O Museu de Arqueologia de Ponta Grossa, cidade do Paraná, foi inaugurado no dia 11 do mês de abril do ano de 2001.
O seu idealizador foi o arqueólogo e professor Moacir Elias Santos, que tinha em mente um projeto para contribuir com o melhoramento da educação e cultura da comunidade local como um todo, para ele o museu também poderia servir de apoio didático tanto a professores como a estudantes não só da comunidade, como de toda região.
Acervo do Museu de Arqueologia de Ponta Grossa
O acervo é formado principalmente por réplicas feitas a partir de fotos ou ainda de moldes obtidos a partir das peças originais. A maioria do acervo tem autoria ou de Moacir Elias Santos, ou de Eduardo Vilela, um artista plástico e historiador que entrou no projeto junto dele. A coleção do museu possui divisão em diversas galerias temáticas, sendo elas:
- Evolução Humana e Pré-História Europeia – arte do Paleolítico Superior (refere-se a mais antiga produção de arte da história humana que se tem conhecimento, com início a cerca de dois milhões de anos atrás).
- Mesopotâmia – Suméria, Babilônia e Assíria (Todos são povos que habitaram o Oriente Médio na região da Mesopotâmia, sendo esses os que tiveram mais destaque dentre os que viveram na região, são considerados as civilizações mais antigas da história).
- Egito Antigo (uma das mais importantes civilizações da antiguidade, os povos que habitavam a região do Egito Antigo ficaram muito conhecidos pela sua organização social, tradições e costumes, como a presença do Faraó e a mumificação).
- Mediterrâneo – Cicládica, Minoica, Micênica, Grega, Etrusca e Romana (civilizações que habitaram a Grécia, sendo a maioria encontrados na ilha de Creta, povos que marcaram o mundo com sua história, arte e arquitetura).
- América Pré-Colombiana – Mesoamérica e Andes (O período pré-colombiano é o período que ocorre antes da chegada dos colonizadores nas terras da América do Sul e América Central, quando habitavam nas regiões os povos incas, maias e astecas).
- Arqueologia Pré-Histórica Brasileira.
- Etnologia Brasileira (conhecer as culturas e costumes da civilização brasileira).
Atualmente somente a Galeria do Egito Antigo permanece aberta ao público, já que ocorreram algumas restrições a área do museu. Além disso, ele promove muitas exposições itinerantes, com diversos temas, assim como ocorrem no local palestras, oficias e cursos abertos ao público.
O museu se encontra na Rua José Joaquim da Maia, no número 154, no bairro Oficinas, localizado próximo ao Antigo Cine Teatro Pax. O telefone para contato é (42) 32292109.
O custo para a visitação é de R$ 10,00 reais para os turistas, e de R$ 5,00 reais para estudantes, pessoas maiores de sessenta e cinco anos e os professores que estiverem acompanhados de seus alunos. Para crianças de até cinco anos de idade a entrada é franca.
O Museu de Arqueologia de Ponta Grossa funciona de terça feira até sexta feira no horário das 8 horas da manhã até o meio dia, fechando por 1h30 min para o almoço, retornando as 13h30 min e ficando aberto até as 17h30 min. Nos sábados e domingos ele abre as 13h30 min e fecha as 17h30 min.
No caso de dúvidas sobre o acervo ou quaisquer outros detalhes acerca do museu pode-se ainda entrar em contato pelo e-mail: moacirsadowski@hotmail.com