Qual É A Cidade Mais Moderna Do Brasil?

O Brasil possui no total 5.570 cidades, onde cada uma possuindo sua cultura e traços próprios. Com um país tão grande é muito difícil que alguém conheça ao menos 10% do total das suas cidades, isso se deve ao fato de que parte das cidades não possui atrativos turísticos tão interessantes, mas mesmo retirando esses municípios, ainda existe uma lista enorme de opções.

Por isso, quando as pessoas decidem fazer uma viagem, podem fazer algumas perguntas para descobrir que local deseja visitar. Uma das dúvidas pode ser a seguinte: Qual é a cidade mais moderna do Brasil?

Caso essa dúvida apareça, é necessário primeiro compreender o que é uma cidade moderna:

O Que É Uma Cidade Moderna?

Existem alguns conceitos diferentes de uma cidade moderna, vamos conhecer qual cidade do Brasil se encaixa em cada um deles:

Cidade Sustentável

As áreas focadas no meio ambiente consideram as cidades sustentáveis as mais modernas, sendo essas as cidades que se preocupam tanto com os aspectos ambientais, como água, energia, poluição, saneamento básico, descarte de resíduos, quanto com os aspectos sociais, como mobilidade, educação, saúde, pobreza e geração de empregos.

A Cidade Mais Sustentável Do Brasil: Curitiba (pr)

Considerada um ótimo lugar tanto para se viver quanto para passear, Curitiba realmente é um destaque extremamente positivo.

A capital paranaense é um local muito interessante, sendo destaque no Brasil e mundialmente com a sua preocupação com a preservação ambiental e a mobilidade, possuindo diversos projetos diferentes em relação à vida sustentável.

Possui um dos sistemas de transporte públicos mais engenhosos do Brasil, onde as pessoas tem acesso a um serviço de qualidade, rápido e confortável. Possui linhas de ônibus coloridas para facilitar a identificação, estações de embarque em vários pontos e ônibus biarticulados.

Além da mobilidade, conta com forte preservação ambiental, possuindo a melhor qualidade de ar de todas as capitais brasileiras, 36 áreas de preservação, e uma área de 64 metros quatros por habitante da cidade.

O Que Fazer Em Curitiba?

O que não faltam são atrações turísticas interessantes na cidade, havendo muitos pontos animados, outros tranquilos, sendo possível agradar todos os tipos de turistas. É importante destacar que grande parte dos pontos turísticos da cidade possui entrada franca. Confira os principais:

  • Centro histórico;
  • Jardim Botânico;
  • Museu do Oscar Niemeyer;
  • Ópera de Arame;
  • Parque Tanguá;
  • Parque Barigui;
  • Bosque Alemão;
  • Mercado Municipal;
  • Torre Panorâmica;
  • Zoológico Municipal de Curitiba.

Cidade Criativa

Para quem está relacionado a área da cultura, as cidades modernas são aquelas criativas, que possuem diversas atividades artísticas, culturais, fomentando o turismo do local. Além disso, tem ligação com as universidades, tecnologia e ciência desenvolvida na cidade nas mais diversas áreas dentro das exatas, humanas e biológicas.

Esse tipo de cidade possui combinações que atraem talentos, promovendo uma alta diversidade social no local, atraindo turistas e também moradores, o que melhora a economia da cidade, e consequentemente, a sua economia e qualidade de vida.

A Unesco possui um ranking com diversas cidades criativas espalhadas pelo mundo e oito delas são brasileiras, sendo as seguintes: Belém (PA), Florianópolis (SC) e Paraty (RJ), são cidades que entraram para a lista integrando o campo que é relacionado a área da gastronomia; Brasília (DF) e Curitiba (PR), foram consideradas modernas em relação ao design; João Pessoa (PB), é uma cidade criativa em relação as artes folclóricas e ao artesanato em; Salvador (BA), está na lista no campo da música; e Santos (SP), integra o campo do cinema.

Todas essas cidades possuem incríveis atrativos turísticos, sendo opções de viagens bem comuns entre os brasileiros e estrangeiros que visitam nosso país.

Pontos Turísticos Das Cidades Criativas:

  • Belém: Mercado municipal, Forte do Castelo, Museu Paraense Emílio Goeldi, Palacete das Onze Janelas, Parque Zoobotânico Mangal das Graças, dentre outros.

    Mercado Municipal de Belém

    Mercado Municipal de Belém

  • Florianópolis: praias (praia da Joaquina, praia mole, praia lagoinha do leste, praia Brava, etc), Fortaleza de São José da Ponta Grossa, ponte Hercílio Luz; dunas da Joaquina, dentre outros.

    Praia de Florianópolis

    Praia de Florianópolis

  • Paraty: Centro Histórico, praias (praia do sono, praia da lula, praia da Ilha do Pelado, praia do Jabaquara, etc), cachoeiras, Casa da Cultura de Paraty, dentre outros.

    Centro Histórico de Paraty

    Centro Histórico de Paraty

  • Brasília: Catedral Metropolitana Nossa Senhora, Palácio do Alvorada, Congresso Nacional, ponte Juscelino Kubitschek, dentre outros.

    Catedral Metropolitana Nossa Senhora

    Catedral Metropolitana Nossa Senhora

  • João Pessoa: praias (Praia do Jacaré, Praia de Cabo Branco, etc), farol na praia de Cabo Branco, jardim zoobotânico Arruda Câmara, Parque Estadual Marinha da Areia.

    Praia de João Pessoa

    Praia de João Pessoa

  • Salvador: Mercado Modelo, elevador Lacerda, Igreja e Convento de São Francisco, Basílica Senhor do Bonfim, praias (Ilha dos Frades, praia do Porto da Barra, Baía de Todos os Santos, etc), dentre outros.

    Praia de Salvador

    Praia de Salvador

  • Santos: praias (Praia Branca, praia Gonzaga, etc), Museu do Café, Aquário Municipal de Santos, dentre outros.

    Praia de Santos

    Praia de Santos

Cidades Inteligentes

Classificadas como modernas, as cidades inteligentes são as que fazem uso de tecnologias no campo da Informação e Comunicação para implantar mudanças no seu meio social, como monitoramento ambiental, controle de trânsito, melhoras na saúde, educação e segurança de seus cidadãos.

Curitiba é considerada a tempos e pela maioria da população, a cidade mais inteligente do Brasil, mas um ranking feito em 2019 colocou a cidade de Campinas, de São Paulo, como a cidade mais inteligente do país.

O ranking que cria tal classificação é chamado de “Connected Smart Cities”, e classifica as cidades de acordo com onze eixos diferentes (mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, saúde, educação, empreendedorismo, governança economia, segurança, energia), totalizando mais de 70 indicadores.

As outras cidades que integraram o ranking foram (por ordem de classificação): São Paulo, Curitiba, Brasília, São Caetano do Sul, Santos, Florianópolis, Vitória, Blumenau e Jundiaí.

O Que Fazer Em Campinas?

Localizada no interior de São Paulo, Campinas é um destino atraente, pois une a urbanização das grandes cidades, com o estilo de vida do interior. A cidade é muito agradável para os turistas, sendo os seus principais pontos turísticos:

  • Lagoa do Taquaral;
  • Passeio na Maria Fumaça;
  • Catedral Metropolitana de Campinas;
  • Bosque dos Jequitibás;
  • Torre do Castelo;
  • Bar do Carioca.

Considerando todas as classificações possíveis para cidade moderna, é possível notar que a cidade que mais aparece nos ranking é Curitiba, por isso, pode-se considerar que ela é, no geral, a cidade mais moderna do país.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *