Pacto para Combate a Turismo Sexual

Brasil e Itália se unem para lutar contra a exploração sexual no turismo. Encontrou-se em Milão os ministros do Turismo, Luiz Barreto do Brasil e Michela Vittoria Brambilla que é da Itália, ocasião em que firmaram um pacto para combate a turismo sexual, ao trabalharem em conjunto os ministros dos dois países, espera-se seja reprimido esse tipo de turismo que não interessa ao Brasil e nem a Itália.

Ações Conjuntas

De acordo com Barreto o Brasil quer sim atrair cada vez mais turistas estrangeiros, porém não interessa ao país esse tipo de viajante que aqui vem em busca do turismo sexual. Ao se reunirem em Milão os ministros acertaram ações conjuntas não só de comunicação, mas especialmente de repressão visando combater esse tipo de crime.

Turistas

Segundo Brambilla isso que chamam de turismo jamais deveria ser denominado dessa maneira, deveria sim ser chamada de viagem da vergonha. No Brasil é grande o numero de pessoas que viajam para cá em busca desse tipo vergonhoso de turismo.

Congresso Italiano Aprova Lei

Recentemente foi aprovada no Congresso da Itália uma lei permitindo que cidadãos italianos sejam processados em seu país de origem quando cometerem crimes sexuais no exterior. A lei em questão será de difícil aplicação uma vez que para isso é preciso haver uma apuração do suposto crime e essa apuração fora do país se torna muito complexa.

Entretanto de acordo com o parecer de Vittoria Brambilla essa aprovação foi um grande passo nas ações para combater esse crim. “E se fosse seu filho?” esse foi o título dado a campanha publicitária promovida em 2009 pelo governo italiano em prol do combate ao turismo sexual.

O que é Feito no Brasil

A cargo das policias estaduais e também da Policia Federal ficam as ações de repressão enquanto o Ministério do Turismo trabalha junto às famílias que são vulneráveis socialmente realizando ações de qualificação através do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI).

Programa

Segundo o ministro do turismo brasileiro não bastam às ações policiais é preciso também que as famílias mais pobres tenham alternativas de trabalho e renda.

Exemplo a ser Seguido

Esse pacto para um trabalho conjunto feito entre Itália e Brasil, contra o turismo sexual é um exemplo a ser seguido por outros países uma vez que esse é um mal que assola não somente essas duas nações, mas muitas outras especialmente aquelas em que o setor turístico é mais desenvolvido. A verdade é que para se conseguir algum resultado positivo contra males enraizados como é esse tipo de turismo é preciso se unir em idéias e ações no sentido de erradicar totalmente ou pelo menos minimizar os efeitos danosos que esse grande mal causa a sociedade como um todo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Legislação do Turismo

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *