Mariana
Mariana é uma pequena cidade que fica localizada no estado de Minas Gerais, ela é uma cidade muito encantadora, principalmente porque conta com um centrinho histórico muito charmoso, mas além disso o que também a faz muito especial é o seu povo, que por sua vez já passou por muitas coisas ao longo da sua história, mas segue resistindo sempre firme e tratando os seus visitantes com muito carisma e simpatia.
Mariana cresceu principalmente por causa da sua relação com a mineração do ouro no estado de Minas Gerais, ela e sua vizinha, a cidade de Ouro Preto tem um grande destaque na história colonial brasileira, principalmente a história da mineração no nosso país, não somente na história do passado, mas também em sua história recente, que infelizmente não é tão gloriosa assim.
A cidade de Mariana está a mais ou menos uns 12 quilômetros da turística Ouro Preto e pode ser uma alternativa interessante para procurar hospedagem se você prefere ficar mais distante do movimento da cidade vizinha, Mariana não tem tantos pontos turísticos como outras cidades da região, mas tem uma história e uma cultura que vale a pena conhecer, tem uma culinária deliciosa e vários cantinhos interessantes.
Mariana E a Mineração
O estado de Minas Gerais como um todo já ganhou o seu próprio nome devido ao seu histórico com as minas de metais preciosos e de outros materiais, mas essa região cresceu e se consolidou por causa disso. Muitos dos recursos extraídos da região de Mariana eram levados para os portos brasileiros, principalmente o porto do Rio de Janeiro e em seguida de navio, eles se dirigiam para a Europa, isso principalmente na época em que o Brasil era uma colônia e depois parte do império português.
Esse fato na verdade está muito ligado a uma longa história de exploração, uma vez que os europeus tiravam das nossas terras muitos recursos valiosos, mas não nos deixavam nada em troca, nem mesmo pagavam pelo que estavam retirando, já que naquela época eles consideravam que tudo que estava aqui, pertencia somente a eles.
Com o decorrer do tempo, o nosso país se transformou em uma república e depois em um sistema democrático, apesar de ter passado por um período duro de ditadura, muitas empresas surgiram ao longo do século XX no Brasil, entre elas estão algumas empresas nacionais de mineração, como é o caso da Vale do Rio Doce, como se chamava antes a empresa que agora é conhecida apenas por Vale S.A, essa empresa por fim se ramificou em algumas empresas menores, entre elas a Samarco, que pertence tanto à acionistas da Vale, como também a corporações estrangeiras.
A Samarco fez um dos seus maiores pontos de mineração nas terras da cidade de Mariana, em seus distritos que são um pouco afastados do centrinho histórico, por sua vez as suas minas tinham algumas barragens de alteamento para contenção dos rejeitos, ou seja, aquilo que não é útil para os seus lucros, aquilo que não seus recursos preciosos e também a água que usam para a lavagem do mineral, tudo isso fica dentro dessa barragem.
Essas barragens duram muito tempo, muitos anos, mas elas devem ser constantemente supervisionadas, devem atender alguns padrões mínimos de segurança, o que não aconteceu, com isso no ano de 2015 uma barragem de contenção se rompeu, fazendo que todo aquele seu rejeito fosse de uma vez jogado em cima da comunidade local, das suas casas, das suas famílias.
Se não bastasse as perdas humanas e materiais, a perda para o meio ambiente foi gigantesca e o rejeito de alta toxidade chegou ao grande Rio Doce, ironicamente o rio que deu nome à empresa em seus primeiros anos e em seguida essa poluição toda chegou também ao mar, na altura do estado do Espírito Santo, milhares de animais morreram, se considerarmos também os pequenos animais, como os insetos e invertebrados essa perda é de milhões e milhões de indivíduos e criaturas.
A fauna também sofreu uma grande baixa, assim como todo o sistema hídrico da região, acredita-se que leve mais de 100 anos para que a natureza consiga se recuperar, mas mesmo assim ela nunca voltará ao seu estado original. As perdas foram imensuráveis em todas as áreas, a Samarco esteve à frente de projetos de recuperação e assistência aos atingidos, mas estes não são tão eficientes quanto deveriam ser e nunca farão os danos retornarem ao estado natural anterior ao rompimento.
Cidade, Cultura E História
O município de Mariana tem uma curiosidade que muita gente não sabe, a cidade já foi a capital do estado de Minas Gerais, isso mesmo, antes até do que a famosa cidade de Belo Horizonte, isso aconteceu porque havia uma competição na época do Brasil colônia, que premiava a cidade que conseguisse fazer a maior extração de ouro da época, como isso aconteceu em Mariana ela permaneceu sendo a capital por um tempo, como forma de premiação.
A cidade também foi a primeira do estado a receber esse título, sendo que naquela época todas as outras eram consideradas apenas como vilas. O nome por sua vez, segundo contam as histórias, foi escolhido em homenagem à esposa do Rei João V, na época rei de Portugal e do Brasil, o nome dela era rainha Maria Ana.
A cidade que hoje conta com pouco mais de 60 mil habitantes, tem a maioria dos seus cidadãos na cor parda, segundo dados do IBGE, isso se deve muito ao fato de que os portugueses na época da extração do ouro utilizavam muito de mão de obra escrava africana.
Após a abolição da escravatura, o que aconteceu no ano de 1888, os antigos escravos acabaram por ficar na região e construir as suas famílias, isso pode ter interferido nessa caracterização da cidade.
O ponto é que foram em grande parte os escravos que construíram a história de Mariana, o trabalho deles foi o que fez a vila surgir e chegar ao patamar de cidade, se tem alguém que merece crédito na história do município, são os escravos que trabalharam muito duro para minerar toda a riqueza que já cercou a cidade e toda a riqueza também que foi levada para fora do país.
Turismo em Mariana
Um dos pontos mais altos do turismo em Mariana é a composição arquitetônica da cidade, que em sua maioria remete ao movimento barroco, trazendo para os seus visitantes uma grande imersão na cultura desse movimento. No entanto, a maior parte dos turistas que chegam a cidade hoje vem atrás de aventuras.
O governo municipal e os moradores vendo esse movimento e essa tendência não deixaram de investir no ecoturismo e no turismo de aventura, portanto, hoje há muitos guias na cidade que podem lhe auxiliar nesses tipos de atividades mais radicais. Um dos pontos fortes são as inúmeras trilhas que se pode fazer na região, além disso Mariana também conta com belíssimas cachoeiras.
Uma das atrações principais é também o famoso trem que liga a cidade de Mariana a até a cidade de Ouro Preto, o trem é chamado de trem da Vale, porque a empresa foi quem investiu na atração. O passeio é muito interessante e não demora muito, já que são apenas alguns quilômetros de distância entre os dois municípios.
O trem é muito charmoso, muito bem conservado e nos dá uma excelente experiência de passeio, além disso a paisagem que vemos pela janela é encantadora e podemos admirar mais de perto a beleza natural da região, inclusive passamos de trem próximo a uma grande queda de água, que forma uma linda cachoeira. Se você ainda tem dúvidas sobre visitar Mariana, saiba que a cidade realmente merece entrar no seu roteiro turístico, seja pela sua história, pela natureza nos entornos da cidade, seja pela sua arquitetura ou por seus muitos outros atrativos.