História da Gruta da Torrinha

A caverna conhecida como Gruta da Torrinha fica situada a 15 km da cidade de Iraquara, na Bahia dentro da área do Parque Nacional da Chapada Diamantina e é considerada como a mais bela e ornamentada do estado. As formações rochosas do interior dessa caverna tem formas bem diferenciadas como a de elefante, flores e coruja.

O destaque fica para a flor de aragonita no seu interior que é a segunda maior do mundo. E o mais legal é que essa gruta está situada entre Lençóis e o Vale do Capão, o que significa que é possível adicionar esse passeio no seu roteiro para a Chapada Diamantina no momento em que estiver se deslocando entre uma cidade e outra.

Conhecendo a História da Gruta da Torrinha

Essa gruta está situada numa das maiores províncias espeleológicas do Brasil que fica no município de Iraquara. Nessa região ficam situadas várias grutas sendo uma delas a da Torrinha. A beleza dos “espeleotemas” ou “temas de cavernas” é algo realmente que impressiona e a história dessa caverna merece ser comentada.

A descoberta dessa caverna se deu em 1850 e atualmente existem três rotas para os turistas chegarem até a gruta, o tempo para chegar é de cerca de 3 horas. O início do mapeamento da gruta se deu em 1992 com cerca de 600 metros do local por um grupo de geólogos franceses. Nos dias atuais são mapeados apenas cerca de 14 mil metros e na região a gruta se tornou o principal foco econômico. Essa é a caverna mais completa em termos de formações de rochosas de cavernas com agulhas de gesso semelhantes a vidro.

Além de Estalactites e Estalagmites

Um dos pontos interessantes de conhecer essa gruta é compreender que existe muito mais de formações rochosas do que estalactites e estalagmites. Dentre as outras possibilidades de formações para observar estão flores de aragonitas, flores de calcita, cortinas, elioctites entre outros. Para os apaixonados por formações rochosas fica a dica de que a Gruta da Torrinha é a única do planeta que possui um elioctite com uma flor de aragonita em sua ponta. Vale mencionar também os lindos lagos subterrâneos.

Roteiros da Gruta da Torrinha

Para quem está pensando em fazer um passeio pela Gruta da Torrinha fica a dica de que há três roteiros disponíveis e distintos entre si. Uma das opções de roteiro é mais curta enquanto que os outros dois são mais avançados. Se você segue uma linha de turista aventureiro a recomendação é apostar no roteiro 3 que possui mais opções de emoção.

Pelo fato da gruta estar localizada numa propriedade particular de Iraquara é crucial que os turistas estejam acompanhados de um guia para que possam realizar o passeio. O tempo de duração do passeio é de uma hora a duas horas e meia. Os turistas precisam ter um bom preparo físico para caminhar até os salões com as formações rochosas mais raras que ficam um tanto quanto mais escondidas. Também é exigido que os visitantes usem capacetes como equipamentos de segurança para evitar quaisquer acidentes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecoturismo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *