Monumentos da Grécia

A Grécia

Nos últimos anos a Grécia tem estado presente nos noticiários do mundo todo devido aos seus problemas econômicos, contudo, antes de ser lembrado como um país quebrado financeiramente a Grécia já era lembrado como um país dos grandes monumentos históricos.

Oficialmente República Helênica, a Grécia, é um dos berços da humanidade e mesmo tanto tempo tendo decorrido da Antiguidade ainda é possível deliciar os olhos com monumentos sensacionais que faziam parte do dia a dia dos gregos. O país está localizado ao sul da Europa – sua localização é estratégica entre a Europa, Oriente Médio e Ásia – e tem como capital Atenas.

Uma característica interessante a respeito da Grécia é que o país conta com 80% de seu território composto por montanhas dentre as quais a que mais se destaca é o Monte Olimpo com seus 2.917 metros de altitude. Foi na Grécia Antiga que surgiram conceitos importantes para a humanidade como a democracia, a literatura ocidental, filosofia, astronomia, matemática entre outros conhecimentos.

Os Monumentos da Grécia

Agora que já sabemos um pouco mais sobre a importância da Grécia para o mundo ocidental moderno vamos dar algumas dicas de monumentos gregos para visitar. Conheça mais alguns detalhes a respeito de cada um dos espaços e faça a sua lista de quais visitar.

Partenon

Quase todo mundo já ouviu falara a respeito do Partenon, um dos mais conhecidos templos da Grécia Antiga. A sua construção se deu entre 480 e 323 a.C. e se destaca por sintetizar o estilo arquitetônico sofisticado empreendido em Atenas nesse período. O templo foi construído para a deusa Atenas e em seguida foi transformado numa igreja dedicada a Santa Sofia.

Os francos então converteram o Partenon Catedral de Santa Maria de Atenas. Os turcos converteram numa mesquita. É bastante interessante que construções que datam dessa época tenham conseguido resistir por mais de 20 séculos. As suas fundações de alvenaria de calcário tem metros de profundidade o que pode explicar essa resistência mesmo em regiões em que existe bastante atividade sísmica.

Destruição no Partenon

Infelizmente o Partenon se encontra bastante danificado devido a uma explosão que aconteceu no depósito de pólvora que foi instalado no prédio no ano de 1687. Nessa explosão aconteceu a destruição de 28 pilares além das lajes de mármore de cobertura bem como das paredes internas.

Colunas do Partenon

Uma das características mais destacadas do Partenon é contar com 46 colunas que tem uma altura de 10,43 metros de altura, 1,90 metros de diâmetro na base além de 1,45 metros de nível. Uma obra que tem bastante refinamento uma vez que os pilares e vigas da estrutura foram feitos a partir da união de blocos de pedra usando cavilhas de madeira.

O Templo de Ártemis

O Templo de Ártemis foi construído por Creso (rei da Lídia) em Éfeso por volta de 450 a.C. na região que atualmente é a Turquia. Tratou-se de uma honra a deusa dos bosques. Um templo que se tornou famoso por contar com inúmeras obras de arte dentre as quais se destaca a escultura de Ártemis feita de ouro, prata, ébano e pedra preta.

Um incendiário chamado Eróstrato causou um terrível incêndio no templo que foi reconstruído no ano de 356 a.C. Depois o templo foi novamente destruído pelos godos. Atualmente, algumas das estátuas desse templo estão em exposição no Museu Britânico. Uma curiosidade é que a estrutura desse templo entrou para a lista das Maravilhas do Mundo.

Escavações

No século I d.C. São Paulo foi a Éfeso para pregar o Cristianismo e se deparou com um forte culto a deusa Ártemis, os efesianos não mostraram a mínima vontade de deixar de cultuá-la. No ano de 262 d.C. os godos bárbaros destruíram o templo, os gregos então juraram que iriam reconstruí-lo. Contudo, no século 4 d.C. os gregos efesianos se converteram ao Cristianismo e o templo deixou de importar.

A cidade de Éfeso acabou ficando deserta e somente no final do século XIX o local passou por uma escavação. O que se encontrou foram as fundações do templo, houve a tentativa de reconstruir, mas somente algumas colunas foram reerguidas. O que os turistas encontram é um campo pantanoso com uma única coluna para lhes lembrar que nesse local esteve uma das maravilhas do mundo antigo.

Colossus da Ilha de Rodes

Uma das principais características da Grécia Antiga era a sua divisão em Cidades-Estados que não possuíam muito poder fora de seus territórios. A Ilha de Rhodes contava com três cidades-estados: Ialysos, Kamiros e Lindos. As cidades se uniram para formar uma única cidade-estado no ano de 408 a.C., Rhodes.

Essa cidade se mostrou bastante próspera em especial por ter uma aliança com Ptolomeu Soter do Egito. Os gregos da Macedônia resolveram então cercar Rhodes para acabar com essa aliança uma vez que eram rivais de Ptolomeu. Os macedônios nunca conseguiram entrar na ilha e no ano de 304 a.C. foi assinado um tratado de paz.

O armamento deixado pelos macedônios nessa região foi vendido pelos rodianos que usaram o lucro para erguer uma estátua enorme de homenagem ao deus sol, Hélio. Nomeada de Colossus essa estátua levou nada menos que 12 anos para ficar pronta, isso no ano de 282 a.C.

Terremoto

Até o terremoto ocorrido em Rhodes no ano de 226 a.C. a estátua permaneceu na entrada do porto. A cidade ficou totalmente destruída e Colossus acabou se partindo no seu ponto mais frágil, o joelho. Ptolomeu Ergetes do Egito ofereceu pagar pelos reparos, contudo, um oráculo foi consultado a respeito e disse que a oferta devia ser negada como acabou sendo.

Durante quase mil anos a estátuas permaneceu partida e em ruínas, no ano de 654 d.C. os árabes bárbaros invadiram Rhodes e terminaram de desmontar Colossus que estava quebrada. Os pedaços foram vendidos para um comerciante judeu da Síria. A lenda diz que esses pedaços foram transportados nas costas de camelos e posteriormente foram derretidos.

Acredita-se que os fragmentos foram transportados para a Síria nas costas de 900 camelos, e após foi derretido.

O Projeto

A estátua é um projeto do escultor Vares de Lindos que fez com que seus trabalhadores fundissem a parte externa de bronze para fazer a pele. Sua base foi feita de mármore branco. Para conseguir trabalhar nas alturas impressionantes do Colossus foi construída uma rampa. A sua localização ficava na estrada do porto de Rhodes no Mediterrâneo na Grécia.

Vai viajar para Grécia, mas ainda não tem seu roteiro de viagem traçado? Então, siga nossas dicas e visite os mais importantes monumentos do país. Um dos monumentos da Grécia é o Partenon, dedicado à deusa Grega Atena, construído a partir do século V a.C., sendo um dos edifícios mais conhecidos de todo o mundo e muito famoso por sua arquitetura, repleta de colunas, além de muitas esculturas erguidas no mais puro marfim. Juntamente com ele, os demais monumentos que formam a acrópole grega formam os sítios arqueológicos mais visitados em toda a Grécia.

Monumentos da Grécia

Monumentos da Grécia

Além do Partenon, a Grécia ainda abriga diversos outros monumentos de grande importância, como o Tesouro de Atreu, conhecido como Tumba de Atreu, uma tumba em forma abobadada, que está localizada próxima a Micenas (um sítio arqueológico da Grécia), atribuída ao pai de Agamemon, Atreu. Sua arquitetura segue o padrão difundido por todo o país, com a tumba precedida por um longo corredor, contando com duas câmaras. Parte dela foi levada e exposta no Museu Brtitânico.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultural

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • semideuses? djdhjsdn hades <3

    uma mina ai 25 de fevereiro de 2014 11:57

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *