O estado do Rio Grande do Sul é um dos mais frios e bonitos do Brasil e se você logo pensa na cidade de Porto Alegre (a capital do estado) como uma das mais belas cidades para visitar, saiba que existem muitas outras. A cidade de Montenegro é uma das cidades que contam com belezas naturais, ótimos pontos turísticos e fazem parte ativa da história da região sul. Conheça um pouco mais sobre o município de Montenegro e quem sabe comece a planejar a sua próxima viagem.
Montenegro
A cidade de Montenegro faz parte da região Metropolitana de Porto Alegre e faz parte do conjunto das primeiras terras que foram desbravadas pelos espanhóis e portugueses. Um dos pontos mais importantes dessa cidade é o Rio Caí que faz parte do caminho percorrido pelos portugueses e espanhóis que subiam o Rio da Prata como mercadores. Nessa região era possível encontrar muitos índios e os principais eram os Ibiraiaras. O nome que eles deram a cidade de Montenegro foi “Ibiaçá” que significa algo como “Travessia do Caminho do Rio”, uma definição bastante assertiva uma vez que o que destacava essa região era o fato de ser o caminho do rio. Em torno de 1635, esses índios habitavam essa região e tinham costumes bem diferentes dos tupis. Porém, no ano de 1636 surgiram na região os bandeirantes paulistas que acabaram por dizimar os índios e destruir tudo o que eles tinham, expulsando-os do local. O ano de 1680 marcou a fundação da Colônia do Sacramento onde atualmente é o território do Uruguai. A criação dessa colônia estimulou o desenvolvimento da Capitania de São Pedro do Rio Grande que se tornaria o estado do Rio Grande do Sul e consequentemente fundou a cidade de Montenegro.
Os Açorianos e a Cidade de Montenegro
Nesse contexto histórico, surgiram os açorianos na região do Rio Grande do Sul e começaram a sua colonização. Dentre as principais atividades desenvolvidas nessa região podemos destacar a da agricultura e pesca. Porém, outras áreas também foram desenvolvidas pelos açorianos como, por exemplo, a confecção de peças de couro. Entre os anos de 1730 e 1740 a região da cidade de Montenegro recebeu os seus primeiros habitantes, os portugueses Bartolomeu Gonçalves de Magalhães, Antônio de Sousa Fernando e Antônio José Machado de Araújo.
Os Outros Colonizadores de Montenegro
A cidade de Montenegro, além dos portugueses, também foi um território habitado por italianos, alemães e franceses. Essa cidade foi tão importante para a colonização do Rio Grande do sul devido ao fato de o Porto de Caí ser o local de desembarque das famílias imigrantes. Um dos principais movimentos de colonização da região era o das famílias que saíam de Porto Alegre em direção as novas colônias. Pelo fato de terem de ficar um tempo na região de Caí esperando para seguir adiante, muitas dessas famílias ficaram e se estabeleceram na região.
Montenegro e a Revolução Farroupilha
A mais longa Guerra Civil do Brasil foi a Revolução Farroupilha e a cidade gaúcha de Montenegro fez parte do conflito. Como a cidade estava numa região estratégica, acabou se tornando o roteiro de passagem obrigatório das tropas. Esse fato causou muito prejuízo para a região, pois haviam muitos saques as estâncias que durante anos se mantiveram firmes e fortes. Dentre os principais artigos roubados estavam cavalos, gado e mantimentos.
A Ferrovia do Progresso
Um dos fatores que levaram muito progresso para a região da cidade de Montenegro foi a Ferrovia, inaugurada no ano de 1909. Além de ajudar no crescimento da região como um todo a ferrovia também foi muito importante para outros municípios como Maratá, Salvador do Sul e Barão (municípios que faziam parte de Montenegro). Durante a história da ferrovia, a mesma foi expandida e reformada em duas ocasiões: Nos anos de 1932 e 1950. O período em que ela esteve ativa foi um importante caminho para as cargas que chegavam ao Rio Grande do Sul. No fim da década de 60 a ferrovia foi desativada.
Por Que Visitar Montenegro?
A história da cidade de Montenegro é bem interessante, pois se trata de uma região que foi sendo desenvolvida ao longo de muitos anos e em algumas situações até por acaso. Atualmente, essa cidade é conhecida como a “Cidade das Artes” e tem diversos atrativos para quem deseja conhecer um pedacinho desse estado.
Os Atrativos
Se você pretende dar uma passadinha pela cidade de Montenegro veja uma lista abaixo do que fazer e conhecer.
Cais do Porto – Com muita história se trata de um ponto de turismo da cidade que merece uma visita e muitas fotos.
Morro São João – Para quem adora uma paisagem natural e com aquele ar de desafio é bem legal conhecer o Morro São João. Tire um dia todo para fazer esse passeio.
Casa de Atafona – Outra visita que não pode faltar na sua lista de pontos turísticos de Montenegro.
Usina Mauricio Cardoso – Faz parte da história da cidade e também vale uma visita.
Canoagem e Jet-Ski – Para quem pensa que Montenegro é uma cidade apenas com opções bem tranquilas de turismo, indicamos que conheça os locais de prática de canoagem e jet-ski. Um passeio radical e incrível aguarda por você nessa bela cidade gaúcha.
Como Chegar a Montenegro?
Quem já começou a planejar o seu passeio por Montenegro vai gostar de conhecer os caminhos para chegar à cidade:
BR/RS 470, RS 124, RS 240, RS 287 – oeste de Novo Hamburgo, BR 116, RS 122, RS 240 – 35km.
Outra forma de chegar a cidade é através da sua estação rodoviária:
Endereço:
Rua Ernesto Zietlow, 121
Fone: (51) 3632-1487 / 3632-6045
Empresa de ônibus que atende o Município:
Empresa: Viação Montenegro
Fone: (+55)(51)3632-0222 / 3632-4433 / 3632-4466
Resumindo
Montenegro é uma cidade com uma grande carga de histórias do passado, mas que soube também se tornar uma cidade do presente com o desenvolvimento de um bom turismo de aventura. Uma região propícia para a prática de esportes radicais é um point de muitos jovens aventureiros.
Além disso, o passeio pelos lugares bonitos de Montenegro também tornam essa uma viagem que você precisa fazer. Reserve um tempo para conhecer essa cidade e as outras cidades incríveis do estado do Rio Grande do Sul.