Parque Estadual de Vila Velha

Aspectos Gerais Sobre O Parque Estadual De Vila Velha

Na cidade de Ponta Grossa, que se situa no estado do Paraná, existe o chamado Parque Estadual de Vila Velha, que nada mais é do que um importante sítio arqueológico, onde são realizadas diversas pesquisas dessa ciência e onde também se configura uma considerável atração turística da cidade, contribuindo, de maneira significativa, inclusive, para a aquisição de recursos financeiros para a cidade.

Esse parque fica a aproximadamente cem quilômetros de distância da capital do estado do Paraná, que é a cidade de Curitiba. Além disso, ele fica a cerca de vinte quilômetros do centro da cidade de Ponta Grossa, considerando a porção sudeste dessa cidade. O nome Vila Velha tem origem de sua aparência, visto que o aspecto nos faz lembrar aquelas cidades medievais que costumamos ver em filmes e até mesmo algumas novelas que representam a antiguidade.

Nesse parque existem algumas colunas e algumas torres que foram construídas com pedras e que também nos fazem lembrar as grandes muralhas que eram construídas na chamada Era Medieval, principalmente quando as civilizações se encontravam em períodos de confrontos ou até mesmo guerras para a conquista de territórios, por exemplo. O que também acaba contribuindo para o aspecto antigo do local onde esse parque está situado é o próprio terreno, que tem como característica o fato de ser acidentado, o que faz com que algumas dessas espécies de muralhas acabem sendo formadas de maneira espontânea.

O Parque Estadual de Vila Velha foi criado no ano de 1966 por meio de um decreto realizado pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná. Na realidade, ele foi criado um pouco antes, no ano de 1953, mas foi tombado somente no ano de 1966, como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual do Paraná. Esse parque acaba fazendo parte do grupo de sítios arqueológicos que ficam bastante próximos entre si, sendo, além do Parque Estadual de Vila Velha, as Furnas, a Lagoa Dourada e os Arenitos.

Mais Um Pouco Sobre Os Aspectos Históricos Do Parque Estadual De Vila Velha

Desde a sua criação, estudiosos acabaram descobrindo outros tesouros acerca do parque, visto que nele foram encontrados diversos animais cujas espécies se encontraram ou ainda se encontram na situação de risco de extinção. Exemplos desses animais são o tamanduá bandeira, o tamanduá mirim, o papagaio de peito roxo, o lobo guará, a jaguatirica, dentre outros mamíferos e aves, principalmente.

Entre os anos de 2002 e de 2004, o Parque Estadual de Vila Velha acabou entrando em situação de revitalização, mais para a sua preservação e manutenção de seu principal propósito que é a conservação. Nesse período algumas de suas áreas foram recuperadas e grande parte do parque foi, de fato, revitalizado. Todas essas questões de manutenção têm como responsáveis os administradores do chamado IAP, que é o Instituto Ambiental do Paraná.

Questões Mais Específicas Sobre O Parque Estadual De Vila Velha

A sua extensão é de mais ou menos dezoito quilômetros quadrados, sendo que grande parte dessa área é composta por formações geológicas do tipo rochosas, contendo o que na época foi chamado de “esculturas naturais”, fazendo referência à maneira como as rochas se encontram dispostas, resultado de milhares anos sob efeito da exposição de ventos, chuvas e outros fatores que são capazes de alterar as constituições geológicas, o que inclui a ação e a interferência do homem.

Essas esculturas são constituídas basicamente de arenito, de acordo com os especialistas em geologia, arenito esse que é proveniente do chamado período Carbonífero de desenvolvimento do planeta Terra, o que equivale a cerca de trezentos e quarenta milhões de anos atrás. No entanto, esse solo se apresenta com uma cor de tom avermelhado, mas que não se deve à composição de arenito em sim, mas se apresenta dessa maneira devido a uma reação química que ocorreu com o dióxido de ferro, também presente nesse local.

Turistas no Parque Estadual De Vila Velha

Turistas no Parque Estadual De Vila Velha

O que acaba encantando os turistas e fazendo com que eles curtam o passei nesse parque é o fato de eles assemelharem algumas das estruturas rochosas ali presentes com formas conhecidas, como animais, objetos, dentre outros. Alguns exemplos que são bastante comentados na grande maioria das visitas são as rochas em formato de camelo, outra em forma de taça de vinho, uma outra em forma de tartaruga, além de algumas que, de acordo com a imaginação de quem as está observando, faz lembrar grandes cogumelos.

Duas pedras que são bastante comentadas pelos visitantes e bastante admiradas são as que acabam se encaixando uma na outra, mas que, vistas com um olhar geral, aparentam estar desmoronando ou na iminência de desmoronar, trazendo bastante curiosidade para os turistas.

Algumas Informações Sobre as Visitas No Parque Estadual De Vila Velha

Não há como realizar visitas ao parque sem o auxílio de um guia de turismo, que na verdade são profissionais que trabalham no parque justamente para realizar essa tarefa. Isso se dá por dois motivos, primeiro porque o parque é bastante grande e, portanto, uma pessoa que não o conhece pode facilmente acabar se perdendo ali e segundo que, como a existência do parque tem a finalidade de realizar a conservação do local, caso não haja uma supervisão e até mesmo orientações sobre como se portar durante as visitas e durante o passeio, há grandes chances de ocorrerem acidentes que lesem não somente o local, como também os visitantes.

Logo, a necessidade de guia se dá pela segurança, de uma maneira geral, tanto dos visitantes, quanto do local de conservação. Visando a conservação do local e a programação dos organizadores das visitas, bem como dos mantenedores do local, quando da ocorrência de excursões, o que é considerado pelos coordenadores do parque como um grupo de mais de quinze pessoas no total, deve-se fazer uma espécie de reserva com dez dias úteis de antecedência, no mínimo.

Foto de Parque Estadual de Vila Velha

Foto de Parque Estadual de Vila Velha

Essa reserva pode ser feita via e-mail, que pode ser encontrado no site destinado exclusivamente ao Parque Nacional de Vila Velha. Além disso, o guia também deverá ser contratado, por meio de um outro e-mail, cujo endereço também se encontra disponível no site, para os interessados. É válido lembrar que existe um valor de entrada no parque e que aparentemente a contratação do guia de turismo especializado no parque apresenta um valor à parte.

Quais as Atrações Que O Parque Estadual De Vila Velha Oferece Aos Seus Visitantes?

O Parque Estadual de Vila Velha conta com três atrações principais, que nada mais são do que os sítios vizinhos já comentados anteriormente nesse texto e que são as seguintes: a Lagoa Dourada, que faz parte do sítio vizinho, conforme já dito anteriormente e que apresenta esse nome devido à conformação da água, isto é, o reflexo do sol na água da lagoa, deixando-a na cor dourada; ao Arenitos, que são também o sítio vizinho e que é composto pelas formações rochosas citadas anteriormente e que apresentam as formas conhecidas por nós, como já exemplificado; e as Furnas, que nada mais são do que os poços onde deságuam as lagoas e onde também se encontra uma vasta e bela vegetação.

Além dessas atrações, o parque conta com algumas atrações que são à parte, sendo as seguintes: a caminhada noturna, que ocorre apenas em noites em que a Lua esteja em suas fases Cheia ou Nova e que, portanto, já apresentam datas previstas, podendo-se fazer a reserva anteriormente, e contando com um percurso de cerca de cinco quilômetros de distância no total, o que acaba sendo feito em aproximadamente quatro horas, uma vez que se trata de uma caminhada bastante leve.

Para a participação da caminhada, é necessário desembolsar um valor de sessenta reais por pessoa, sendo que existem meias entradas destinadas à estudantes, além de pessoas que doam sangue, moradores de municípios que se situam no chamado Campos Gerais que apresentem algum comprovante de residência ou título de eleitor, além de funcionários públicos do estado do Paraná.

Mais Atrações De Origem Ecoturística Oferecidas Pelo Parque Estadual De Vila Velha Aos Seus Turistas

A chamada Trilha da Fortaleza também é uma atividade bastante procurada pelos turistas, mas que nem sempre acaba sendo realizada por eles pelo fato de, como é realizada apenas uma vez no mês, acaba requerendo dos interessados um maior planejamento para a sua realização. Nessa atração são percorridos cerca de dezesseis quilômetros no total, o que compreende as áreas do parque chamadas de primitivas. Para a participação nesse passeio da Trilha da Fortaleza, o valor é único e de quarenta reais por pessoa.

Uma outra atividade que é oferecida apenas uma vez ao mês e que, portanto, assim como a Trilha da Fortaleza, requer um planejamento maior dos turistas, é o cicloturismo, que consiste em um percurso de aproximadamente vinte e um quilômetros. Ele custa trinta reais por pessoa, não apresenta o recurso de meia entrada e se dá nas estradas que existem dentro do parque mesmo.

Trilha da Fortaleza

Trilha da Fortaleza

Para a realização dessas atividades, o agendamento deve ocorrer por um e-mail disponível no site do parque, ou então por meio de um telefone celular disponível também no site, para que seja falado com um atendente via aplicativo de comunicação.

Para uma melhor recepção dos turistas, o parque conta com um estacionamento e algumas lojas de lembrancinhas. Além disso, existe uma lanchonete e alguns restaurantes próximos ao parque, justamente para atender aos seus visitantes. Dentro do parque ainda existe um local restrito destinado à realização de piqueniques.

Algumas Dicas Adicionais Sobre a Visita No Parque Estadual De Vila Velha

Grupo de Visitante no Parque Estadual De Vila Velha

Grupo de Visitante no Parque Estadual De Vila Velha

A sugestão dos organizadores do parque é que os ingressos sejam comprados de maneira antecipada, se possível, ou que os visitantes consigam chegar bem cedo ao parque, para que os ingressos não se acabem, mesmo com a capacidade total do parque permitida seja de oitocentas pessoas, principalmente nas ocasiões de feriados ou em datas próximas a eles, em que evidentemente o parque se encontra com maior movimentação.

Nesses casos, eles já deixam claro o fato de poder haver filas antes das atrações, mas elas geralmente não costumam ser muito demoradas, de acordo com alguns relatos de outros turistas que já frequentaram o parque. Uma outra orientação importante é o fato de os visitantes sempre respeitarem o andamento das trilhas e os caminhos indicados, seja pelo guia de turismo, seja pelas placas situadas ao longo dessas trilhas e que, em hipótese alguma, siga em um caminho que esteja bloqueado ou diferente do orientado pelo profissional do parque.

Com relação à vestimenta, por ser um passeio ecológico e ao ar livre, o indicado é utilizar roupas e calçados destinados ao esporte, como tênis e camisetas leves, além de bonés ou chapéus e filtro solar para a proteção do sol. Não é permitido que se retire nada de dentro das dependências do parque, seja um animal ou até mesmo uma planta ou uma muda.

Quais São Os Horários E Os Valores Gerais Para a Visitação Ao Parque Estadual De Vila Velha?

Com relação aos horários destinados à visitação do parque, eles são das oito e meia da manhã até as três e meia da tarde, de segunda à quarta-feira, sendo que nos dias de terça o parque se encontra fechado para manutenção. Muito embora a entrada do parque ocorre até as três e meia da tarde, a permanência nele é permitida até as cinco e meia da tarde.

Os valores do parque, sem contar com as atividades citadas anteriormente, é de vinte e oito reais, visto que dez reais são destinados à atração dos Arenitos e oito reais para a participação das atrações da Lagoa Dourada e de Furnas. Os outros dez reais são uma taxa destinada ao guia de turismo que acompanhará as três atrações principais oferecidas pelo parque. É válido ressaltar que a meia entrada é permitida para os grupos já citados, mas que a taxa do guia de turismo não é possível de ser cobrada meia e as atividades são todas cobradas para pessoas acima de seis anos de idade, sendo que as menores que isso não pagam absolutamente nada, nem mesmo a taxa do guia.

Já com relação aos idosos, isto é, pessoas com mais de sessenta anos, eles não pagam absolutamente pelas atividades, pagando apenas a taxa de dez reais por pessoa destinada ao guia de turismo. O parque ainda possui ônibus que saem periodicamente para a realização das atividades turísticas, sendo que os que vão para a Lagoa Dourada e para Furnas saem nos seguintes horários: às nove e meia e às onze da manhã e, no período da tarde, à uma e meia e às três e meia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Eu acho muito importante esse site para a gente a´ preender [red] >♥<

    Tatiana 8 de junho de 2010 14:27
  • adorei quero ir la na vila velha
    ou na serra das goles em paraúna-go

    nayelle cristina vieira cordeiro 22 de novembro de 2012 9:26

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *