A bagagem pode gerar diversas dúvidas na hora de fazer uma viagem de avião, mesmo que já viajou algumas vezes pode ficar se perguntando o que fazer com algum determinado tipo de bagagem. Dentre as principais questões que podem surgir estão o que pode ou não levar na mala de mão, o que deve ser despachado entre outras coisas. A seguir elaboramos um guia prático de como resolver a questão da bagagem para que os leitores saibam como agir em diferentes situações.
Bagagem Despachada
As malas grandes devem ser despachadas para que possam viajar no bagageiro do avião. Os passageiros devem despachá-las no momento em que fazem o check-in no aeroporto de embarque e pegá-las de volta na chegada ao destino. No momento do despacho o passageiro recebe um comprovante que deve ser guardado para o casso de extravio, ou seja, a mala não chegar ao destino.
No aeroporto de destino o passageiro deve se direcionar para a esteira dedicada ao seu voo e esperar pela sua mala. Quando chegar a sua mala verifique a etiqueta em que consta o seu nome, lembre-se que outras pessoas podem ter malas iguais as suas. Uma forma de evitar que ocorram confusões é colar algum adesivo na sua mala para diferenciá-la.
Voos com Conexão – Onde Pegar a Bagagem Despachada
Esse tipo de dúvida é bastante comum e já avisamos que não existe uma regra fixa. No momento em que realiza o check-in a companhia aérea deve avisar ao passageiro onde ele poderá retirar a sua bagagem. Em geral a retirada acontece no aeroporto de destino final, contudo, podem acontecer exceções e o passageiro com conexão pode retirar a sua bagagem no aeroporto intermediário e despachar novamente.
Limite de Peso das Malas
A informação de limite de peso de mala consta na sua reserva ou então no site da companhia aérea. No caso de não ter acesso a essa informação você pode ligar para a empresa para consultar. Abaixo vamos falar de uma maneira geral:
Para Voos Nacionais – Conforme consta na legislação brasileira nas aeronaves com mais de 31 assentos cada um dos passageiros tem direito a levar até 23 kg de bagagem, isso independente de ser adulto e criança. Essa quantidade de peso é uma franquia a que tem acesso o passageiro.
O passageiro pode despachar mais de uma unidade – seja mochila, pacote, mala ou outro – desde que não tenha mais do que esse limite. Se o peso da bagagem passar da franquia a companhia aérea tem que autorizar o seu transporte e pode cobrar uma taxa pelo excesso de peso. Uma dúvida pertinente é a respeito de artigos esportivos ou mesmo instrumentos musicais, eles devem ser inclusos também na franquia.
Para Voos Internacionais – O tipo de franquia de bagagem pode mudar dependendo do destino final, pode tanto ser por peça como por peso. No caso de ser por peça o passageiro tem direito a levar duas bagagens, cada uma delas pode ter até 32 kg. A companhia aérea deverá ser consultada a respeito de transporte de bagagem e também sobre bagagens de crianças de colo.
Já no caso de franquia por peso o passageiro tem direito a levar bagagens que não no seu total não passem de 40 kg para a primeira classe; 30 kg para a classe intermediária e 20 kg para classe econômica. Tem ainda o limite de 10 kg para crianças de colo que não tenham um assento.
Taxas
É essencial estar atento os limites impostos pelas companhias aéreas para não precisar pagar taxas. Também lembramos para prestar atenção ao fato de que em voos domésticos (tanto no Brasil como no exterior) o limite de bagagem é menor.
Algumas pessoas têm dificuldades porque não lembram desse fato quando vão fazer deslocamentos no exterior. As normas aplicadas são sempre as do país de origem no caso de voos internacionais.
Franquia Para Vários Voos e Conexões
Nos casos de viagem internacional que tem um trecho (voo) doméstico as regras usadas são as seguintes:
– Se as passagens – de voo nacional e internacional – são conjugadas, existe apenas um contrato de transporte dá ao passageiro o direito a franquia de bagagem do voo internacional.
– Porém, se as passagens não são conjugadas, contratos de transporte diferentes, então o passageiro passa a ter direito a franquia do voo nacional no trecho nacional e a franquia do destino internacional para o trecho internacional.
A Bagagem de Mão
O passageiro além da bagagem que é despachada tem direito a levar uma bagagem de mão, ou seja, uma bolsa, mala ou mochila em que estejam os seus pertences pessoais bem como itens de valor como aparelhos eletrônicos e dinheiro. No momento em que realiza o check-in o passageiro pode ter a sua mala medida ou pesada pela companhia aérea para que se tenha certeza que está dentro do limite exigido por lei.
A bagagem de mão deve passar pelo raio-X tanto no momento do embarque como quando se chega a outros países. A mala, bolsa ou mochila deverá ser guardada no local indicado acima da sua poltrona no avião. Uma dica muito importante que podemos dar é que quem for levar joias, documentos, aparelhos eletrônicos e outros artigos de valor deve evitar despachar e sempre levar na bagagem de mão.
Tamanho da Bagagem de Mão
O tamanho e peso de bagagem de mão seguem critérios de segurança que visam evitar que o avião esteja com peso acima do peso máximo permitido e também para realizar ações de segurança a bordo. Uma bagagem de mão não pode ser maior do 115 cm (isso levando em conta altura, comprimento e largura. Seu peso máximo é de 5 kg.
Se a bagagem não atende esses padrões a companhia pode exigir que ela não viaje com o passageiro sendo então despachada. Em alguns aeroportos são usadas guias de metal para medir a mala. No caso de voos internacionais a determinação fica por conta da companhia aérea, o peso pode variar, mas o tamanho em geral não.
Preparando uma viagem de avião pelo Brasil? É sempre bom conhecer o nosso país, tão rico de cultura e hábitos diversos em cada região. Mas, voltando a parte, digamos, “burocrática” da viagem, você deve certificar-se das regras para voos nacionais. Veja o que você pode ou não levar na bagagem de um voo nacional! As companhias aéreas brasileiras, Gol e Tam, permitem uma bagagem de mão com, no máximo, 5 quilos e mais duas bagagens de bordo (pequenas), como a bolsa feminina e um porta notebook.
O passageiro ainda tem direito de despachar 2 malas, porém o peso máximo delas somadas não pode ultrapassar 23 quilos. Bagagem com excesso de peso sofrerá uma multa de 0,5% do preço da passagem adquirida. Atenção redobrada com as companhias chamadas de “low cost” , elas normalmente cobram pelas bagagens despachadas e permitem somente uma mala de mão, com 15 quilos. Neste caso, bolsa e porta notebook devem estar dentro da mala.