Geoparques são Temas de Conferência

A primeira Conferencia Latino-americana e Caribenha de Geoparques, que aconteceu em Juazeiro do Norte no Ceará, se realizou no Geopark Ararip tendo o exitoso evento terminado sexta-feira, dia 19 de novembro e sendo que entre seus temas de maior importância esteve a criação de Geoparques que nada mais são do que sítios geológicos e arqueológicos que se destacam por possuirem uma grande importância, tanto culturais como histórica.

Como São Definidos

São definidos os Geoparques como áreas de expressão territorial significativa e que conta com número importante de sítios que são além de interessantes no que se refere à geologia, também de uma grande importância arqueológica, ecológica sendo ainda muito interessantes cultural e historicamente.

Definição de Geoparques

Os Geoparques são tema de Conferencia e se são amplamente divulgados na Europa e na Ásia, aqui já não acontece o mesmo, pois é um conceito muito pouco conhecido em toda a América Latina e também no Caribe.

Objetivo da Criação de Geoparques

Na Conferencia, com o tema “Como criar e gerir Geoparques” o assunto foi trazido à pauta com o objetivo de dar uma contribuição no sentido de que esse modelo possa ser não só implantado como difundido em todos os países da America Latina assim como também no Caribe.

Conferência Ambiental

A Conferência que aconteceu em sua primeira edição tem tudo para se tornar um grande evento em que se reúnem geólogos, geógrafos, especialistas em turismo, especialistas em desenvolvimento local e cultura, além dos representantes políticos do Caribe e da America Latina e educadores que também participam ativamente desse tipo de evento.

Para os Debates

Os organizadores do evento tiveram o cuidado de convidar especialistas renomados mundialmente para que se desse em alto nível os debates sobre a criação, a gestão e a proteção destes Geoparques sendo que os debates deveriam abranger também a valorização e o desenvolvimento territorial sustentável tanto do patrimônio natural quanto do patrimônio cultural.

Convidados e Unesco

A Conferência conta com a participação da UNESCO, das redes da Ásia-Pacífico e Européia e ainda da Rede Global de Geoparques.

Consolidação de Comitê

Tendo os Geoparques no turismo uma de suas principais formas de sustentação, o tema tem uma grande convergência com todo os tipo de atividade turística.

Durante o encontro houve boas oportunidades de observar experiências de outros países e, além disso, foi discutida a consolidação de um comitê interministerial para dar andamento ao processo. Esse comitê é que ficará encarregado de receber as novas propostas de criação de Geoparques que após receber esses encaminhamentos se encarregará de fazer uma primeira avaliação e então encaminhar essa solicitação a UNESCO.

O evento é uma promoção do Governo do Estado do Ceará, da Universidade Regional do Cariri (URCA) e do Geopark Araripe que trabalharam em cooperação com a UNESCO.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Legislação do Turismo

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *