As rodovias e estradas do Brasil têm uma grande circulação de veículos, pois segundo estatísticas, chegam em torno de 17,9 milhões de automóveis. Infelizmente segundo pesquisas realizadas, apenas cerca de 10% das estradas são pavimentadas, chegando a um total de aproximadamente 172.897 quilômetros.
Realmente é muito deficiente a conservação dessas rodovias, falta pavimentação e sinalização, que é um dos fatores de risco que contribui muito para o acontecimento de acidentes. Acidentes esses que na maioria das vezes são fatais.
Outro grande obstáculo a ser vencido nas estradas são os roubos de cargas, onde as mais visadas são as de produtos têxteis e confecções, alimentícios, eletroeletrônicos, higiene e limpeza.
Com a privatização o número de pedágio e valor das tarifas cresceu significativamente. Os estados brasileiros que mais se destacam no transporte de cargas são: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza e Manaus, com destaque maior para São Paulo.