Novo Passaporte Azul

A emissão do novo passaporte azul utilizando o sistema de chip eletrônico começará a ocorrer efetivamente no final de 2010. Existe uma grande semelhança entre o passaporte atual e o novo, mas este por sua vez possui um símbolo na sua capa e um chip na sua contracapa.

Novo

A função deste chip é armazenar as informações que se referem à pessoa como, por exemplo, foto, nome e impressões digitais. A grande diferença entre os passaportes pode ser sentida nos desembarques internacionais, pois o chip é rapidamente lido pela máquina e os dados surgem imediatamente, desta forma tornando mais rápido o atendimento e economizando tempo.

Onde Solicitar

Para obter seu novo passaporte azul é preciso acessar o site do DPF – Departamento de Polícia Federal. A implantação do passaporte de cor azul (padrão ICAO) é estendida a todo o território nacional, porém as pessoas que possuem o modelo antigo de cor verde (padrão não – ICAO) poderão continuar o utilizado de forma normal, até o dia de seu vencimento. Ou seja, as pessoas que não desejam solicitar o novo modelo não precisam se preocupar, pois a troca não será obrigatória até a data de renovação de seu passaporte antigo.

O Custo

O passaporte novo tem um custo mais alto do que o antigo, logo após ter concluído a sua solicitação via internet, será emitida uma GRU – Guia de Recolhimento da União. Este boleto deverá ser pago, não se esquecendo de respeitar o seu prazo de vencimento.

Guia

O custo da taxa de concessão do passaporte azul ICAO comum é R$ 156,07 se apresentar o passaporte anterior. Em caso de não apresentar o passaporte anterior, seja ele válido ou não, a sua concessão aumenta para R$ 312,14.

Informações Importantes

A presença da pessoa que fez o requerimento do novo passaporte é obrigatória no Departamento da Polícia Federal, mesmo que este requerente tenha idade inferior a 18 anos, pois a coleta das digitais, a assinatura e as fotografias serão feitas nas dependências da PF – Polícia Federal, através de meios eletrônicos.

Pegar

A entrega do passaporte será feita apenas ao titular, pessoalmente e mediante a apresentação do documento de identidade e com a assinatura do recibo no ato. O prazo máximo para a entrega é de 6 dias úteis e a busca do novo passaporte ser deve ser feita no local e horário indicados. Sua validade é de 5 anos no máximo e assim que expirar este prazo o cidadão deve solicitar um documento novo. Não é possível a prorrogação deste passaporte nem a sua renovação.

Atenção

A Polícia Federal se ocupa somente dos assuntos referentes aos passaportes comuns brasileiros, caso haja a necessidade de renovação de visto procure o consulado ou a embaixada do país para o qual você quer o visto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Legislação do Turismo

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *