Diversos são os locais do mundo que encantam com suas fantásticas paisagens. Alguns locais nos deixam perplexos devidos suas construções e estruturas elaboradas com a capacidade humana de inovação, já outros nos gera admiração apenas por sua beleza natural e exótica. Hoje vamos falar de um dos locais mais encantadores do mundo devido sua construção e aparência natural, a caverna Sótano de Las Golondrina.
A Caverna sótano de Las Golondrinas é localizada no país do México, na cidade de Aquismón, no estado de San Luis Potosi. O local passou a ser um monumento natural desde o ano de 2001 e passou a ter sua área protegida por ambientalistas, tendo um total de aproximadamente duzentos e oitenta e cinco hectares administrados e protegidos pela secretaria de ecologia e gestão ambiental.
Formato Do Local
O que impressiona na caverna sótano de Las Golondrinas é possuir uma abertura estreita de formato cônico, que foi gerado devido a erosão do local, deixando no local um buraco de mais de quinhentos e doze metros de profundidade. Outro marco fantástico do local, para quem deseja visitar, é que há a possibilidade de visualizar diversas aves, pois esse “buraco” acaba por abrigar diversas aves que fazem seus ninhos no local. São vistas diversas espécies, como andorinhas, papagaios, dentre outras.
Esse abrigo de aves foi descoberto por pesquisadores que exploravam o local e verificaram que a caverna servia de refúgio, para se esconderem de seus predadores. Uma das primeiras expedições realizadas para descer na caverna e conhecer melhor o local foi realizada em 1974 por um grupo de pesquisadores mexicanos e quatro anos depois foi realizada outra expedição pela Universidade Nacional Autônoma do México, onde teve como exploradora principal a descer no local uma mulher, chamada Isabel Vivian.
No início o local foi mais visitado para por cientistas que buscavam conhecer o local para verificar as espécies de plantas, árvores e animais que habitavam a caverna. Mas devido ser um local exótico e de grande beleza natural, a caverna passou a atrair turistas de diversas partes do mundo.
Impacto Do Turismo
Após passar a ser muito visitada por turistas, cientistas observaram que as aves que habitavam o local diminuíram em seu número no interior do local, gerando um impacto ambiental. Assim o governo do México tornou o local uma reserva da biosfera, o que acabou por limitar as visitas turísticas.
A restrição não impediu a caverna de ser visitada e conhecida por diversas pessoas, mas apenas teve o intuito de gerar menos impacto na população de aves que possuem seus ninhos no local. Por isso, as visitas são liberadas com restrição sendo realizadas apenas em determinados horários estipulados. Quem visita o local normalmente deseja descer e essas descidas são permitidas apenas entre as nove horas da manhã e as três horas da tarde, pois nesses horários as aves não estão mais dentro da caverna, assim não as assusta e perturba para serem levadas a fazer habitação em outras localidades.
Para quem deseja conhecer o local vale a pena realizar a descida em seu interior e verificar as lindas quedas de água que é possível encontrar dentro da caverna!