Parque Estadual Do Rio Doce Minas Gerais
Situado no chamado “Vale do Aço” o Parque Estadual do Rio Doce pertence ao estado de Minas Gerais, sendo uma das principais regiões que fazem um rigoroso esquema de proteção ambiental, contando com uma vasta mata atlântica e uma fauna bastante interessante, repleta de espécies que só podem ser encontradas dentro do parque.Levando em conta todo o potencial turístico atraído pelo parque, pode-se considerar como um bom atrativo para a região, se destacando com alguns pontos, como por exemplo, a Ponte Queimada e a Trilha do Vinhático.
Ele foi criado no dia 14 do mês de julho no ano de 1944, é pertencente ao estado brasileiro de Minas Gerias, mais precisamente a “Região Metropolitana Do Vale do Aço”. Está entre os três maiores sistemas de lagos do país, sendo denominado de Interplanálitica do Rio Doce. Ficam localizados na floresta tropical do parque e acima do nível do Rio Doce. É um dos “xodós” dos pais por tem um ampla biodiversidade em seu território bastante utilizado como fonte de pesquisas por cientistas que estudam a fauna e flora local.
Patrimônio Do Parque Estadual Do Rio Doce
O patrimônio do parque é basicamente de quarenta lagoas naturais, onde a mais afamada é a lagoa Dom Helvécio, ela possui cerca de 32 metros de profundidade e 6 quilômetros quadrados de profundidade. Nas lagoas habitam espécies de peixes exóticos como o bagre, a manjuba, o cará, o tucunaré, o lambari e muito mais. Para as plantas o parque tem seu próprio herbário que serve para proteger espécies e reconhece-las.
A Fauna Do Parque Estadual Do Rio Doce
É composta pelas espécies das capivaras, das chauá, da sauá, da paca, da saíra, da anumará, e muitas outras. E há também as espécies brasileiras mais comuns como o macaco prego, a capivara, a anta e muito mais. A onça pintada marca presença no local, apenas de ser um animal em risco de extinção devido a caça ileal.
A Flora Do Parque Estadual Do Rio Doce
Possui espécies de arvores como o vinhático, a garapa, o jequitibá e a sapucaia e há também as espécies raras como a caneia sassafrás e a jacarandá de baía. são arvores centenárias e por isso bastante procurada pelos turistas.
O Que Fazer No Parque Estadual Do Rio Doce
os entretenimentos para os turistas são: a famosa Trilha Do Vinhático, o passeio geral pelo parque com ou sem guias turísticos, visitação na Ponte Queimada e também pode passar seu tempo conhecendo a Lagoa dom Helvécio.
Localização do Parque Estadual Do Rio Doce
É um local que tem como divisas lugares bastante habitados por pessoas e também com muitas industrias, como a cidade de Ipatinga. É também uma reserva que protege a biodiversidade de Minas Gerais. O parque tem uma área de extensão de cerca de 36 mil hectares, onde é considerada uma grande área de Mata Atlântica.
Acesso Ao Parque Estadual do Rio Doce
O Parque Estadual do Rio Doce é administrado pelo IEF MG (Instituto estadual de florestas de minas gerais). Ele tem um local voltado para os turistas, onde possui uma área destinada a camping que cabe cerca de 500 pessoas, mas para usar o local com essa finalidade tem que entrar em contato com o parque e agendar antecipadamente cerca de um mês antes. Tem também local para vestir, anfiteatros para entretenimento, restaurantes, estacionamentos, local para sanar dúvidas e também um posto de polícia do meio ambiente.
As BR-262 e a BR-281 são as que permitem o acesso ao parque, onde as cidades vizinhas do parque como a cidade de Timóteo, a cidade de Marliéra, a cidade de Dionísio e também fica distante de belo horizonte cerca de 250 quilômetros. O que atrai os turistas geralmente são os apaixonados pela natureza e estão a fim de um ecoturismo e também famílias que querem relaxar longe da civilização.
este é um trabalho muito importante…..
eu amo o rio doce,o parque e lindissimo e ha paisagens belissimas em todo o seu curso,ha trechos muito desmatado ,oque e uma pena.
mas mesmo assim….e minha grande paixao.
preciso saber dos preços reais das diárias. obrigado!