O turismo de Brasília é riquíssimo. A cidade é carregada de museus, centros de cultura e parques e os visitantes têm acesso a uma infinidade de eventos onde podem se divertir e aprender mais sobre a história e a cultura de Brasília e do país.
O Museu Nacional dos Correios fica localizado na capital do país e é um destino importante e interessante para os turistas. As exposições temporárias e permanentes do museu levam ao público a chance de se deliciarem com a riqueza histórica e cultural da comunicação do Brasil.
História do Museu
O Museu Nacional dos Correios foi criado pelo Barão de Capanema como Museu Postal e Telegráfico primeiramente, em 1931. O objetivo sempre foi proteger os documentos relacionados aos Correios Brasil, que existe desde o século dezenove. Inicialmente o museu possuía fragmentos de cabos submarinos e aparelhos de telegrafia.
Em 1958 a coleção do museu foi reunida, enquanto o Departamento de Correios e Telégrafos teve seu fim. A criação de um novo Museu foi organizada na década seguinte.
Em janeiro de 1980, a cidade de Brasília passou a abrigar o MPT, Museu Postal e Telegráfico. Lá o objetivo passou a ser a exibição e a proteção de objetos relativos a toda a história postal e telegráfica do Brasil.
Em 1989 ganhou o nome de Museu Postal e em 2012 ganhou uma reformulação, proporcionando experiências artísticas e culturais aos visitantes. Mais de um milhão de acervos da história postal do Brasil fazem parte do Museu Nacional dos Correios.
Sobre o Museu
O Museu Nacional dos Correios contribuem para o desenvolvimento cultural do brasileiro e possui uma responsabilidade pública de proteger os acervos e documentos relacionados à história da comunicação brasileira.
Localizado no centro de Brasília, a capital do país, o Museu abriga exposições permanentes e itinerantes que levam informação, cultura e diversão aos visitantes. Possui durante todo o ano diversos eventos e programações que exploram os campos das artes audiovisuais, visuais, de música e humanidades.
Para os colecionadores, há um acervo gigantesco de selos que encanta qualquer visitante. Há um evento que acontece frequentemente, que é o projeto “Acontece no Museu”, com capacidade para até cem pessoas. Nele há shows, peças teatrais, palestras e minicursos de temas variados.
O local fica no setor comercial sul e os melhores dias para visitações, de acordo com turistas, é o fim de semana, onde ocorrem diversos eventos, todo gratuitos.
É importante frisar que o Museu, apesar de ser dos Correios e possuir ele no nome, mostra a evolução de todas as fontes de comunicação do país, não apenas do sistema da empresa.
O prédio do museu possui sete andares. Deles, cinco são dedicados aos eventos de exposição das peças. Inclusive, possui um auditório com capacidade para noventa pessoas que é disponível para os shows e peças teatrais e mostras do cinema.
O endereço é Setor Comercial Sul, Quadra 4, bloco A, número 256. Ed. Apolo, Asa Sul, Brasília-DF, Brasil. Horário de funcionamento é de terça a sexta feira, das dez às dezenove horas. Sábados, domingos e feriados o funcionamento é do meio dia às dezoito horas.
Para mais informações, o telefone para contato é o (61) 3213-5076. O e-mail é o museu@correios.com.br.