Rio Branco

A capital do Acre, Rio Branco, é uma cidade fascinante que está situada as margens do rio que dá nome ao estado. A região começou a ser povoado no começo do século XIX quando nordestinos migraram para a região norte. O chamado Ciclo da Borracha (1879 a 1945) foi decisivo para que a cidade ganhasse os contornos de uma capital. Foram responsáveis pelo crescimento da cidade nordestinos, índios, turcos, libaneses, portugueses e outros povos. Conheça alguns dos principais pontos turísticos de Rio Branco que não podem ficar de fora da sua lista de passeios ao visitar a capital do estado.

Pontos Turísticos de Rio Branco

Memorial dos Autonomistas e Theatro Hélio Melo

Um ponto turístico especial para quem gosta de saber mais sobre a história de nosso país. Em 1903 oi Brasil comprou o território do atual Acre da Bolívia, pois havia grande parte de brasileiros morando lá que não obedeciam as leis do país. O território, porém, somente foi convertido em estado em 1962 depois de muita luta por parte do Movimento dos Autonomistas cujo líder foi o senador Guiomar Santos. No memorial é possível conhecer mais dessa história e ver o túmulo do senador que contribuiu para que esse território fosse elevado a estado tendo seus direitos devidamente reconhecidos. Nos dias de semana abre das 8h às 18h e nos fins de semana abre das 16h às 20h.

Novo Mercado Velho

A construção desse que é o primeiro prédio público de alvenaria da cidade se deu no ano de 1929 ficando conhecido como Mercado Velho. Quando foi revitalizado em 2006 passou a ser chamado de Novo Mercado Velho e basicamente consiste no mercado municipal da capital. Um passeio perfeito para os turistas porque nesse mercado são comercializados itens de artesanato e comidas típicas, uma forma de conhecer a fundo Rio Branco. Esse prédio foi pioneiro e mostrou para a população local que mesmo com o solo argiloso era possível construir com alvenaria.

Praça Povos da Floresta

Um local que não pode ficar de fora da lista dos turistas que visitam Rio Branco pelo fato de ser nessa praça que está localizado o Centro de Atendimento ao Turista. Além disso, se trata de uma praça com lindas árvores, pórticos, coretos e uma estátua de Chico Mendes que foi um importante líder dos seringueiros durante o Ciclo da Borracha. A estátua em tamanho natural representa o líder conduzindo uma criança, a matéria-prima é argila e bronze. Os turistas podem visitar essa praça de segunda a domingo das 8h às 18h.


Cine Teatro Recreio

Uma das edificações construídas no período em que o estado vivia o ápice do ciclo da borracha esse prédio foi a sede do Cine Éden. Atualmente com o nome de Cine Teatro Recreio é um espaço destinado a apresentações culturais como dança, teatro, exibição de filmes entre outros. Está aberto de segunda a sexta das 8h ás 18h.

Parque Ambiental Chico Mendes

Esse parque é indicado para quem deseja conhecer mais sobre a história de Chico Mendes uma vez que nele está o memorial em homenagem ao ambientalista. Os visitantes podem saber mais sobre a trajetória de luta de Chico bem como a respeito de sua morte trágica e ainda conhecer mais sobre o processo de extração do látex de seringueiras. O parque possui 53 hectares em que existem trilhas, local para piquenique, playground e minizoológico. Um passeio para toda a família. Aberto todos os dias das 7h às 17h.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • interessante materia, porem ha um erro grosseiro em uma das ftos, vc colocou uma fto da ilha de santo antonio, no recife, como se fosse do rio branco.

    Pedro Falcão 3 de setembro de 2011 11:22
  • Tem foto do Recife aí no meio, hein? Vamo ver isso aí…

    Nívia Gouveia 26 de Abril de 2012 11:35
  • Uma foto do Centro do Recife em pleno carnaval

    Maxwell Monteiro Mesquita 24 de Maio de 2012 0:15
  • eu amo essa cidade so q la nao tem essa praia q vcs colocaram nao

    Nomejani 7 de setembro de 2012 15:46

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *