Ecoturismo
O ecoturismo é um ramo do turismo no Brasil e no mundo que está mais relacionado ao turismo natural. Ao pé da letra ele significa a ação de promover o turismo de forma consciente, respeitando e preservando o meio ambiente e também integrando o meio ambiente para que assim as pessoas possam criar uma ligação, uma conexão com o todo e com o meio natural.
O ecoturismo tem o objetivo de incentivar e também de promover a educação ambiental, tanto de adultos, quanto de crianças, é por esse motivo que muitas das empresas de ecoturismo hoje existentes no Brasil, desenvolvem paralelamente um grande trabalho de sensibilização da população quanto à importância de preservar e cuidar do mundo em que vivemos, não somente para as futuras gerações, mas para a nossa própria também.
No Brasil o ecoturismo foi muito discreto por muito tempo, ele se destacava apenas em uma região ou emoutra, mas nos últimos anos com a tendência crescente dabusca por uma vida mais saudável e a grande procura por uma reconexão com a natureza, com a sociedade cada vez mais buscando passar um tempo ao ar livre o ecoturismo teve um grande aumento e tem crescido consideravelmente no mercado brasileiro.
Como Funciona O Ecoturismo?
Muitas pessoas falam desse ramo crescente no Brasil, mas poucas pessoas são as que ainda sabem mesmo as suas especificidades e seu funcionamento. O ecoturismo tem como principal objetivo, promover atividades de lazer e de contato com a natureza, atividades essas que não causem nenhum prejuízo, impacto ou sequela ao meio ambiente.
Essa é a premissa básica do ecoturismo, ao contrário do que muitos podem pensar, já que ainda hoje há pessoas que consideram que ecoturismo é apenas a ação de realizar turismo na natureza, mas o seu proposito vai muito além disso e está ligado à pegada ambiental que deixamos nesse mundo.
Existem muitos tipos de ecoturismo, eles podem ser turismo de montanha, turismo de floresta, turismo radical, turismo nas águas, entre outros. As atividades de ecoturismo mais procuradas normalmente são as trilhas, as escaladas, as cavalgadas, os voos livres, as canoagens, as boias cross como são muito comuns, por exemplo, na cidade de Brotas em São Paulo, ou na cidade de Bonito no Mato Grosso do Sul.
Por via de regra o ecoturismo deve ser acompanhado de um profissional habilitado, para que ele possa orientar os turistas e dar as corretas instruções para as atividades a serem realizadas, isso é muito importante uma vez que muitas das atividades podem até mesmo oferecer perigo de vida se não forem executadas da maneira correta.
Mais uma dica é procurar profissionais experientes naquela região, pois somente esses saberão onde estão os reais perigos, um profissional acostumado a trabalhar em outros lugares pode achar que conhece bem, mas as especificidades de cada lugar somente quem atua ali saberá, esse detalhe pode salvar vidas, não brinque com isso e valorize o trabalho local.
Ecoturismo no Brasil
Como já foi mencionado o ecoturismo no nosso país vem crescendo grandemente, assim também crescem as empresas do setor, crescem os profissionais que se aperfeiçoam cada vez mais na área e também cresce esse setor da economia, que no Brasil é um dos setores de maior potencial.
A seguir vamos citar alguns dos principais locais e pontos conhecidos no país na área de ecoturismo ou turismo sustentável no Brasil. Alguns lugares são muito famosos, outros nem tanto, a verdade é que todo turismo realizado deveria estar dentro da qualificação eco, afinal em qualquer lugar que estejamos não se deve deixar lixo, estragos ou interferência no meio natural.
Inicialmente vamos falar de um dos lugares mais famosos de todo o Brasil, a Ilha de Fernando de Noronha que pertence ao estado de Pernambuco no Nordeste brasileiro. Por lá tem se intensificado nos últimos anos a busca por um turismo sustentável ou ecoturismo. Não é segredo que a ilha é aberta a visitantes, mas hoje não é mais permitido construir no local, somente se você for nativo da ilha, essa medida foi decidida para evitar que resorts ou que grandes empreendimentos sejam construídos por lá.
Outra medida tomada pelo ecoturismo na ilha de Fernando de Noronha, é o fato de que no de 2019 a ilha tornou-se plástico free, ou seja, livre de embalagens de qualquer tipo de plástico, essa foi considerada uma medida de preservação para evitar o desperdício e o acúmulo de lixo no local.
No estado de São Paulo, temos a cidade de Peruíbe que já foi escolhida algumas vezes como um dos principais destinos do ecoturismo no estado, isso porque conta com uma reserva da Mata Atlântica repleta de trilhas, cachoeiras e paisagens maravilhosas, é um local realmente ideal para promover a sensibilização nas questões da natureza.
Ainda falando sobre o estado de São Paulo podemos citar a região da Serra da Mantiqueira, uma região cheia de montanhas e de paraísos naturais.
Toda essa serra é cheia de trilhas, cachoeiras, grandes rios e há inúmeras atividades que podem ser feitas por lá nas mais diferentes modalidades de ecoturismo, um destaque é para a famosa trilha da Pedra do Baú, um tesouro da pequena cidade interiorana de São Bento do Sapucaí, que por sua vez está localizada já na divisa com Minas Gerais.
Já que citamos Minas Gerais podemos falar o que o sul do estado, que também pega ainda um pedaço da Serra da Mantiqueira é cheio de atrações incríveis para quem gosta de estar próximo ao meio ambiente. Vamos destacar as cidades de Gonçalves e de Carrancas, a primeira tem lindas paisagens, oferece uma experiência incrível, tem muitas opções de trilha, é um colírio para os olhos e uma tranquilidade ao mesmo tempo, enquanto que a segunda é o verdadeiro paraíso das cachoeiras.
No Norte do país, a incrível região Amazônica nos oferece incríveis oportunidades de sensibilização, não somente com a natureza, mas também com os povos que vivem em direto contato e em harmonia com ela, principalmente os povos indígenas, definitivamente viajar para o Norte é uma experiência incrível e sem igual.
No centro oeste temos tantas opções de destinos de ecoturismo, as principais indicações são a incrivelmente maravilhosa Chapada dos Veadeiros, a Chapada dos Guimaraes, a cidade de Bonito já mais ao Sul da região e não poderia faltar é claro o nosso incrível e único Pantanal mato-grossense, uma joia brasileira de valor inestimado.
O Pantanal mato-grossense de fato é um dos lugares que mais precisam da atuação do ecoturismo no Brasil, uma vez que ele tem sido muito destruído ao longo dos anos, pela atividade turística, mas principalmente por causa das plantações e fazendas de gado, é uma lástima, pois hoje podemos não ver os impactos diretamente, mas em breve irá afetar a todos e a natureza não faz distinção de classe, cor ou status social.
O Brasil tão grande como ele é oferece inúmeras opções aos amantes do meio ambiente, de Norte a Sul do país, tem opções para agradar todas as pessoas, de todas as idades. Os lugares citados são apenas um pequeno exemplo de tudo que se pode ver por aqui, descubra cada vez e se divirta.