Brean Down é um local que pode ser encontrada na costa de Somerset, na Inglaterra. O local possui 97 metros de altura e 2 quilômetros de extensão. Esse tipo de formação geográfica é chamado de promontório, que é considerado um acidente geográfico, com uma massa de terra que se estende por um oceano.
O Brean Down é formado de calcário carbonífero, e se estende como uma continuação das colinas de Mendip. O local encontra-se habitado por seres humanos desde o ano 3000 a.c., e estima-se que possua vida animal de 350 milhões de anos atrás, sendo que já foram encontrados fosseis no local de datas dessa época.
O local possui uma diversidade intensa de vida selvagem e também de plantas raras, além de ser considerado um monumento antigo do país.
Características Do Local
O local é uma extensão das colinas de Mendip, que são as terras altas calcárias carboníferas meridionais da Grã-Bretanha. As modificações tectônicas da terra produziram diversos complexos de cadeias montanhosas que hoje atravessam alguns países da Europa Ocidental, sendo a área do Mendip uma delas, que atualmente compreende pelo menos quatro estruturas de dobra anticlinal, sendo elas a Bleadon Hill e a Brean Down, aém das Ilhas de Holm íngreme e Holm Plano.
O local possui um pouco mais de 2 quilômetros de extensão e altitude de cerca de 97 metros. Há muitos fósseis nas rochas de Brean Down, principalmente em suas faces norte e sul, como, por exemplo, crinóides, conchas e corais.
Brean Down possui também uma variedade de plantas que desperta o interesse de vários especialistas. No local cresce a Helianthemum appenninum, chamada também de rosa branca do mundo, sendo uma espécie rara em outros locais, mas abundante no Brean Down. Há também vários espécimes atípicos de hera broomrape, além de várias outras plantas, como amora, espinheiros, samambaia, pássaro pé de trevo, planta do sino, tomilho selvagem, ervilhaca ferradura, grama de cabelo, dentre outras.
A fauna no local é tão diversificada quanto a sua flora, possuindo espécies como falcão peregrino, pombos silvestres, gralha, papa amoras comum, peneiro das torres ou francelho, linnet comum, saxicola rubicola, Ferreirinha comum, dentre outros. No ano de 2007 foi descoberta a primeira espécie endémica da Grã-Bretanha que habita o local, sendo o albatroz de bico amarelo do atlântico. Além dos passáros Brean Down conta com muitas espécies diferentes de borboletas, como a borboleta azul de chalk hill, borboleta pequena da Charneca, borboleta marrom do Prado, dentre outras.
Turismo no Local
O local não possui grandes pontos turísticos ou áreas badaladas, sendo recomendado para aqueles que gostam de fazer uma caminha e apreciar a paisagem em um ponto tranquilo.
Para chegar até o Brean Down é preciso andar um percurso de carro ou ônibus, e depois uma parte deve ser percorrida a pé. Para alcançar o seu topo é preciso subir alguns lances de escadas, que podem ser cansativas, mas basta ter uma parada periódica.
A praia para se ter acesso ao Brean Down conta com uma loja, onde é possível pagar pelo estacionamento próprio da praia, e ainda dois cafés. Uma boa dica de turismo é levar uma toalha e itens de piquenique e curtir a vista após subir o Brean Down.
Ele conta com as ruínas de um forte construído na Segunda Guerra Mundial, que também podem ser visitadas pelos turistas.