Turismo em Bananal SP – Cidade Histórica

A Cidade de Bananal (SP)

A fundação da cidade de Bananal aconteceu no ano de 1783 e teve o seu apogeu no século XIX devido a sua grande produção de café. Como uma lembrança desse rico período a cidade de Bananal ainda possui fazendas de grande porte e palacetes urbanos. Há mais ou menos cinco décadas a cidade iniciou um novo ciclo de produção que é mais direcionado para o artesanato.

Dentre os trabalhos que se destacam estão crochê de barbante, produção de cachaça além de doces artesanais. A cidade já foi elevada a condição de Estância Turística pelo governo do estado de São Paulo. No ano de 1985 o Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) tombou o núcleo urbano da cidade devido ao seu valor histórico e arquitetônico.

Para aproveitar essa fase de força do turismo diversas sedes de fazendas históricas passaram por um processo de adaptação para que pudessem receber visitação além de hospedar os turistas. Com isso o turismo em Bananal se tornou uma interessante alternativa para quem deseja empreender uma viagem diferente. Confira a seguir mais detalhes.

Conhecendo Bananal

A cidade de Bananal está localizada no sopé da Serra da Bocaína e conta com um exuberante patrimônio natural no qual os turistas podem conferir matas, cachoeiras, rios, flora e fauna. Quem tem um espírito mais aventureiro pode ainda passear pelas trilhas e fazer passeios ecológicos, além de ver de perto um pouco mais da mata Atlântica. Ainda é possível passear por trechos da estrada de ouro antiga bem como se refrescar num rio ou cachoeira.

Bananal – Uma Cidade do Vale Histórico

Um dos principais atrativos da cidade de Bananal é o fato de abrigar diversas fazendas que tiveram grande importância na época de ouro do café. Para se ter uma ideia a produção de café de Bananal fez da cidade uma das mais relevantes de maneira que em certa época chegou até mesmo a ter a sua própria moeda.

Tanta riqueza teve grande influência na arquitetura da cidade e durante esse período foram construídos diversos casarões com o melhor do estilo colonial que estão preservados até hoje. O centro histórico de Bananal é perfeito para quem deseja conferir esses casarões, nas grandes fazendas também é possível alguma coisa nesse sentido.

Quando o café entrou em decadência a cidade de Bananal perdeu muito e com o passar dos anos acabou ficando esquecida. Contudo virou o jogo quando passou a desenvolver o seu potencial turístico voltando a receber investimentos. A cidade possui um extenso patrimônio cultural assim como lindos atrativos naturais.

Passeios a Fazer – Onde Ir em Bananal

Confira a seguir uma descrição de alguns dos principais pontos de turismo da cidade de Bananal.

Centro Histórico

No centro histórico de Bananal é possível conferir duas praças que são rodeadas por casarões históricos em que os turistas podem conferir lojas de artesanato e restaurantes.

Farmácia Popular

A farmácia popular presente em Bananal é a mais antiga farmácia em atividade do país, ela foi fundada em 1830 e ainda mantém a sua arquitetura preservada assim como os seus instrumentos de centenas de anos. Um prato cheio para quem gosta de turismo histórico.

Chafariz de Ferro

Esse belo chafariz teve a sua inauguração no ano de 1879 e tinha como objetivo ser usado pela população que ainda não tinha água encanada em casa. O chafariz foi completamente restaurado para se tornar uma atração turística.

Fazendas Históricas

Dentre os principais atrativos turísticos da cidade de Bananal estão as suas fazendas históricas que possuem jardins incríveis que se parecem com aqueles dos cenários das novelas. Para atender bem os turistas em algumas dessas fazendas existem pousadas e restaurantes.

Estação de Trem

Sabe aquelas cenas de filmes e novelas de época em que a mocinha se despede do mocinho na estação de trem? Visite a estação fundada no centro da cidade em 1889 e tenha a sensação de estar dentro de uma dessas cenas. Aproveite que você pode ainda encontrar uma locomotiva restaurada do mesmo período.

Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Livramento

Essa igreja foi construída no ano de 1811 seguindo o estilo colonial e conta com os Doze Apóstolos em madeira. A sua arquitetura se caracteriza por ser simples e ter planta fechada contando com a implantação de destaque na praça principal de Bananal, Praça Monsenhor Cid França Santos. A igreja passou por diversas reformas ao longo do tempo e é um dos principais orgulhos dos cidadãos de Bananal.

Parque da Serra da Bocaína

Perfeito para quem gosta de um turismo com mais aventura e com a recompensa de ver lindas paisagens. Nesse parque os turistas de deparam com diversas cachoeiras assim como paisagens deslumbrantes e trilhas dentre as quais estão inclusive aquela do ouro.

Dentre os pontos do parque que merecem uma atenção especial estão a Pedra do Frade com 1589m de altitude e cujo acesso se dá por uma trilha de 12 horas (ida e volta); a Cachoeira do Mimoso e a Cachoeira das 7 Quedas. Lembramos que é importante ter um bom preparo físico para realizar esse tipo de turismo.

Dicas Para Viajar Para Bananal

Estradas

Se você pretende ir a Bananal é interessante se informar sobre as condições das estradas de acesso a cidade.

Agências Bancárias

A cidade é pequena e conta com agências dos bancos Santander e Banco do Brasil, vale a pena pesquisar a respeito da existência de caixas eletrônicos do banco que você utiliza para não chegar até Bananal com todo seu dinheiro no banco e descobrir que não pode utilizá-lo.

Postos de Combustíveis

Assim como os bancos você deve verificar se existem postos de combustível no caminho que você pretende seguir.

O Carro

Quem vai viajar de carro deve levar o veículo para uma revisão completa assim como verificar se a sua documentação está toda em dia.

Prepare-se

Antes de se descolar nessa grande viagem procure se informar a respeito das distâncias assim como das condições de acesso pelas estradas e os preços das atrações que você pretende conhecer.

Reservas

Bananal é uma cidade bastante procurada pelos turistas e dessa forma é bom que você tenha feito a sua reserva com um bom tempo de antecedência.

Guias

Na hora de contratar guias você deve procurar agências ou receptivos de confiança.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sudeste

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *