A maior caverna do hemisfério sul e segunda maior do mundo com 105 km de extensão – perdendo somente para a Caverna do Mamute no estado de Kentucky nos Estados Unidos com 580 km de extensão – fica localizada no sertão árido da Bahia, trata-se da Toca da Boa Vista. Essa incrível atração turística está a 550 km da capital do estado, Salvador.
Conhecendo a Toca da Boa Vista
Situada em Campo Formoso, na Bahia, a caverna Toca da Boa Vista está encravada bem no meio do sertão baiano próximo a segunda maior caverna brasileira, a Toca da Barriguda que possui 30 km de extensão. Anualmente, a região em que as cavernas se encontram tem registro de precipitações inferiores a 500 mm e a vegetação predominante é a de caatinga.
As grutas que formam essa caverna se originaram de processos anteriores aos da formação da vegetação local. As entradas para a caverna surgiram a partir de acidentes decorrentes do rebaixamento das rochas pela ação de ácido sulfúrico oriundo das águas subterrâneas. O interior da caverna possui uma formação digna de um intrincado labirinto, algo pouco comum no Brasil.
Hoje em dia as grutas da Toca da Boa Vista estão totalmente secas e possuem temperatura interna de 30°C. Algo interessante é que dentro da caverna há inúmeras camadas de sedimentos que fazem a cobertura de galerias com depósitos fossíferos. Há diversos povoados situados ao longo do território em que a caverna está localizada com destaque para o de Lage dos Negros que é o mais próximo.
Turismo na Caverna Toca da Boa Vista
Quem ficou interessado em se aventurar num passeio pelas cavernas de Campo Formoso, a 150 km de Juazeiro, deve ter disposição para enfrentar uma viagem de duas horas numa estrada de terra cercada por cactos. Após essa viagem os turistas chegam ao vilarejo de Casa Velha onde se encontram com os guias mirins que é um projeto da ONG Cactus.
Esse projeto foi responsável por capacitar alunos da escola pública para servirem de guias para os turistas. Os estudantes distribuem capacetes e lanternas para os visitantes, durante o percurso dentro da caverna vão fazendo as devidas explicações. É proibido visitar as cavernas sem a presença de guias porque se trata de uma formação labiríntica na qual é possível se perder. O preço cobrado pelos guias mirins é de apenas R$ 5,00 por pessoa.
Dentro da Caverna
O passeio dentro da caverna dura cerca de uma hora, os turistas passam por vários salões em que estão rochas com formatos curiosos. Um dos salões que mais chamam atenção é o salão da sorte em que há um tipo de arco de estalactites cuja lenda diz que passar embaixo oferece cinco anos de sorte para o indivíduo.
Porém, cuidado para não passar no centro do arco no retorno, pois isso acredita-se que traz cinco anos de azar. Pelo fato da caverna ser um ambiente escuro não se consegue tirar fotos com boa nitidez.
Dicas Para Visitar a Caverna Toca da Boa Vista
Abaixo listamos algumas dicas úteis para quem vai visitar a caverna no sertão da Bahia.
– Use Calça
Ir de calça é uma recomendação feita pela equipe de turismo da caverna, pois há muitas urtigas e aranhas no ambiente.
– Tênis
Nos pés use um tênis que seja confortável e que não tenha sola escorregadia para poder aproveitar ao máximo o turismo na caverna.
– Água
Para se manter bem hidratado ao longo do passeio é fundamental levar uma garrafa de água. O ambiente interno da caverna é bastante quente e você pode acabar se sentindo mal se não tiver água à mão.
– Lanterna
É importante cuidar para não apontar a lanterna diretamente para os morcegos para que eles não saiam voando.
– Não Encostar nas Estalactites
Não se deve encostar nas estalactites para que elas não quebrem podendo ferir alguém.
Curiosidade: Essa Pode Ser a Maior Caverna do Mundo
No começo do artigo mencionamos que a Toca da Boa Vista é a segunda maior caverna do mundo, no entanto, ela ainda pode destronar a caverna do Kentucky se for possível provar a teoria de alguns especialistas de que a Toca da Barriguda é parte integrante da primeira. Para isso é necessário que o processo de mapeamento do local seja concluído.
A exploração dessa caverna teve início no ano de 1987 tendo sido topografados 105 km até o momento, no entanto, estima-se que ela tem potencial para atingir até 150 km. Sem contar a possibilidade de existir conexão com a Toca da Barriguda.