Contra o Turismo Sexual

Estados e países estão cada vez mais se unindo numa árdua batalha contra um mal que vem a muito corroendo a sociedade, o Turismo Sexual. No total já são quatorze estados, que deram sinal de apoio a primeira fase do Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo.  Propostas de prevenção contra esse grande mal já aparecem no Portal de Convênios do Governo Federal.

Curso de Multiplicadores

Passaram-se dois meses do fim de cursos multiplicadores dessa temática e 14 estados já inseriram suas propostas no Portal. Na primeira etapa desse projeto houve um período para a formação dos 163 agentes multiplicadores com pessoas das 27 unidades da Federação. Por ocasião destes cursos de formação, representantes da sociedade civil e de entidades públicas foram trabalhadas no sentido de se sentirem capazes de sensibilizar donos de restaurantes, de hotéis, de agencias de viagens e outros setores importantes que direta ou indiretamente são ligados ao setor de turismo, para que não permitam que em seus estabelecimentos ocorra a prática desse tipo de crime. Além disso, aqueles que participaram dos cursos ficaram responsáveis pela elaboração de planos de ação a nível estadual.

Disponibilização de Recursos

De acordo com Elisabeth Bahia que é coordenadora do Programa Turismo Sustentável e Infância o Ministério do Turismo (MTur) já tratou de disponibilizar recursos para que de maneira mais rápida possível os documentos se transformem em ações reais sendo que inicialmente o valor para cada proposta apresentada foi de R$ 120 mil reais. As propostas deverão ser analisadas separadamente uma vez que cada estado apresenta uma realidade única. São as distancias, as necessidades e especialmente prioridades bastante diferentes. Um dos projetos elaborado e apresentado ao Ministério do Turismo já foi aprovado, é o de Recife que pretende conscientizar prestadores de serviços nas onze rotas de turismo do estado.

Propostas de Outros Estados

As propostas de outros estados são num total de 20 sendo que foram apresentadas por: Distrito Federal, Amazonas, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Pernambuco, Pará, Rio de Janeiro, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina. O Rio de Janeiro foi um dos estados que apresentou mais de uma proposta  no Portal de Convênios do Governo Federal.

Estatuto

Parceria do Projeto

Na verdade esse importante projeto “Turismo e Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” é uma parceria feita entre o Ministério do Turismo e o Centro e Excelência em Turismo da Universidade de Brasília, parceria esta que surgiu da identificação da necessidade de fazer uma prevenção contra o turismo sexual, por ocasião da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e que certamente terá reflexos positivos também nas Olimpíadas de 2016. Esta ação envolve mais de 480 profissionais da cadeia turística de todas as Unidades da Federação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Legislação do Turismo

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *