidroviário da Praia Grande que fica bem perto do centro e seguir para Alcântara e de lá seguir de van para Barreirinhas.

Se quiser aproveitar a viagem e esticar até Fortaleza, são 880 quilômetros e para Teresina, 430.

Dicas de Hospedagem

  • Ponta d’Areia concentra uma boa parte dos hotéis da cidade e é perfeito pela proximidade com o centro da cidade e fica próximo a Lagoa da Jansen, uma atração imperdível.

  • Nesta área, os hotéis de boa qualidade considerados com os melhores preços são: Premier e Soft Inn.

  • Outra opção é ficar na praia Calhau. Para quem busca algo diferente, uma dica é ficar no L’Authentique Cristal, bem no alto da colina.

  • No centro histórico não existem muitas opções, a pousada mais legal daquela região é a Portas da Amazônia. Porém, se você não gosta de barulho, escolha outra opção, pois no fim de semana não tem como fugir dele.

Divirta-se em São Luís do Maranhão

No centro mesmo, infelizmente, pela falta de boa conservação, o que tem para ver são casarões, a maioria deles são centros culturais e também é uma opção para curtir a noite da cidade. Sexta e sábado são os melhores dias para quem busca curtir a noite.

Para museus, o bem legal, que merece uma visita é o Casa da Festa, o endereço é Rua do Giz – 221. Também vale uma visita na Rua Portugal – 185, a Casa de Nhozinho. Não deixe de ver na Rua da Estrela a Casa das Tulhas, um mercado bem legal, mas para vê-lo tem que ser na parte da manhã até no máximo no fim de tarde.

Se quiser ver um pouco de relíquias da história vá até o Teatro Arthur Azevedo que fica na Rua do Sol – 180 e na mesa rua, no número 302, visite o Museu Histórico e Artístico do Maranhão.

Um detalhe importante é o dia para a visita no centro histórico, faça isso entre terça e domingo. Segunda-feira muita coisa está fechada ou fecha muito cedo. Se quiser ver tambor-de-crioula, o dia indicado é sexta-feira ao anoitecer.

Se quiser aproveitar um pouco do reggae no estilo do Maranhão, o melhor point é na Rua da Palma – 85, no Roots Bar, sempre no centro histórico, na sexta-feira e para o sábado vá ao Bar do Nelson. Já no domingo, a música rola no Chama Mará, perto do hotel Praiamar.

Passeie pelas praias, mas consulte antes se elas estão próprias para banho. Porém, mesmo que não estejam, vale uma caminhada no calçadão.

E enfim, reserve um bom tempo para curtir os Lençóis Maranhense, vale a pena. Além da necessidade do tempo para chegar até lá, o parque é bem grande e muito lindo, porém, com acesso mais complicado. A maneira mais fácil de fazer o passeio é ir para Santo Amaro do Maranhão e aproveitar dois dias na cidade, de lá seguir para Barreirinhas, onde ficam os Lençóis Maranhense, fique também dois dias e termine indo para Atins, que também merece dois dias de passeio.

Leve roupas confortáveis e não se esqueça do protetor solar, chapéu e óculos de sol.

 

São Luis é uma cidade brasileira e, além disso, também é capital do Estado do Maranhão, mais conhecida como São Luis do Maranhão, considerada a principal cidade da Região Metropolitana Grande São Luis, a décima terceira maior capital brasileira e também, em termos de manifestações culturais, a capital mais rica do país.

Dentre os inúmeros locais existentes para turismo temos como exemplo: a Fonte das Pedras, a Avenida Pedro II, Palácio dos Leões, Pedra da Memória, Fonte do Ribeirão, Museu de Artes Visuais, Igreja do Desterro, Casa de Nhozinho, Museu Arte Sacra, Solar São Luis, entre outros. Vamos ver agora imagens de São Luis:


Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Todas as fotos são lindas,maravilhosas. A cidade em si é bonita só falta mais zelo por ela.

    ivonete 11 de maio de 2010 16:51
  • eu adoraria conhecer são luis do maranhão,qualquer dia eu desejo encontrar aí,a mesma garota que eu tive.desejo a ela tudo de bom.

    josé roberto de souza junior 24 de dezembro de 2010 14:50
  • sou maranhense com mt orgulho, amo minha linda sao luis. sinto mt saudad dessa ilha. recomendo a todos os meus amigos a visitarem. atualmente moro em sp. beijos

    Aline 3 de janeiro de 2011 17:09
  • Eu sou Ludovicente com muito orgulho,a minha cidade amada do coração que nos transmite paz amor e educação,e alem de tudo ela mostra que apesar dos pesaris nosso povo é fote e vai continuar sendo hoje amanhã e sempre! TE AMO SÃO LUISSSSSSSSSSS

    suelly 28 de janeiro de 2011 13:23
  • Sou maranhense e amo muito minha terra, e cada cidade linda que vejo aqui fora do brasil, e ate mesmo dentro do brasil, sonho em um dia ver as cidades do maranhao pelo menos parecida…
    Nao entendo como roseana sarney,conhecendo tantas coisas lindas em todo esse brasil, nao tenta levar pelo menos um pouco de conhecimento p/ nossa terra, q/ paresse esquecida no tempo.
    Depois que sair do brasil q/ percebir q/ o maranhao e bastante atrasado, infelizmente!
    Sempre admirei a familia sarney, pelos seus desempenhos! mais acho que falta um pouco mais da parte deles p/ desenvolver mais o maranhao, principalmente sao luis! Q paresse uma cidade velha maltratada e sem desenvolvimento. nos so conseguimos enchergar isso quando estamos fora dai.
    Sei que o nosso povo e muito dificil, os prefeitos das pequenas cidades nao trabalham como deveria ser, precisa de mais fiscalizacoes nos prefeitos das pequenas cidades. Confio na familia sarney…

    cae 2 de fevereiro de 2011 1:26
  • Sou piauense, de Teresina e acho São Luís, assim como a minha, uma cidade encantadora e apaixonante.
    Quando fui fazer um concurso por lá, passei apenas três dias, mas fiquei encantado com o seu charme e beleza.

    Beto 19 de março de 2011 15:37
  • são luis,eu desejo muito sorte pra essa cidade bonita, e que tenha muita gente
    que der exenplo,para us nossos descendentes.obrigado

    dilson cabiceiras maranhão 30 de junho de 2011 18:59
  • eu sou maranhense com mt orgulho eu gosto mt das praias e´uma linda cidade sabe pq ela é a jamaica brasileira vou em feveriero se deus quizer passar o carnaval lá e vou até humberto de campos a minha cidade natal eu desejo a todos vcs um feliz ano novo cheio de muita paz e alegria para nos todos ok

    oscar 30 de dezembro de 2011 15:02
  • As fotos sao lindas,morroOoh’ de vontade de conhecer essas maravilhas de São Luis…Meu namorado é maranhence e fala muito da Famosa CAPITAL.
    SÃO LUIS ME ESPERE Q UM DIA ESTOU AII…!BJUS BJUS

    Fernanda 15 de janeiro de 2012 22:54
  • Sou natalense mas…..São Luis, cidade dos azuleijos….creio que nunca te vejo…longe do meu maranhão….porque tu és.. a ilha mais maravilhosa…. (Boi de Axixá). Cidade mágica para quem sabe enxergar, para quem olha.

    Julio 3 de fevereiro de 2012 8:56
  • tbm sou maranhense mais atualmente to morando em floripa..
    e morrendo de saudade da minha belissima cidade!!
    se DEUS quiser ano q vem estou indo passar carnaval pra la…bjos
    SÃO LUIS TE QUERO BELA!

    evila 1 de março de 2012 21:27
  • e com muito orgulho ser maranhese eu estou morando 14anos em sao paulo mais nao esqueso da minha terra natal se eupudese eu voltaria a minha cidade e linda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    sandra helena viana araujo 22 de abril de 2012 13:36
  • amo a minha bela e unica sao luis sou apaichonado por ela ali vive eternas lembranças a capital do meu maranhao. saudades ilha bela

    warley 11 de junho de 2013 22:04
  • Cidade abandonada e de extremo mau gosto.

    Arno 20 de setembro de 2013 15:24
  • saõ luis amor cidades dos azulejos ,cidade linda mais miuto maltratada.ainda vou pegar os meus dois filhos para amostrar a cidade a eles com é linda.

    erika roberta penha pinheiro 3 de outubro de 2013 12:55
  • eu sou de São luis, mais atualmente moro no Rio de Janeiro.
    mais sinto muita saudade de minha cidade, é uma pena que esta, agora tão violenta
    quanto ao Rio de Janeiro..mas que Deus proteja nossa cidade,e nossas familias ..

    geise martins 10 de outubro de 2013 21:17
  • E`uma linda cidade esse é o nosso Brasil conheça vale apena

    Pedro Joaõ Galdino 16 de outubro de 2013 12:24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *