A cidade de Londres é uma cidade que oferece um turismo cultural bastante diverso uma vez que tem museus de destaque internacional e monumentos que recebem muitas visitas. A sua cultura pode ser plenamente enriquecida com visitas a museus de primeiro nível e ainda com a visita a monumentos cheios de história. A seguir vamos dar algumas dicas de monumentos que rendem uma ótima visita para quem vai dar um passeio por Londres.
Apanhado Geral
Para quem deseja incluir os museus a sua lista de visitas turísticas a dica é ir ao Museu das Ciências e o Museu de História Natural. O mais interessante nessa cidade é que ela oferece museus para todos os desejos de conhecimento. Não deixe de visitar também o Museu Britânico. Visitar os monumentos de Londres é algo sem igual porque por trás de cada um deles tem uma história que vale a pena conhecer. Então vamos embarcar agora mesmo nessa lista de monumentos a serem visitados e estudados.
Monumentos de Londres
Torre de Londres ou London Tower
A famosa London Tower (Torre de Londres) é o palácio da Rainha da Inglaterra mesmo ela não morando nele. Trata-se de um grandioso e único edifício composto de uma torre branca da coroa em que cada canto tem outra torre. Foi William, O Conquistador, que ordenou a sua construção no século XI.
Um lugar cheio de história que além de já ter servido de residência de reis e aristocratas foi usada como prisão de reis de países que eram conquistados. Dentre os presos famosos dessa torre estão Carlos De Orleans, sobrinho do rei da França, assim como o escritor Walter Raleigh. A torre ainda serviu como um zoológico de animais silvestres trazidos da África.
Big Ben
O Big Ben é um dos monumentos mais reconhecidos em todo o mundo, basicamente consiste na Torre do Relógio do Parlamento Britânico. Além do relógio ainda se destaca o sino de Westminster que fica localizado numa torre no lado noroeste do edifício. A construção da torre e do relógio data do século XIX. O estilo da construção é o gótico vitoriano e tem uma altura de aproximadamente 100 metros. O corpo da torre possui 60 metros aos quais são adicionados 40 metros em forma de agulha de ferro.
Trafalgar Square
Um ponto de Londres que não pode ficar de fora da sua lista de pontos turísticos, a Trafalgar Square, uma praça que está no coração da cidade. A sua construção se deu entre os anos de 1815 e 1840 em comemoração a Batalha de Trafalgar (ocorrida no Golfo de Cadiz em 1805). Muitos arquitetos trabalharam no projeto de construção.
O que torna esse lugar muito especial são as estátuas e lugares incríveis que podem ser visitados como os estábulos reais de Edward I. O grande destaque dessa praça é a estátua do Almirante Nelson com belas fontes em seu entorno. Também está lá a Galeria Nacional de Londres.
Abadia de Westminster
A Abadia de Westminster faz parte diretamente da história da monarquia britânica uma vez que nessa igreja em estilo gótico estão enterrados muitos monarcas britânicos bem como foram realizadas inúmeras coroações. A construção da igreja começou no século XI e exatamente por isso tem base românica. Os primeiros alicerces da igreja foram feitos por monges beneditinos.
Depois disso a igreja passou por algumas reformas empreendidas por Henrique III, Ricardo II e Henrique VII. A abadia é um dosa símbolos de Londres e além de monarcas também tem enterradas figuras célebres como Isaac Newton, Charles Darwin e Laurence Olivier.
Tower Bridge
A construção dessa ponte foi realizada no ano de 1894, sobre o rio Tamisa é também um dos principais símbolos da cidade. Com um comprimento de 244 metros é uma ponta que trouxe grande desenvolvimento para a região sul da cidade. Era uma grande necessidade fazer a união das duas margens. Trata-se de uma ponta levadiça que se levanta com a ajuda de braços hidráulicos.
Palácio de Buckingham
A residência oficial dos reis britânicos, o Palácio de Buckingham, é um monumento que não pode faltar na sua lista de pontos turísticos. Atualmente, o palácio é a residência da rainha Elizabeth II. Nesse palácio são realizadas muitas cerimônias de Estado, a sua construção se deu no começo do século XVIII. Uma curiosidade é que no projeto inicial não seria um palácio e sim um hotel, porém, acabou se tornando a residência de George III.
Foi no século XVIII que a rainha Victoria se mudou para o Palácio de Buckingham e o transformou em residência real. Um dos diferenciais do palácio é contar com inúmeros jardins. O luxo pode ser visto em todos os pontos e na decoração, um encanto para os olhos. A última reforma significativa pela qual a praça passou foi no começo do século XX.
O palácio foi muitas vezes bombardeado por tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Nesses casos foram realizadas reformas. No palácio é possível encontrar quartos especiais e até mesmo galerias de arte em que estão obras de pintores de renome como Rubens e Rembrandt. Os turistas podem visitar o palácio em parte, é possível conferir os seus jardins.
Catedral de S. Paulo
A construção da Catedral de S. Paulo ou Saint Paul’s Cathedral de Londres se deu no século XVII sob o comando de um dos grandes arquitetos da cidade, Christopher Wren. Uma curiosidade é que a catedral foi erguida em cima das ruínas de uma catedral medieval que havia sido incendiada no ano de 1666. Atualmente, são realizados grandes eventos nesse local. Foi nessa catedral que o Príncipe Charles se casou com Diana.
A cúpula da catedral é a segunda maior do mundo, fica atrás somente da de São Pedro no Vaticano. Nessa catedral existe uma cripta em que estão enterrados os restos mortais de Lawrence da Arábia e Winston Churchill. Reza a lenda que os restos mortais de Horatio Nelson também está nessa catedral, contudo, existem outros relatos de que na verdade os seus restos mortais ficaram enterrados em Gibraltar que foi onde ele sangrou até morrer durante a Batalha de Trafalgar.
Londres, a capital da Inglaterra, terra conhecida pela grande elegância e pela pontualidade britânica, tem muito mais que isso e tudo pode ser muito bem observado através dos passeios a seus imponentes monumentos. Um dos monumentos e símbolos principais de Londres é o famoso Big Ben, que está localizado bem na Torre do Relógio do Parlamento Britânico, construído no século XIX, com estilo gótico e com altura aproximada de 100 metros. Todos os relógios ingleses são alinhados de acordo com as batidas do Big Ben.
Outro monumento que não pode ficar fora da lista de quem viaja a Londres é o maravilhoso Palácio de Buckingham, símbolo da ostentação, da elegância e do luxo da realeza britânica. Ele é a residência oficial da Rainha Elizabeth II e local cativo para realizar as mais importantes cerimônias reais, como casamento, funerais e banquetes festivos. As visitas turísticas podem ser feitas em algumas partes do Palácio e são extensas aos jardins de Buckingham, os mais belos e cuidados de toda a Europa.