Turismo em Aiuruoca

Ótimo destino turístico para quem gosta de ecoturismo, ou seja, contato intenso com a natureza, assim pode ser definida a região de Aiuruoca. Localizada no Estado de Minas Gerais, Aiuruoca tem como grande atrativo para seus turistas a sua gastronomia diversificada, sendo o tradicional pão de queijo uma das delicias mais pedidas por eles. As paisagens são compostas de muito verde e de belas cachoeiras, que podem ser encontradas em todo território.

Aiuruoca é uma pequena cidade no interior de Minas, com pouco menos de dez mil habitantes, mas que apresenta uma grande variedade de opções para quem busca fazer ecoturismo. Sendo o destino perfeito para quem deseja se desligar um pouco da vida tecnológica e se conectar com a natureza.

Informações sobre Aiuruoca

  • As estradas na cidade são bem ruins, e para ir até as cachoeiras não é recomendado se ir com um carro abaixo, apesar de ser possível de fazer o trajeto com um pouco mais de dificuldade.
  • A única operadora que pega na região é a Vivo.
  • Há poucos bancos na cidade, e como é uma cidade pequena, nem sempre os estabelecimentos passam cartão de crédito, por isso, leve dinheiro de casa.
  • Durante a semana a cidade em si é bem parada, alguns estabelecimentos, como restaurantes e lanchonetes, só abrem durante o final de semana.
  • Há divisão de duas regiões turísticas na cidade, sendo elas o Vale do Matutu e o Vale dos Garcias.

Como Chegar a Aiuruoca?

A cidade encontra-se no sul de Minas, bem perto do Rio de Janeiro e de São Paulo, tendo um acesso fácil pela estrada até o centro. Para quem vem do Norte, o caminho é pela BR-267, vindo do Sul, o caminho é feito pela LMG-881.

O Que Fazer Em Aiuruoca?

Mesmo sendo uma cidade pequena, há vários pontos interessantes para visitar, conheça alguns deles abaixo:

Praça Central

Praça Central de Aiuruoca

Praça Central de Aiuruoca

A cidade possui um centro bem acolhedor, típico de cidade do interior de Minas, rodeada com lanchonetes e pelo comércio local. Possui uma praça bem aconchegante, com bancos ao redor de um coreto.

De frente para a Praça central fica a Igreja Nossa Senhora da Conceição, que foi construída em 1717, possuindo diversas características da época.

Vale do Matutu

Vale do Matutu

Vale do Matutu

No Vale do Matutu estão localizados os principais pontos turísticos naturais da cidade.

Pocinho

Essa é uma propriedade particular, mas que vale super a pena a visita, com uma ótima estrutura, com banheiro, lanchonete, estacionamento e um poço todo cercado. A entrada no local é paga, e não é todos os dias que ele funciona.

Pocinho

Pocinho

Cachoeira Deus me Livre

Perto do Pocinho está a Cachoeira Deus me Livre, para chegar ao local é preciso deixar o carro na estrada e fazer uma trilha rápida. É um local bem bonito, com bastante contato com a natureza, e possui entrada gratuita.

Cachoeira Deus me Livre

Cachoeira Deus me Livre

Cachoeira do Batuque

Essa cachoeira possui 30 metros de queda, ficando no meio da mata, com o acesso a ela sendo feito através de trilha, que dura cerca de 20 ou 30 minutos. A cachoeira proporciona um ótimo contato com a natureza, com a água escorrendo pelas pedras de uma maneira muito bonita, formando uma espécie de chuveiro natural. A entrada é gratuita.

Cachoeira do Batuque

Cachoeira do Batuque

Cachoeira dos Macacos

Essa cachoeira fica bem na beira da estrada principal do Vale do Matutu, sendo que para visitá-la é preciso deixar o carro na estrada. Para chegar até a cachoeira é necessário fazer uma trilha e cerca de 10 minutos.

Cachoeira dos Macacos

Cachoeira dos Macacos

Casarão do Matutu

Essa casa centenária se tornou a sede da Associação de Moradores e Amigos do Matutu, sendo também tombada como patrimônio histórico municipal. A casa possui arquitetura típica do período que foi construída, contando ainda como um mini museu, e duas lojinhas ao seu redor, uma de artesanatos e uma de produtos típicos mineiros, como café e queijo.

Casarão do Matutu

Casarão do Matutu

Poço das Fadas

Próximo ao Casarão do Matutu está o Poço das Fadas, que tem o acesso por uma trilha com cerca de 10 minutos. É considerado um dos pontos mais bonitos da cidade, com poço em tamanho razoável e ótima profundidade para tomar um banho. Possui águas bem geladas, limpas e cristalinas.

Poço das Fadas

Poço das Fadas

Cachoeira do Meio

Essa é uma cachoeira pequena e bem escondida no meio da mata, ficando no meio da trilha que vai até a Cachoeira do Fundo. É um ótimo local para descansar e se refrescar até chegar ao outro ponto.

Cachoeira do Meio

Cachoeira do Meio

Cachoeira do Fundo

Essa é a cachoeira mais famosa da cidade, porém, para chegar nela demanda certo tempo, com uma trilha de uma hora e meia, com algumas subidas e lugares escorregadios, sendo um caminho que vale totalmente a pena, com uma queda de 130 metros, que impressiona a qualquer um. Possui um poço médio, onde é possível se refrescar.

Cachoeira do Fundo

Cachoeira do Fundo

Vale dos Garcias

Essa é a outra parte turística da cidade, que na realidade tem o acesso na rodovia, antes de entrar na cidade. Confira os pontos turísticos:

Vale dos Garcias

Vale dos Garcias

Cachoeira dos Garcias

Essa cachoeira faz parte de uma propriedade privada, mas possui entrada gratuita. No local existe um restaurante e está sendo montado um hostel. O local conta com um estacionamento e há uma trilha até a cachoeira, que é muito bonita, com um poço fantástico para banho, e alguns mirantes para avistar a paisagem ao longo da trilha.

Cachoeira dos Garcias

Cachoeira dos Garcias

Prainha

Um local perfeito para sentar e curtir o dia é a prainha, onde existe um bom espaço para descansar, fazer um piquenique e curtir a natureza.

Prainha

Prainha

Poço do Joaquim Bernardo

Esse local também fica em uma propriedade, que não cobra entrada, mas exige uma consumação mínima na sua lanchonete, que possui uma boa estrutura. O poço é um ótimo local para tomar banho e passar o dia.

Poço do Joaquim Bernardo

Poço do Joaquim Bernardo

Parque Estadual da Serra do Papagaio

Esse parque está localizado na Serra da Mantiqueira, e abrange várias cidades do sul de minas, dentre elas a cidade de Aiuruoca (além de Alagoa, Baependi, Pouso Alto e Itamonte). Esse parque é um dos últimos locais preservados de Mata Atlântica do estado, e sua criação foi para preservar a biodiversidade que ele oferece.

Parque Estadual da Serra do Papagaio

Parque Estadual da Serra do Papagaio

Pico do Papagaio

O Pico do Papagaio tem altitude superior a 2 mil metros, e subindo esse conjunto de elevações, é possível ter uma visão incrível de toda a região.

Pico do Papagaio

Pico do Papagaio

Existem diversas trilhas que levam até o Pico do Papagaio, e saindo do Vale dos Garcias a distância é menor, pois boa parte é subida de carro, totalizando em uma trilha de 4 horas, que possui uma caminhada um pouco pesada, exigindo certo preparo físico.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sudeste

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *