Varsóvia é a capital da Polônia e a cidade mais populosa do país estando situada as margens do Rio Vístula. Trata-se de uma cidade com grande resistência, pois ao longo da história presenciou guerras, perseguição a judeus e disputas por seu território. Mesmo com tantos episódios conturbados a cidade tem um astral animado e conta com agitação em suas ruas com coloridos bares e variados pontos turísticos. Eleita várias vezes como a capital mais barata para se viajar na Europa, Varsóvia, merece que você a considere para a próxima viagem.
Pontos Turísticos de Varsóvia
Stare Miasto – Cidade Velha
Uma das regiões de Varsóvia que nos faz entender que mesmo os horrores da guerra podem ser superados. A chamada Cidade Velha é uma reconstrução fiel do que foi destruído durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial. O trabalho foi tão bem feito que em 1980 a região foi declarada como Patrimônio Mundial da UNESCO. O ponto que mais atrai visitantes na região é a praça.
A construção da primeira Cidade Velha teve início no século XIII quando a cidade tinha apenas um povoado e um grande castelo. Conforme os séculos foram passando novas construções foram sendo adicionadas e criando o visual que conhecemos hoje em Varsóvia. Ao fazer o seu passeio pela região não deixe de conferir a fachada da Basílica de São João Batista. O melhor é que logo ao lado você ainda confere o Santuário de Nossa Senhora das Graças. As igrejas são muito bonitas na Polônia porque o país é bastante religioso.
Museu de História de Varsóvia
Não tem jeito melhor de conhecer a história dessa bela e antiga cidade europeia, nesse museu você encontrará um acervo completo. Um dos pontos turísticos que não podem ficar de fora da sua lista.
Praça do Mercado
Quem visita Varsóvia não pode deixar de se deliciar com os sabores locais num restaurante da Praça do Mercado ainda na Cidade Velha. Aproveite essa parada para almoçar e confira a estátua de seria que está no centro da praça. As sereias podem ser vistas por toda a capital polonesa. Há uma lenda local que uma seria vindo do Mar Báltico foi presa por um comerciante e ao chorar atraiu os pescadores locais que a libertaram. Como forma de agradecimento esse ser mágico prometeu ajudar sempre que fosse necessário. Por isso a seria é um dos símbolos da cidade.
Nowe Miasto – Cidade Nova
Para sair da Cidade Velha e chegar a Cidade Nova basta que você atravesse os antigos muros de defesa que recebem o nome de Barbakan. Mas, é bom estar preparado para o fato de que a Cidade Nova não é exatamente nova sendo que sua construção data do século XIV. Quando foi erguida essa região era outra cidade dentro de Varsóvia. Os turistas encontram boas opções de monumentos e igrejas para visitar nessa área, contudo, não é esse o principal atrativo.
A vida noturna animada nesse pedaço de Varsóvia é o destino dos turistas que chegam com sede de diversão. Porém, se você tem um perfil turístico mais calmo recomendamos conhecer o Parque de Fontes Multimídia em que são realizados espetáculos com luzes, som e água nas noites mais quentes.
Preservação da História dos Judeus
No filme “O Pianista” do diretor Roman Polanski podemos ter uma dimensão do terror que assombrou os judeus em Varsóvia no período de perseguição da Segunda Guerra Mundial. Quem tem interesse por história deve visitar a região chamada de Gueto dos Judeus em que está situado o Museu da História dos Judeus Poloneses juntamente com a única sinagoga que resistiu ao bombardeio de 1943 empreendido pelos nazistas. Ainda seguindo essa temática tem o Museu da Insurreição que foi inaugurado há pouco tempo e que visa comemorar os 60 anos do episódio que ficou conhecido como a Revolta de Varsóvia no ano de 1944.
Conhecendo Varsóvia pela Rota Real
Para que sua viagem seja completa recomendamos que você percorra o trajeto chamado de Rota Real. Trata-se de um trecho em linha reta que apresenta as três residências reais mais relevantes que são: Castelo Real, Parque Real Lazienki e Palácio Wilanów. Mas, antes de se animar a ir caminhando saiba que não é tão simples. Não dá para fazer todo esse caminho a pé devido a sua extensão. Os turistas geralmente fazem o começo do caminha a pé saindo do Castelo Real até uma escultura em forma de árvore. Desse pedaço em diante o interessado pode tomar um ônibus que realiza o caminho até o final do trajeto. Confira a seguir pontos turísticos que fazem parte da Rota Real:
- Castelo Real – na Cidade Velha
- Coluna do Rei Segismundo III
- Igreja Santa Ana
- Palácio Presidencial
- Hotel Bristol (prédio histórico)
- Praça do Teatro
- Praça de Pilsudski com o Monumento ao Soldado Desconhecido
- Jardim Sajón
- Galeria Nacional de Belas Artes
- Igreja São José do Patrocínio
- Universidade de Varsóvia
- Igreja de Santa Cruz
- Monumento a Nicolau Copérnico
- Centro de Ciências de Copérnico
- Museu de Chopin
- Monumento da Palmeira Imperial
- Parque Wilanów
- Parque Lazienski (no retorno da Rota Real).
Varsóvia é a capital e também a maior cidade de toda Polônia, localizada nas margens do rio Vístula, conhecida em polonês por “Warszawa”, ela é uma cidade onde se concentram diversas indústrias de todas as áreas, como engenharia elétrica, automotivas, aço e bens de consumo. É também sede de várias instituições de ensino superior, como por exemplo, Universidade de Varsóvia, Universidade Tecnológica de Varsóvia, Escola Superior de Gesta, Academia Médica e muitas outras. A cidade também se caracteriza pela grande quantidade de igrejas, dentre as quais as mais importantes são: Catedral de S. João com um estilo gótico, Igreja Santa Cruz que foi toda reconstruída no século XVI. Vamos ver agora algumas fotos da cidade de Varsóvia na Polônia: