Turismo na Capadócia em Cidades Subterrâneas

A Capadócia está situada na Anatólia Central, em território turco. São quase dezesseis mil quilômetros quadrados com população que não chega à casa de 01 milhão de habitantes. Heródoto, pensador da Grécia Antiga, dizia que a região repleta de belezas naturais e características geográficas distintas que se formaram em consequência de fenômenos vulcânicos e erosões. Conheça alguns traços históricos das cidades subterrâneas e fique mais preparado para fazer turismo na Capadócia. Existem indícios claros de existência de populações subterrâneas, além de tempos escavado em rocha. O Parque Nacional de Göreme foi declarado como Patrimônio Mundial da Humanidade no ano de 1985! A região está situada a quase trezentos quilômetros de Istambul. Capadócia tem clima continental com verões quentes, secos e invernos frios com neve. A temperatura média é de 23ºC, no verão, e -2ºC (28F), durante o inverno. Chuvas ocorrem durante a primavera e o outono. Meses mais quentes são julho e agosto. Frio intenso entre janeiro e fevereiro.

Cidades Subterrâneas na Capadócia

Capadócia, nome comum do campo coberto pelas províncias de Aksaray, Nevsehir, Nigde, Kayseri e Kirsehir, na região da Anatólia Central. Como resultado das erupções vulcânicas, na região foi formado grande planalto de tufas dos vulcões, em conjunto com a erosão do vento. Na Idade do Bronze Belho foi zona de população da civilização assíria, que mais tarde sediou os impérios bizantinos e otomanos. Os primeiros cristãos que escaparam da perseguição do Império Romano, no século II AC, vieram à Capadócia. Encontram as cidades subterrâneas nas quais foram escondidos de tal maneira em que eles não poderiam ser facilmente observados pelas tropas inimigas. Sem poder sair, desenvolveram as zonas, fazendo provisões quartos, chaminés de ventilação, locais de produção de vinho, igrejas, abadias, poços de água, banheiros e salas de reuniões. Nos períodos pré-históricos os primeiros assentamentos humanos construíram as cidades subterrâneas nas rochas vulcânicas em forma de tufo para se proteger dos animais selvagens. Viveram por longos períodos por baixo da terra. Cidades ligadas entre si por túneis apertados que permitem a passagem de apenas uma pessoa por vez. Nos portões de acesso deles havia rolos de pedra enormes utilizados para o fechamento por razões de segurança.

Regime Político na Capadócia Antiga!

Entre 3000-2000 AC os assírios estabeleceram colônias comerciais na região. De acordo com documentos históricos, na Anatólia foram fundados pequenos reinos locais não dependentes de autoridades centrais. Estes tinham em suas mãos uma pequena área para viver em paz. Capadócia foi um dos lugares mais importantes nos períodos de difusão da religião cristã. Os primeiros cristãos que tentaram escapar dos soldados romanos que queriam evitar a propagação da religião cristã se instalaram na região da Capadócia, capazes de continuar suas naturezas e difundir suas religiões. As erupções parecem ter começado no Mioceno Superior, menos de setenta milhões de anos AC, momento em que a lava começou a fluir a partir de vulcões submersos em lagos. O planalto de tufo formado a partir dos materiais descarregados pelos vulcões principais foi continuamente alterado pelas erupções dos vulcões menores e menos violentos. As camadas de tufo foram expostas a erosão pela chuva e águas dos lagos e rios, resultando no efeito existente no ambiente do local na atualidade. Devido à sua localização era uma região extremamente crítica e estratégica. Rotas comerciais importantes atravessavam de leste a oeste. Como resultado deste tráfego pesado, a região era representava complexa teia de influências históricas e culturais. Capadócia foi onde diferentes religiões e filosofias influenciaram os pensamentos com maior liberdade. O comércio de Capadócia e os recursos eram prêmios tentadores e a região era frequentemente invadida e saqueada. Para se proteger de tais depredações os habitantes locais levavam a viver em cavernas por períodos longos no intuito de não ser notado pela tribo forasteira.

Regime Político na Capadócia Antiga!

Regime Político na Capadócia Antiga!

Habitações Trogloditas

As chamadas “habitações trogloditas” eventualmente se tornaram cidades subterrâneas que incluíram as fontes de água, locais para armazenar alimentos, vinícolas e templos. Alguns deles datam de antes da era cristã. Nos primeiros anos do primeiro milênio, grupos de cristãos que fugiram da perseguição romana começaram a se mover para as florestas inacessíveis da Capadócia em busca de refúgio.Historiadores apontam que existiam mais de mil igrejas e capelas em Capadócia. Toda a panóplia de arquitetura religiosa traz basílicas com naves individuais, duplos ou triplos planos cruciformes. Muitas das igrejas são decoradas com afrescos meticulosamente executadas. A tarefa monumental de restauração, reparação e manutenção destas igrejas é feita de continuamente, mesmo quando eles recebem milhares de visitantes por ano. Na cidade de Ortahisar, seis quilômetros de Urgup, a visão mais impressionante está na cidadela Ortahisar.  A arquitetura vernaculizar grossa ao redor da base da cidadela. A Capela de São Basílio é decorada com motivos que refletem o sistema pensamento iconoclasta. Há oito quilômetros do nordeste de Nigde existe uma igreja de mosteiro em cima de um penhasco que está decorado com alto nível de detalhes.

Göreme

O vale criado a partir de rochas vulcânicas, em Göreme, é famoso com as rochas resultantes da erosão feita pelos fatores naturais e da riqueza histórica. Ele tem sido lugar religioso importante, juntamente com a emigração intensiva dos primeiros cristãos que escaparam da pressão dos soldados romanos. Em nossos dias podem ser encontrados

Göreme

Göreme

Modernidade no Turismo!

A área é um destino turístico popular, já que tem muitas áreas com características geológicas únicas, históricas e culturais. Está localizada no sudoeste da grande cidade de Kayseri, que tem companhia aérea e ferroviária (estrada de ferro) de Ancara ou Istambul.

Vídeos Sobre a Capadócia

Nesta metragem os estimados internautas podem observar uma parte interessante das cidades subterrâneas da Capadócia, consideradas como Patrimônio Mundial da UNESCO, e por este motivo, mantém grande parte da estrutura original preservada. Algumas partes foram readaptadas, caso das portas de madeiras e luzes internas que auxiliam na visitação.

Interessante notar que mesmo quando está sol no lado externo existem grandes chances de estar frio no ambiente interno. Neste sentido, carregue sempre alguma malha para que não aconteçam futuras surpresas no clima ambiente que pode atrapalhar a visitação turística feita para este incrível local ligado diretamente com o berço da civilização humana.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *