Aspectos Gerais Sobre O Turismo Na Região Da Caverna Ox Bel Ha No México
Desde os primórdios da humanidade, a chamada Península de Yucatán é um dos locais onde mais existem mistérios acerca de sua história, em todo o mundo. isso porque nesse local existem muitas evidências de coisas que aparentam ser muito difícil de os homens terem realizado, bem como questões obscuras sobre algumas características do lugar.
O principal motivo para isso é o fato de essa região ter sido ocupada pela civilização Maia, povo esse que foi o responsável pela construção de grandes cidades nesse território. O que mais instiga os pesquisadores e deixa os leigos visitantes mais vislumbrados é o fato de que a grande maioria das estruturas que compõem as cidades construídas pelos Maias apresentam um nível bastante alto de engenharia, o que acaba se tornando um grande mistério ao pensarmos que na época em que eles viveram mal existiam ferramentas para a construção, quiçá máquinas como as que temos nos dias de hoje para a projeção e arquitetura de tamanha complexidade.
Caverna Ox Bel Há E Seus Aspectos Gerais
Mais especificamente, em Tulum, existe uma caverna localizada na porção subterrânea da chamada Rota dos Cenotes, caverna essa que recebeu o nome de Caverna Ox Bel Ha e cuja extensão corresponde a uma região que é denominada Quintana Roo. Dizem que o nome Ox Bel Ha significa “Estrada dos Três Rios” e que ela pode chegar a até uma extensão de cento e oitenta quilômetros de comprimento, o que faz com que ela se configure como a caverna subterrânea mais longa de todo o mundo.
Já com relação à sua profundidade, a caverna Ox Bel Ha é bastante variável nesse quesito. Isso porque ela pode começar ao nível do mar e chegar até aproximadamente trinta e quatro metros para baixo do nível do mar, sendo, portanto, necessários os materiais e as roupas próprias para mergulhos ao explorá-la. Além disso, é de suma importância contar com a companhia e com as devidas orientações de guias turísticos, uma vez que a sua considerável extensão facilita em muito a confusão e a perda de caminho.
Com as orientações básicas o passeio pode ser bastante agradável, sendo possível, inclusive, realizar os mergulhos de maneira recreativa. Nesses passeios são possíveis de serem visualizados tanto as questões relacionadas à própria estrutura da caverna quanto as questões de fauna e de flora que por ventura, dependendo da região da caverna, podem ser vistas.
Isso é possível porque, em sua maior parte, a água da caverna costuma ser bastante límpida e até mesmo transparente, o que facilita em muito a visualização, não sendo necessário ser nenhum especialista para admirar a estrutura do local. Com relação aos animais, algumas espécies de peixes são bastante comuns, sendo possível, inclusive, observar cardumes passando não só por dentro da caverna, mas também na região dela.
Para quem gosta muito de aventuras, a Península do Yucatán é, com certeza, um destino bastante valioso, uma vez que permite a realização de diversas atividades de aventura e de descobrimento.