Primeira Viagem com Um Bebê

Quando um bebê faz alguma coisa pela primeira vez, seja andar, falar ou mesmo rir os pais ficam bobos e querem guardar esse momento para sempre em suas memórias. Assim como esses momentos especiais a primeira viagem feita com o bebê deve ficar guardada nas lembranças da família.

https://www.youtube.com/watch?v=6Nuuosc_Cg4

Para que a viagem transcorra sem maiores problemas a nossa dica é que os pais tenham alguns cuidados e façam uma lista de itens que precisam levar. Conversar com o pediatra da criança é fundamental para estar cercado de todos os cuidados que são relevantes nessa primeira viagem em família.

O Momento Certo

Em geral o mais indicado é que os primeiros passeios do bebê aconteçam entre 30 a 45 dias de vida. Entre o sétimo e décimo dias de vida do bebê acontece a primeira consulta com o pediatra e o mais indicados é que seja aguardada a segunda consulta para que o bebê saia.

O começo de vida do bebê deve ser um momento em que ele e sua mãe vão começar a criar cumplicidade. O pequeno precisa mamar e repousar, fazer uma viagem desnecessária nesse começo de vida somente o tiraria da sua rotina. Além disso, nesse período até os 45 dias de vida o pequeno já recebeu todas as vacinas necessárias.

Rotina

É fundamental para o bebê que ele viva numa rotina com horários específicos para amamentação, sono, banho e troca de fraldas. O pequeno precisa ter uma rotina e tudo o que pode alterar essa rotina causa transtornos no sono e alimentação dele bem como no seu estado emocional.

Viagem a Praia

Quando a viagem em questão é para a praia os cuidados devem ser redobrados. O mais indicado é que os pais esperem até que o bebê tenha pelo menos seis meses de vida para leva-lo a uma piscina ou a uma praia. Esse cuidado é necessário para evitar que o pequeno entre em contato com água contaminada ou mesmo que ele desenvolva um quadro de otite.

Otite Externa Aguda

Alguns estudos demonstraram que a otite externa aguda é uma doença bastante comum em países tropicais em especial durante o verão. É importante cuidar para que o bebê não seja mergulhado em nenhuma situação. O uso de filtro solar pode começar a ser feito depois de seis meses de vida. O bebê deve ser levado para tomar sol até as 10h da manhã e após as 16h, horários em que a exposição ao sol é menos prejudicial. Hidrate o seu bebê com frequência.

Viagem de Avião

Os pediatras recomendam que viagens de avião seja feitas somente quando o bebê já consegue em ir sentado em cadeiras bebê-conforto. Prefira um voo direto que seja sem conexões o que reduz bastante o tempo de viagem. Na sua bagagem de mão é importante ter fraldas, produtos para fazer a higiene do bebê e as mamadeiras.

Devemos ter um cuidado especial com o ar-condicionado do avião, a dica é fechar as saídas e levar um agasalho para o pequeno. O bebê terá grande desconforto devido a pressão atmosférica, para ajudá-lo a relaxar deixe que ele sugue o seio, chupeta ou mamadeira. Essa dica pode ser usada tanto na decolagem como na aterrisagem, nesses momentos coloque o pequeno de pé junto com você.

Lista do Que Levar

Dentre os preparativos da viagem com o bebê um dos mais importantes certamente é definir o que será levado. Pensando nisso vamos dar algumas dicas do que não pode faltar.

  • Fraldas Descartáveis – Na sua bagagem de mão devem estar uma fralda para cada hora em trânsito ou de voo. Leve fraldas extras para o caso de acontecer algum imprevisto e vocês permanecerem mais tempo em trânsito.
  • Mantas – Você deve levar pelo menos uma manta, mas claro que isso varia conforme o clima. Levar um edredom pode ser interessante já que ele serve de tapete ou colchão para que o pequeno brinque no chão.
  • Sacos Plásticos – Você deve levar o máximo de sacos plásticos que puder, para as roupas sujas e molhadas a dica é comprar sacos a vácuo que evitam que o cheiro desagradável se espalhe pelo restante dos itens da mala.
  • Itens Para Troca de Fraldas – Além das próprias fraldas é importante levar pomada antiassaduras, lenços umedecidos, algodão, garrafinha de água entre outros itens para limpar e dar mais conforto para o seu bebê.
  • Sabonete Líquido – Leve o sabonete da marca que seu filho usa em casa, para os bebês que tem pele seca pode ser bom levar também um hidratante.
  • Lenços de Papel – Tenha na sua bolsa sempre um saco de lenços de papel para dar aquela limpada estratégica no seu filho.
  • Chupetas Reservas – Se o seu filho usa chupetas é interessante levar chupetas extras para não deixa-lo sem a sua companheira.
  • Roupas – Coloque na mala o equivalente a duas trocas de roupa por dia para o pequeno. A lógica da escolha das roupas deve levar em conta a ideia de vesti-lo em “camadas”.
  • Lençóis e Toalhas – Para quem não está indo para um hotel ou para a casa de um parente a dica é levar lençóis e toalhas. Mesmo que você esteja indo para um local em que tudo isso esteja disponível indicamos que você leve na mala algumas toalhas de tecido de fralda que são mais macias para a pele do bebê.
  • Babadores – Prefira os babadores de plástico que são mais fáceis de limpar com um pano umedecido.
  • Mamadeiras e Lavador de Mamadeiras – Se achar mais conveniente você pode levar um esterilizador de micro-ondas. Se não tiver acesso a esse aparelho pode escaldar as mamadeiras com água quente ou fervendo.
  • Itens de Cuidado com o Sol – Leve chapéus ou bonés além do filtro solar com FPS de pelo menos 30. Leve também repelentes. A dica é seguir a orientação do pediatra a respeito do uso desse tipo de produto.
  • Farmacinha – Leve remédios básicos como antitérmicos e antigases além de termômetros e outros itens de farmacinha.
  • Documentos – Leve a cópia da certidão de nascimento do pequeno e a sua carteirinha do plano de saúde. Tenha ainda o número do pediatra do pequeno.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Legislação do Turismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *