Informações Gerais
Em João Pessoa, no estado da Paraíba na região nordeste do Brasil, está localizado o ponto mais oriental de todo o continente americano, neste mesmo lugar está o Aquário Paraíba. O seu endereço é Rua das Lagostas, número 180, na Praia do Seixas, João Pessoa. É o único aquário temático do estado e conta com 120 indivíduos de animais distribuídos em cerca de 80 espécies.
João Pessoa
João Pessoa é a capital e o centro econômico da Paraíba. Possui população estimada em 800.000 habitantes e é considerada uma das cidades mais verdes do Brasil. No município existem duas grandes reservas ambientais e por isso há cerca de 7 m² de área verde para cada cidadão.
O nome das reservas de mata atlântica são Parque Arruda Câmara ou apenas Parque da Bica (nome popular) e a antiga Mata do buraquinho que atualmente tem uma parcela de seu território transformado em Jardim botânico.
Recebeu o título de cidade criativa dado pela Unesco em 2017, isso devido à grande variedade de arte produzida na cidade. O projeto sereias da Penha contribuiu muito para esse reconhecimento, já que além da produção de arte relacionada à diversos setores, como moda, artesanato, pintura, ainda incentiva a economia e a cultura local. Todas as produções e trabalhos artísticos possuem confecção manual e utilizam apenas materiais da região.
Praia do Seixas
A praia do Seixas é uma praia pessoense que tem como limite ao sul a Praia da Penha e seu limite ao norte é a Praia de Cabo Branco. Não possui uma extensa faixa de areia e por esse motivo as águas do mar podem avançar sobre construções ao longo da costa.
O ponto mais oriental do continente é indicado por um farol chamado de Farol do Cabo Branco e deve-se tomar cuidado para não confundir com a Praia de Cabo Branco. O farol fica sobre as falésias que circundam a Praia do Seixas.
São 22 piscinas naturais nas proximidades da Praia do Seixas, onde é possível avistar uma água límpida e muitos peixes. Os peixes não são totalmente acostumados com a presença humana, mas de toda forma é uma experiência incrível e ainda assim é possível observá-los. Os melhores momentos para conhecer as piscinas naturais são aqueles em que a maré está baixa. É uma praia com menos estrutura comercial e acessibilidade quando comparada às outras da capital, mas vale a pena se o que você procura é sossego e belas paisagens.
História
A história do aquário é também a história de dois amigos de longa data, um deles é o conhecido paraibano Mano Lopes, o qual deu uma entrevista à uma TV local contando sua jornada.
Por seis anos os dois amigos tiveram o sonho de abrir o aquário, no entanto o sonho foi por muitas vezes adiado principalmente por causa dos tramites legais. Muitos dos animais são selvagens e a autorização para cria-los em cativeiro não é algo que sai da noite para o dia.
A concessão de posse é feita pelo IBAMA, mas para o bem dos próprios animais é feita uma longa pesquisa sobre os seus criadores, sobre as condições em que vão viver e com qual propósito está sendo pedida a autorização. A organização então descreve as necessidades básicas de cada animal para que vivam de maneira saudável e tendo em vista que cada um possui um habitat específico e único, as condições do cativeiro devem ser exatamente iguais, caso contrário pode acontecer até a sua morte, pois muitas vezes são sensíveis à grandes mudanças.
Após muitas tentativas e regularizações finalmente pôde ser aberto e assim funciona até a data atual, mesmo que ainda não seja um aquário de grande porte é uma ótima oportunidade para se conhecer a fauna marítima local.
O sonho
O maior sonho era trazer mais lazer e conhecimento para a população local e para os turistas, principalmente um conhecimento sobre o estado paraibano, para tanto um dos objetivos era adquirir muitas espécies regionais para que o aquário fosse fiel a biodiversidade do estado.
O sonho foi realizado em 2016 e o aquário apesar de ainda ser de pequeno porte a médio porte conta com muitas espécies nativas. Todos os animais que você vê no aquário são vistos ao longo do litoral, são eles por exemplo, os tubarões, o polvo, a lagosta, o cavalo-marinho, a arraia e muitos outros.
Missão
A missão da empresa segundo seu site oficial é:
Levar informação sobre a vida marinha na nossa costa paraibana principalmente, oportunizando as escolas e visitantes aprenderem sobre sua dinâmica e ecossistema, de forma lúdica e interativa. Neste caso, sendo vetor de desenvolvimento do setor da aquicultura no Estado, pelo incentivo ao entendimento da ecologia dos organismos marinhos de forma a promover a preservação do ambiente como um todo.
Centro De Reabilitação
Em 2017 foi inaugurado pelo aquário um centro de reabilitação para animais que foram feridos ou adoeceram na natureza, chama-se CEREM.
Horário de Funcionamento
O aquário funciona de quarta a domingo, incluindo dias de feriado, durante o período das 9:00 horas da manhã até as 16:00 horas da tarde. É válido consultar o fuso horário local para não se confundir.
Tempo de Visitação
Os passeios duram em média 1 hora (60 minutos), já as visitas guiadas são um pouco mais rápidas, fica em uma média de 50 minutos.
Valores
O valor da entrada inteira é de 24 reais e o valor da meia entrada é 12 reais (a meia entrada contempla estudantes, crianças de 3 a 12 anos, idosos acima de 60 anos, professores e militares). Crianças até os 2 anos de idade não pagam ingresso.
Para visitas guiadas o agendamento deve ser feito antecipadamente e os valores são diferentes, no entanto na internet não é informado. Para obter mais informações deve-se contatar a administração do aquário pelo telefone (83) 32511531 ou enviar e-mail para contato@aquarioparaiba.com.br. Está disponível a informação de que para grupos com mais de 15 pessoas, o valor do ingresso é de 12 reais para cada um.
Tipos de Visita Guiada
Há dois tipos entres as visitas guiadas. Um se chama Visita Auto Guiada, na qual é disponibilizado um acompanhamento simples, mas sem nenhuma monitoria. A outra variedade chama-se apenas Visita Guiada e acompanha um monitor treinado e especializado na vida marinha, mas é importante saber que para esta opção é necessário o agendamento com pelo menos 24 horas de antecedência.
Eventos
Você pode fazer sua festa de aniversário no aquário ou ainda programas eventos, além de algumas oficinas e outras atividades propostas pela administração.
Regras Importantes
No estabelecimento é proibida a estrada de animais que acompanham os visitantes, não é permitido comer e nem beber no local e é expressamente proibido fumar em qualquer dependência do aquário.
Responsabilidade Social
O aquário é responsável por 2 projetos sociais, são eles o Splash verão e o Lixa vivo, além de apoiar ainda alguns projetos externos idealizados por outras instituições.
O Splash verão busca sensibilizar a população local e os turistas quanto às práticas de educação ambiental, incentivando a limpeza das praias, a coleta de lixo reciclável, a limpeza das águas marinhas e preservação do meio ambiente.
O Lixa viva é um projeto realizado em conjunto com a Fundação Grupo Boticário de Apoio à Natureza, o projeto busca catalogar os tubarões existentes no estado, definir seu habitat, suas preferências, seus hábitos e assim preservar as espécies e melhorar as condições de desenvolvimento e reprodução do animal. O projeto como o nome já diz é voltado ao tubarão lixa.