O estado federal da Baviera (Bayern em alemão) faz parte da Alemanha, país dividido em 16 estados federais. Trata-se de uma das regiões europeias mais procuradas por turistas sendo o segundo maior estado alemão. Na Baviera está situada a cidade de Munique que é a terceira maior cidade do país. Faz fronteira com a Áustria e com a República Tcheca.
Principais Pontos Turísticos da Baviera
Castelo de Neuschwanstein
O nome do castelo é uma referência a Lohengrin, o Cavaleiro do Cisne, que é um personagem de uma ópera homônima. A arquitetura do castelo nos apresenta um quê de fantástico e se você olhar para ele e pensar que já o viu em algum lugar saiba que pode ter sido no filme da Cinderela. A Disney se baseou nesse castelo para criar o seu símbolo máximo.
Dentro do castelo não é permitido fotografar, mas temos certeza que os turistas vão aproveitar ao máximo a experiência. O objetivo de Luís II da Baviera era resgatar o espírito dos castelos alemães reerguendo as ruínas do local na segunda metade do século XIX. Saiba mais sobre o castelo acessando a sua página.
Oktoberfest em Munique
A festa da cerveja mais famosa do mundo acontece na cidade de Munique, na Bavária. Sua origem remonta ao ano de 1810 quando foi criada pelo rei bávaro Ludwig I que desejava festejar o seu casamento. Desde então a festa só fez crescer e acontece todos os anos em meados de outubro (de onde vem seu nome) com uma enorme feira com uma grande variedade de cervejas e derivados.
Cordilheira dos Alpes – Zugspitze
Na Baviera estão os Alpes alemães e você pode fazer um passeio bastante interessante conhecendo o pico mais alto da Alemanha chamado de Zugspitze (2.962 metros acima do nível do mar). A história de como esse pico passou a fazer parte do território alemão é bastante romântica, teria sido um presente do imperador austríaco Francisco José para que a Baviera – terra natal de sua esposa Sissi – tivesse uma verdadeira montanha.
Para se ter uma ideia do sucesso do pico Zugspitze saiba que mais de 500 mil turistas sobem até o seu topo todos os anos. O local oferece espaço para relaxar apreciando um belo lanche, mas também tem muitas opções de diversão como pista de esqui, trilhas, prática de snowboard, exposições e muito mais. O melhor é que mesmo não estando em forma você chegará ao topo dessa montanha, basta contar com a ferrovia Garmisch – Partenkirchen, leva cerca de uma hora e meia para alcançar o topo.
Castelo de Hohenschwangau
Construído pelo Rei Maximiliano II da Baviera, pai do monarca Luís II tendo sido sua casa durante a infância. O imponente castelo foi construído sobre as ruínas da fortaleza Schwanstein que ficou conhecida do público após a descoberta de alguns registros em que ela era mencionada. Todos os anos milhares de turistas passam por esse castelo que está aberto para visitação das 9h às 18h, só não abre no natal. Saiba mais na sua página.
Lago Chiemsee
Também conhecido como mar Bávaro é o maior lago da região, no seu entorno fica situado Chiemgau que é o principal ponto recreativo do local. Fica a somente 80 km de Munique e se destaca por suas trilhas famosas.
Palácio de Herrenchiemsee
O modelo usado como base para a construção desse palácio foi o Palácio de Versalhes e foi mais uma das obras idealizadas pelo monarca Luís II. Está situado no Lago Chiemsee, mais precisamente na Ilha de Herreninsel, a cerca de 60 km de Munique. Trata-se de uma representação de como Luís II admirava o rei da França Luís XIV. Saiba mais em sua página.
Oberammergau
Um dos municípios mais curiosos da Baviera é reconhecido por ter edifícios ornamentados com símbolos religiosos ou como se fossem edificações de contos de fada. A cada dez anos é realizada uma grande representação da Paixão de Cristo que envolve toda a cidade em seus preparativos contando com um número expressivo de figurantes.
Palácio de Linderhof
Embora esse seja o menor dos três castelos idealizados pelo rei Luís II da Baviera tem sua importância no fato de que foi o único que ele viu ficar pronto. A construção desse castelo aconteceu do ano de 1869 a 1878 e está situado no sudoeste da Baviera. Fica próximo de Oberammergau e da Abadia de Ettal. Saiba mais na sua página.
Palácio Nymphenburg
O palácio que era a residência de verão dos monarcas da Baviera possui como anexo um parque com 200 acres. Trata-se de um dos pontos mais famosos de Munique tendo passado por várias modificações ao longo dos anos. A decoração interna do palácio é um verdadeiro acervo de arte tendo afrescos de por Johann Baptist Zimmermann e F. Zimmermann no teto. Um exemplar de palácio barroco, porém, parte da decoração passou redesenhos com a inclusão de rococós. Saiba mais em sua página.
Kehlsteinhaus (Ninho da Águia)
Trata-se de uma edificação construída com todo cuidado no cume da montanha Kehlstein, recebeu esse nome por ser um presente do partido nazista para Adolf Hitler por seus 50 anos. Para chegar até a edificação é necessário tomar o elevador todo de ouro. Durante anos esse lugar foi o esconderijo de tesouros que os nazistas roubaram dos judeus como obras de arte e joias. Atualmente, é um lugar visitado por turistas que desejam conhecer mais sobre esse capítulo da história. Saiba mais em sua página.