Museu Histórico da Província

O Museu Histórico Provincial Marquês de Sobremonte tem um valor inestimável por sua qualidade arquitetônica e por ser a única casa colonial que ainda esta em pé em Córdoba. O Museu acolhe peças muito importantes do período colonial, entre elas estão várias coleções de imagens religiosas, uma mesa do século XVI italiana, um mobiliário muito interessante, armas, porcelanas, instrumentos musicais, pintura de Cusco e talheres. Tem também um órgão de fole feito de Córdoba no século XVIII que pertenceu ao Convento das Teresas. Além de todas essas riquezas ele também possui uma importante biblioteca. Essa é uma obra do século XVIII que foi construída pelo Sr. José Rodriguez, e depois foi alugada pelo prefeito governador de Córdoba que tinha o sobrenome de Marques, entre os anos de 1784 e 1796. O Museu está situado no canto do lote e ocupa um quarto de um bloco nas ruas de Las Carretas IIamadas anteriormente de San Jeronimo e San Rafael. Esse é um grande exemplo de combinações de negócios e de habitação.

Arquitetura do Museu Histórico Província

Esta casa importante com estilo romano e casa andaluza não deixa de ser um magnífico exemplo da linguagem barroca datada do século XVIII na América. Ela possui cinco metros e vinte salas que eram apenas para a vida familiar e privada, respondia a um modelo patriarcal, ou seja, o pai era o comandante da família e uma presença religiosa bem significativa. Esse é o estilo de habitação mais antigo da cidade, onde casa de família e comercio atuavam juntos, apenas para ser preservado como tal. O Museu esta localizado em um bloco de canto que se mantém respeitando a integridade do prédio, e sobressaindo o canto a 90°, com dois pisos e uma varanda de canto revestida de azulejos coberta com telhas moldadas nas coxas dos escravos. No ano de 1919 o governo provincial adquiriu a propriedade para se transformada em Museu Histórico Colonial e no ano de 1941 a casa fio declarada como Patrimônio Histórico Nacional e Museu. O material que predomina na construção é alvenaria com um terraço com vista para a rua suportada por pilares esculpidos em madeira. O salão é todo decorado com pentes decorativos. No piso térreo as paredes são de alvenaria e de pedras mistas com tijolos de  um metro de espessura cobertos por tetos abobadados. Em torno dos espaços há o pátio central onde são distribuídas as vidas sociais com quartos que abrem as portas e janelas para os jardins de flores. Com o passar dos anos pode-se ter uma noção real de como eles tiveram um modelo de vida completamente diferente dos demais, e obtiveram profundas mudanças sociais em relação ao mobiliário e tudo que há dentro do museu. A casa é muito grande e tem até uma capela dentro dela. É proibido aos visitantes tirar fotografias da parte interna, apenas do perímetro urbano.

Arquitetura do Museu Histórico Província

Arquitetura do Museu Histórico Província

Por que Visitar o Museu Histórico Provincial?

A visita a esse museu traz uma volta ao passado, momentos vividos por pessoas totalmente diferentes em relação aos costumes sociais. É interessante fazer essa visita, pois em volta do museu estão as construções modernas de Córdoba. As imagens chegam a ser contraditórias. Dentro da casa belas imagens de santos espalhadas por todos os cantos e quando sai aos fundos se depara com armas e canhões que eram usados para defender o patrimônio. A moradia dos escravos que serviam os senhores era bem próxima. Pode-se dizer que era uma pequena vila comparada com as moradias atuais. Fazer uma visita a um museu é voltar ao passado e conhecer um pouco da historia de um povo, hoje em dia podemos contar com inúmeros Museus espalhados pelas cidades de todos os lugares do mundo. Cada um deles conta um pouco da historia, costumes e crenças assim como o Museu Histórico Provincial. São através de pessoas como os Museólogos que a história pode ser contada e apreciada por milhares de pessoas que visitam os museus. Eles viram pontos turísticos para pessoas de todos os lugares poderem visitar e conhecer um pouco da história de cada lugar.

Museu Histórico Provincial com Visitas Para Estudantes

O Museu é a arte de ensinar brincando através dos tempos, pois a historia só pode ser contada através de objetos, obras de arte e prédios que pertenceram a épocas passadas. As crianças nas escolas costumam visitá-los para conhecer os costumes mais antigos junto com as professoras que podem ensinar um pouco mais da historia através do contato visual e físico estimulando as crianças a preservarem o patrimônio publico. É importante cuidar das peças dos museus, mas para isso é preciso observar algumas técnicas indispensáveis principalmente para arquivar documentos para que nada se perca e a história permaneça viva, mas elas dependem da criatividade do conservador. Entre os cuidados principais destaca-se a importância da iluminação, a temperatura e umidade adequada dentro do ambiente onde as obras estão acondicionadas. Os cuidados com a limpeza do ambiente são primordiais, uma vez que a poeira aumenta a proliferação de fungos provocando a deterioração das peças em pouco tempo.

Importância dos Museus

Mesmo que o museu seja um lugar para se obter conhecimento da história passada, e que sirva de base de pesquisa para muitas pessoas, é importante que existam algumas restrições no acesso as obras de arte, peças antigas e documentos do acervo do museu. Principalmente em casos onde a obra já esteja fragilizada, e o simples movimento de mexer com ela e tirar fora do seu local de conservação pode causar sérios danos. Isso faz com que cada vez mais cuidados sejam observados para que os visitantes e historiadores possam desfrutar de cada pedacinho da historia que existe dentro dos museus. A história só é conhecida pelo fato de existirem os museus e todos possam usufruir das informações contidas neles. Mas para que a história continue viva é preciso manter o instinto de preservação vivo, pois muitas catástrofes já aconteceram em Museus e peças importantíssimas se perderam por causa da má conservação dos prédios, normalmente são ataques de pragas, umidade entre outros problemas que aparecem. Se você quer conhecer antigos costumes, e parte da história de um povo, faça uma visita ao museu do lugar onde você esta visitando, com certeza você vai fazer grandes descobertas e se impressionar com a riqueza de detalhes que só em um Museu você vai encontrar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultural

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *