Dicas de Turismo Para Quem Gosta de Natureza

Parque Nacional de Monte Roraima

Um dos principais pontos turísticos do Estado de Roraima é o Parque Nacional do Monte Roraima, onde se encontra lindas savanas e rios cristalinos. O Parque Nacional de Monte Roraima é o marco da tríplice fronteira entre o Brasil com a Venezuela e a Guiana. A área do parque que abrigava uma área indígena é o maior atrativo para aventureiros, principalmente para os montanhistas. O parque é chamado de A casa de Macunaíma pelos indígenas da Venezuela e também do Brasil e apresenta uma fauna típica da região da Amazônia. E sua flora possui características de montanhas e formação arbustiva mais baixa. Para quem deseja visitar o parque é preciso de uma autorização do IBAMA, pois a visita pública não é permitida. Portanto, para fazer uma visita e conhecer o Parque Nacional de Monte Roraima é preciso uma autorização e assim é permitida a visita controlada.  A grande dica para os aventureiros é ir até o alto do Monte Roraima para apreciar a linda vista.

Parque Natural Municipal de Porto Velho

O Parque Natural Municipal de Porto Velho foi criado em 1989 é também é conhecido como Parque Ecológico. Possui trilhas abertas e é um dos principais pontos turísticos da cidade. O espaço conta com um zoológico com espécimes de mamíferos, répteis e aves da fauna regional que foram recuperados de cativeiros irregulares e particulares. Os principais locais de visitação do Parque Natural Municipal de Porto Velho são o cedros centenários, o mirante, a cascatinha e as formações lateríticas. São lindos locais que possibilitam os visitantes contemplarem as lindas paisagens do parque. O parque ecológico possui mata preservada em que se predomina a floresta Ombrófila aberta com palmeiras tem grande importância para a população de Porto Velho em relação à cultura e também  ao lazer. No parque também são desenvolvidas pesquisas acadêmicas e de organizações ambientalistas. O parque recebe muitas visitas e está aberto para visitação pública de quinta a domingo.

Cachoeira do Roncador

A cachoeira do Roncador é a maior cachoeira da Paraíba. Ela que já foi motivo de polêmica entre os municípios de Borborema, Bananeiras e Pirpirituba por causa de sua localização. O local é uma ótima opção para os turistas que pretendem visitar os patrimônios da Paraíba e amam uma linda paisagem natural. A cachoeira do Roncador fica localizada a 13 km do centro de Bananeiras, onde começa sua trilha. A cachoeira, ideal para quem é adepto do ecoturismo, oferece aos visitantes vários esportes radicais como montanhismo, rapel, tirolesa dentre outros esportes. Ótima para quem procura tranquilidade e descanso nas grandes piscinas naturais que se formam entre as rochas da cachoeira. Quem visita o local se depara com uma natureza totalmente conservada, apesar de receber muitas visitas. Na cachoeira não há nenhuma pousada, então para os turistas o único meio de hospedagem é o acampamento. Apesar de não possuir pousadas, existe bar e restaurante para atender os turistas.

Estação Ecológica de Maracá

A estação ecológica de Maracá foi criada no ano de 1981 e fica no estado de Amapá. Esta estação foi criada com o propósito de preservar o ecossistema amazônico presente no local, tendo como seu foco o ecótone. A estação ecológica de Maracá é administrada pelo o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade e é constituída pela ilha de Maracá, ilhas e ilhotas que ficam no Rio Uraricoera e também pelos furos de Santa Rosa e Maracá. O clima da região é o tropical quente e o período de clima seco ocorre durante três meses que vai de agosto a novembro. A fauna encontrada na estação ecológica de Maracá é composta de grande variedade de espécies de répteis, de aves, de mamíferos, peixes e também inúmeros invertebrados. Entre os mamíferos encontramos no local a onça pintada e o macaco prego. Na ilha de Jipioca, que também faz parte da estação, encontramos uma vegetação formada por siriubais e no inverno se transforma em um banco de areia por causa do crescimento das marés.

Estação Ecológica de Niquiá

A Estação Ecológica de Niquiá foi criada no ano de 1985 com o objetivo de preservar a fauna e também a flora do local, que é típica da Amazônia Ocidental. A estação está localizada no estado de Roraima e se encontra no município de Caracaraí. O projeto de preservação desta estação ecológica foi desenvolvido pelo IBAMA e possui como propósito preservar as tartarugas e tracajás, animais em extinção na região. Portanto, para efetuar a visita no local é preciso pedir permissão do IBAMA. A vegetação da estação ecológica de Niquiá é composta por altas árvores e troncos finos. A seringueira é uma das espécies que faz parte do estrato superior da vegetação. Porém, a mais encontrada é o babaçu. Assim como a fauna e a flora, os recursos hídricos da estação também são preservados. A título de curiosidade, a fauna  da estação é representada basicamente pela fauna típica da Amazônia e do cerrado, uma vez que a área fica no ecótone dos dois biomas.

Estação Ecológica de Niquiá

Estação Ecológica de Niquiá

Circuitos das Águas Paulistas

Quando pensamos em circuito, vem logo a imagem de algum esporte ou de pessoas correndo em uma mesma pista. Porém, o Circuito das Águas Paulistas é bastante diferente: É uma opção de lazer em meio ao ecoturismo de São Paulo. Englobando as conhecidas Estâncias de Amparo, Serra Negra, Lindóia, Águas de Lindóia, Socorro, Jaguariúna e Pedreira, adicionadas recentemente ao circuito, o chamado circuito é, na verdade, um passeio ecológico entre esses municípios, onde a melhor infraestrutura espera os turistas que gostam de natureza e de passear entre os mais bonitos vales do Brasil. As águas das Estâncias paulistas são consideradas as mais puras, já que correm boatos de que elas possam ter poderes de cura. Por isso, os municípios em questão são famosos exclusivamente por suas fontes de águas potáveis. As prefeituras de oito municípios puderam criar o Consórcio Intermunicipal do Pólo Turístico do Circuito das Águas Paulista, que tem como principal foco divulgar as atrações turísticas, para que cada vez mais pessoas visitem esses lugares.

Fairchild Tropical Garden

Você sabia que se for a Florida, estado onde fica a Disneylândia, pode conhecer um jardim botânico? E não é qualquer jardim botânico, é nada menos que o Fairchild Tropical Botanic Garden, uma grande área verde preservada que conta com 90 acres de terra com tipos de plantas exóticas, conhecidas e preservadas apenas para estudo e desenvolvimento de medicamentos.

Fairchild Tropical Garden

Fairchild Tropical Garden

O jardim botânico conhecido como Fairchild Tropical Botanic Garden é repleto de árvores floridas e é um grande espaço verde no estado. Ele é aberto ao público de segunda a sexta em horário comercial local e a entrada é gratuita, mas com um número de grupos limitado por dia que devem ser guiados por um funcionário local ou, caso contrário, só no outro dia ou por agendamento de visitas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecoturismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *