Turismo de diversos estados como Minas Gerais e São Paulo na atualidade é um importante segmento da economia mundial, sendo no Brasil o segmento terciário que apresenta maior crescimento, gerando emprego e renda para milhões de pessoas e comunidades que atuam no setor. Com o crescimento rápido os profissionais de turismo e as empresas que atuam no ramo tem buscado cada dia mais, a qualificação e modernização dos serviços prestados, das instalações e dos produtos oferecidos, como unica forma de se estabelecerem e competirem neste mercado em que a excelência do serviço e a qualidade do produto ofertado se traduz na satisfação do turista e assim é a maior garantia de sucesso.
Definindo o Turismo
Segundo a Organização Mundial de Turismo – OMT, é considerado turista aquela pessoa que viaja para lazer, trabalho ou estudo por periodo inferior a um ano e superior a 24 horas, e todos os serviços que são utilizados pelo turista enquanto permanece em um destino e desloca-se até ele é chamado de “produto turístico”, ou seja, o sistema de transporte, restaurantes, hotéis, etc. A má qualidade em qualquer um dos setores afetará a avaliação de todo o conjunto, comprometendo os demais, assim a interrelação harmônica entre todos os segmentos que atuam em turismo é fundamental. Ainda segundo a Organização Mundial de Turismo, este pode ser subdividido em tres formas, o turismo doméstico, o turismo receptivo e o turismo emissivo. O turismo receptivo é quando turistas são recebidos em um país, quem recebe faz o turismo receptivo, o turismo emissivo é quando uma pessoa que mora num mpaís viaja para outro país, o país de origem do turista faz o turismo emissivo e o turismo doméstico é quando as pessoas viajam dentro do país onde moram. Neste artigo vamos falar um pouco sobre o turismo receptivo.
Turismo receptivo
Turismo receptivo corresponde a oferta do conjunto de serviços, bens, atrativos, infra-estrutura, etc., disponibilizados aos turistas com o objetivo de satisfazer as expectativas quando realizou a escolha do produto turistico. Turismo receptivo é exatamente o inverso so turismo emissivo, pois é o conjunto turistivo existente no local que recebe o turista e que lhe é oferecido.
Assim fica claro que o turismo receptivo não é somente um serviço, mas sim um conjunto de serviços e opções oferecidas para os indivíduos que planejem suas viagens, e para que funcionem bem e tenham a qualidade almejada precisam funcionar em harmonia, como elos de uma mesma corrente. Só exemplificamos, vamos ver um turista que chegue em nossa cidade, uma cidade com uma linda praia que recebe milhares de turistas todos os anos, portanto uma cidade turistica receoptiva. Esse turista faz uma boa viagem, é bem atendido no aeroporto e na chegada no hotel, mas ao sair a noite não é bem atendido no restaurante da praia e mais tarde o motorista do táxi lhe cobra o dobro do preço da corrida, ou ele é assaltado, ou outra situação semelhante. No outro dia o turista vai embora de volta para a cidade turistica emissora e levará uma péssima imagem de nossa cidade, que fará com que em sua próxima viagem considere outro destino.
Conclusão
Assim, em se tratando de turismo, todos os segmentos de um determinado local devem se interrelacionar, governo, empresários e comunidades, pois a qualidade dos serviços prestados é do interesse de todos, para o desenvolvimento do turismo e consequentemente da economia local.
Pingback: Visto de Estrangeiro no Brasil - Trabalho e Permanente | Turismo
Pingback: Bariloche - Hotel e San Carlos | Turismo
Pingback: Cresce o Turismo de Aventura - Empresas do Brasil | Turismo
Pingback: Pousadas em Paraty - Hoteis Baratos | Turismo
Pingback: Itaipava RJ - Pousadas e Hotel | Turismo
Pingback: Turismo na Terceira Idade - Viagens e Agências | Turismo
Pingback: Turismo de Risco - Agência e Capital | Turismo
Pingback: Aperfeiçoamento de Serviços de Turismo - Agências e Viagens | Turismo
Pingback: Praia Para Nudismo - Casas de Naturismo | Turismo Bico do Corvo
gostei das informações e concordo plenamente faço excursão para amigos e já passei por um momento onde o lugar não era nada daquilo que foi prometido com muito tato e destreza consegue contornar a situação e hoje todos os anos levo as pessoas para esta cidade . pelo menos uma vez ao ano todos querem voltar.por isso tem que haver união neste setor!