Para quem busca emoção em sua viagem para os Estados Unidos indicamos como parte do seu roteiro de viagem o Parque Nacional Mammoth Cave, situado no estado do Kentucky. Nesse parque, que fica a somente 150 km da cidade de Nashville, no Tennessee, está localizada a maior rede de cavernas, grutas e túneis de formação natural do mundo que tem 591 km explorados e é conhecido como Mammoth Cave System. Vale mencionar que Mammoth significa enorme.
O Parque Nacional Mammoth Cave
O Parque Nacional de Mammoth Cave (Mammoth Cave National Park) foi fundado no dia 25 de maio de 1926, mas foi estabelecido efetivamente em 1941, este é o 19° parque nacional mais longevo dos Estados Unidos. O principal atrativo do parque é o sistema de cavernas, grutas e túneis subterrâneos que atrai milhares de visitantes todos os anos.
Atualmente, os turistas podem fazer passeios informativos guiados por guardas florestais do parque ou realizar incursões independentes. Além de investigar o cenário fantástico subterrâneo recomendamos que os turistas tirem algum tempo para conhecer as trilhas arborizadas e os rios que estão sob o solo.
Mammoth Cave
O conjunto espeleológico conhecido como Mammoth Cave é um dos principais exemplos de formações rochosas que se formaram tendo como base rochas sedimentares. Nessa área subterrânea do parque nacional estão concentradas espécies de fauna (cerca de 200) e flora (cerca de 1.300) variadas além de registros fósseis de espécies que já foram extintas.
Uma curiosidade é que algumas das espécies que habitam esse intrincado labirinto de cavernas se adaptou a viver com pouca ou nenhuma luz de acordo com o ambiente cavernícola. O cenário do fantástico vale do Rio Green na região centro-sul do estado do Kentucky possui condições naturais que permitiram o desenvolvimento de um ecossistema bastante rico.
Resultado das Forças de Erosão
As cavernas de Mammoth Cave são resultantes das forças de erosão que tem como principal característica a corrosão das rochas de calcário. Esse processo de dissolução química permitiu que surgissem características únicas nesse conjunto como vales cegos, sumidouros, canhões fluviocársicos, lapiás, paredões rochosos expostos e rios subterrâneos.
Toda essa riqueza só foi concebida devido a presença de água no local, aliás, foi a água também que permitiu a existência de uma paisagem majestosa no entorno. Essa porção de relevo é conhecida hoje como Bacia Hidrográfica do Green River. Até hoje esse rio possui um papel determinante na manutenção da saúde desse conjunto montanhoso.
Para se ter uma ideia é o rio com maior diversidade biológica da América do Norte contando com 82 espécies de peixes e até mesmo espécies endêmicas de mexilhões de água doce. Infelizmente alguns desses mexilhões se encontram sob ameaça de extinção. Descobriu-se que muitas das cavernas desse conjunto são conectadas entre si e se estendem para além dos limites do parque nacional.
Múmias
Estima-se que o Mammoth Cave seja visitado pelo homem há mais de 10.000 anos. Foram encontradas múmias com pelo menos 4.000 anos de idade em até 10 km dentro do parque. Isso nos mostra que a região atraía a atenção do homem muito antes de se tornar um parque nacional. Algo muito fascinante é saber que, atualmente, já foram explorados e catalogados cerca de 620 km de galerias e túneis, mas ainda há uma grande área para ter seu potencial descoberto. Acredita-se que há pelo menos 450 km de galerias e túneis que ainda não forem exploradas.
As áreas não exploradas estão situadas especialmente abaixo do nível do lençol freático contando com mais de 115 metros de profundidade, essas áreas estão inundadas. Nos anos 1960 e 1970 era possível inclusive navegar de barco num dos rios do Mammoth Cave. Hoje em dia essa atividade está suspensa, mas é possível fazer um passeio de barco numa caverna que fica situada fora dos limites do parque.
Patrimônio Mundial da UNESCO
Esse fascinante conjunto espeleológico situado no Kentucky, Estados Unidos, recebeu o título de patrimônio mundial da UNESCO em 27 de outubro de 1981. Outra conquista foi ter recebido a classificação de reserva internacional da biosfera no dia 26 de setembro de 1990.
Dicas Para Conhecer o Mammoth Cave
Para quem se interessou em conhecer o maior conjunto natural de cavernas, grutas e túneis é importante ficar a par de algumas questões relevantes. Para começar vale dizer que se o estado do Kentucky não estiver nos seus planos, mas Nashville, no Tennessee, estiver no roteiro você pode separar um dia para fazer um bate e volta, fica a somente 2 horas da cidade das gravadoras country.
Você poderá conhecer mais do parque e do conjunto de cavernas adquirindo o ticket para o Grand Avenue Tour. A compra dos tickets pode ser feita online e de preferência compre com antecedência para ter certeza que conseguirá fazer o passeio que pretende. Fica a dica de que os guias irão ressaltar o quanto o passeio é puxado, porém, com um pouco de boa vontade é possível conhecer o conjunto espeleológico.
Fica a dica para levar uma blusa de moletom para o passeio no interior das cavernas, pois lá dentro as temperaturas ficam numa média de 12 a 14°C. Para que o passeio cavernícola seja realizado os turistas são levados de ônibus do parque até a entrada das cavernas. O tour pelas cavernas dura em média 4 horas e a dica especial é tentar ficar o mais próximo possível do guia para ouvir mais sobre as instruções.